Existem diversas teorias sobre a origem do hambúrguer, mas a mais aceita é que ele surgiu em Hamburgo, na Alemanha, no século XIX. Naquela época, os marinheiros alemães costumavam comer um prato chamado “Bifteck à la Hambourgeoise”, que era feito com carne moída, cebola e pão.
Foram os Tártaros, uma das principais tribos dos povos Mongóis, ainda no século XIII, que teriam dado origem ao consumo de um tipo de carne amassada e modelada em formato de uma bola achatada, que era consumida dentro do pão, sendo um tipo de alimento muito prático para as tropas que invadiam a Europa naquele século.
A história mais difundida é de que tenha nascido em um restaurante da cidade costeira de New Haven, Connecticut, chamado Louis's Lunch, de propriedade de Louis Lassen, em 1895, quando ele teria improvisado um pedaço de bife no meio do pão para um viajante.
A introdução do hambúrguer nos costumes do brasileiro deve-se ao jogador de tênis estadunidense-brasileiro Robert Falkenburg, campeão do torneio de Wimbledon em 1948 e 1949, que abriu, em 1952, no Rio de Janeiro, a primeira lanchonete em estilo americano da cidade: o Bob's.
Numerosas pessoas reclamam a invenção dessa espécie de sanduíche com carne moída que ganhou notoriedade durante a Feira Mundial de Saint Louis em 1904, nos Estados Unidos. O que se sabe é que o nome deriva da cidade alemã de Hamburg.
A História do Sanduíche. Quem Inventou o Sanduíche? A história do sanduíche é a história do inglês Fourth Earl of Sandwich, primeiro lorde do almirantado, ou simplesmente John Montagu. Ele viveu de 1718 a 1792.
Carne moída, ovo e leite. Esses eram os ingredientes da primeira receita de que se tem informação. A origem do hambúrguer data de 1904 na cidade de Hamburgo, na Alemanha, onde a mistura desses três ingredientes começou a ser vendida para alimentar os alemães que chegavam no porto da cidade.
O hambúrguer moderno foi desenvolvido nos Estados Unidos, mas até o final da Segunda Guerra Mundial, começou a se espalhar para outros países como fast-food e se tornou globalizado. A principal causa dessa globalização gradual foi o sucesso das cadeias de restaurante de grande porte.
Walter Anderson construiu o primeiro restaurante White Castle em Wichita em 1916, introduzindo o menu limitado, alto volume, baixo custo e hambúrguer de alta velocidade. Entre suas inovações, a empresa permitiu que os clientes vissem a comida sendo preparada.
Os cortes de carne recomendados para que um hambúrguer fique delicioso, são: Parte dianteira: acém, ponta de peito e pescoço. Parte traseira: fraldinha, o patinho, o coxão duro e alcatra.
E o campeão dos campeões são os americanos. Os Estados Unidos da América. consome cerca de cento e um quilos de carne por ano. Cada um dos americanos, o que é muita coisa.
A invenção da carne moída vem do século XVII, quando tribos nômades da Asia Ocidental, conhecidas com Tártaros, desenvolveram a técnica de moer carne bovina dura e de má qualidade, para torná-la mais digerível. Quanto ao pão, este foi inventado a mais de 12 mil anos, segundo os historiadores.
O Burger King foi fundado apenas 1 anos antes do McDonald´s, em 1954. Como surgiram praticamente na mesma época, as empresas norte-americanas que atuam no mesmo ramo travam uma disputa atrás da outra para tentar se superarem e ficarem à frente da sua concorrente.
O Whopper foi criado em 1957 pelo co-fundador do Burger King, James McLamore, e originalmente vendido por 37 centavos de Dólar (equivalente a 3,27 dólares em 2014). McLamore criou o hambúrguer após ele notar que um restaurante rival estava tendo sucesso com a venda de um hambúrguer maior.
Mas, apesar de muito popular por lá, essa iguaria não é uma invenção norte-americana, mas sim de origem alemã. As informações são do Minha Receita. Acredita-se que o hambúrguer foi criado em meados do século 17, como uma maneira de moer a carne dura para que ficasse mais fácil de ser consumida.
1- McDonald's A maior franquia de fast-food do mundo, e uma das pioneiras nesse mercado, foi criada em 1937 nos Estados Unidos. A princípio, não vendia hambúrgueres e sobremesas como faz hoje, mas sim cachorro-quente. Presente em 120 países, a franquia possui 38 mil unidades.
O fast-food no Brasil foi introduzido pelo ex-tenista Robert Falkenburg, fundador da rede Bob's em 1952. foi quem introduziu o conceito de lanchonete fast-food no país, abrindo o primeiro restaurante deste tipo no país em Copacabana, Rio de Janeiro. Em 1972, Falkenburg vendeu as lojas por US$ 7 milhões.
Na verdade, o White Castle é geralmente considerado a primeira cadeia de fast food de todos os tempos. A White Castle começou em março de 1921, em Wichita, Kansas, vendendo seus pequenos hambúrgueres por 5 centavos cada (cerca de 75 centavos em dólares de 2021).
Existem diversas teorias sobre a origem do hambúrguer, mas a mais aceita é que ele surgiu em Hamburgo, na Alemanha, no século XIX. Naquela época, os marinheiros alemães costumavam comer um prato chamado “Bifteck à la Hambourgeoise”, que era feito com carne moída, cebola e pão.
No Rio de Janeiro, por volta de 1952, o hambúrguer chegou ao Brasil pelo tenista americano Robert Falkenburg. Primeiro, ele fundou a primeira loja de fast food do país e, conforme os anos foram passando, diferentes versões, sabores e até ingredientes foram tornando o hambúrguer um sucesso no país.
Mais ou menos. O disco de carne bovina pode até ser símbolo da culinária yankee, mas o maior produtor é brasileiro: a Marfrig. São 247 mil toneladas de hambúrgueres por ano feitos pela empresa, que também é a segunda maior produtora de carne vermelha no mundo todo – a primeira, diga-se, é a igualmente brasileira JBS.
A produção do hambúrguer começa no processo de moer a carne, podendo ela ser fresca ou congelada, carne bovina, suína ou de frango. A etapa seguinte é combinar a carne que foi moída com os ingredientes adicionais: proteína de soja, temperos, conservantes, aromatizantes e outros.
Cortes como peito, alcatra, acém, fraldinha, contra-filé e patinho são os mais utilizados. Para um hambúrguer de carne é possível utilizar apenas um corte, porém um blend de carnes —mistura de diferentes tipos— pode resultar em um hambúrguer mais suculento. A composição do blend varia conforme o sabor que se busca.