Em sua teoria da democracia participativa, Paulo Bonavides propõe um sistema no qual os cidadãos possam participar, diretamente, das decisões políticas fundamentais.
A implantação de uma Democracia participativa, real, verdadeira como preconizada por Sócrates na antiga Grécia, exige porém uma revisão nas constituições dos países que a adotarem.
A formação do conceito aconteceu na cidade-estado grega Atenas, no ano de 510 a.C., pelo político Clístenes, a quem chamam de “pai da democracia ateniense“.
- Campo político, da escolha, da tomada de decisão: é por meio das políticas públicas que o Estado viabiliza os direitos sociais aos cidadãos. A democracia participativa é aquela em que a participação social se efetiva por meio de diferentes mecanismos, para além do voto. governamentais.
As primeiras democracias da antiguidade foram democracias diretas. O exemplo mais marcante das primeiras democracias diretas é a de Atenas (e de outras cidades gregas), nas quais o povo se reunia nas praças e ali tomava decisões políticas.
O experimento belga com a democracia participativa
Quem foram os inventores da democracia?
Foi durante a gestão de Clístenes como legislador em Atenas que uma série de reformas foi realizada em 514 a.C. As reformas de Clístenes são consideradas como as responsáveis pelo nascimento da democracia enquanto sistema que amplia a participação popular dentro da política.
Qual a diferença entre democracia representativa e participativa?
A diferença entre os dois modelos é que um pressupõe a representação e, o outro, a participação direta, sem representantes. Os dois modelos são muito interessantes. Vimos o que é democracia e a necessidade de uma educação democrática; conhecemos, também, dois modelos de democracia: a representativa e a participativa.
Já no século XVII, funcionando como sistema de pesos e contrapesos - com o intuito de limitar o poder absolutista -, a Europa experimentou uma série de experiências de separação dos poderes. Ocupando lugar nos parlamentos, estavam cidadãos eleitos para representar determinadas parcelas da sociedade.
Qual o papel do cidadão na democracia participativa?
Na democracia que se vislumbra no século XXI, a participação democrática da população não pode mais restringir-se somente à eleição de seus representantes. O cidadão deve participar das atividades do Parlamento, sejam legislativas, de representação ou de fiscalização e avaliação de políticas públicas.
Origens na antiguidade. Clístenes foi um reformador de Atenas que ampliou o poder da assembleia popular e que é considerado o pai da democracia ateniense. O termo "democracia" apareceu pela primeira vez no antigo pensamento político e filosófico grego na cidade-Estado de Atenas durante a antiguidade clássica.
foi criado na cidade de Atenas um novo sistema político - a democracia - que representava uma alternativa à tirania. Este processo teve início quando o cidadão ateniense Clístenes propôs algumas reformas que concediam a cada cidadão um voto nas assembleias regulares relativas a assuntos públicos.
Em agosto de 1961, o governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, cunhado de João Goulart, lançou um manifesto pela sua posse. Houve divisão no Exército, e a crise foi debelada com a aprovação de emenda constitucional que introduziu no Brasil o regime parlamentarista.
O termo democracia é de origem grega (δημοκρατία, dēmokratía) e quer dizer "poder do povo". Na Grécia Antiga, o termo foi muitas vezes empregado de forma depreciativa, uma vez que a maior parte dos intelectuais gregos, entre eles Platão e Aristóteles, era contrária a um governo de iniciativa popular.
Péricles, o inventor da democracia é dividido em quatro partes – “Atenas antes de Péricles”, “Democracia e imperialismo”, “A Atenas de Péricles” e “Péricles ou O Político”. A primeira parte é dedicada ao estabelecimento de uma genealogia de Péricles, ou, antes, a uma genealogia da própria democracia grega.
As origens da social-democracia remontam à década de 1860, com a ascensão do primeiro grande partido operário da Europa, a Associação Geral dos Trabalhadores Alemães (ADAV), fundada por Ferdinand Lassalle.
O regime de governo vigente no Brasil é o presidencialismo. Apenas entre 1961 e 1963 foi parlamentarista. Isso aconteceu por conta da renúncia, depois de sete meses de mandato, de Jânio Quadros, que havia sido eleito em 1960.
Quais são os pontos negativos da democracia representativa?
Apesar de haverem benefícios para esse tipo de regime democrático, como a participação de todos, existem, como pontos negativos, as brechas para que os representantes, eleitos pelo povo, não atuem em prol de seus eleitores, mas em benefício próprio.
Rousseau, por outro lado, defende a democracia participativa, direta, afirmando que “Na verdade, as leis são as condições da associação civil. O povo submetido às leis deve ser o seu autor, só aos que se associam cabe reger as condições da sociedade” (Rousseau, 1995:99).
Ela permite que o povo se manifeste sobre decisões do parlamento federal ou que sugira alterações na constituição. O cerne da democracia direta são os instrumentos de iniciativa e referendo. Na Suíça o povo tem grande participação nas decisões políticas em todos os níveis da política.
Qual a importância das ideias de John Locke para o desenvolvimento da democracia representativa?
John Locke afirma que o governo civil é a solução para as dificuldades que se instalam no estado de natureza, mas o acordo que funda a comunidade política não deveria surgir como consequência dessas questões.
O termo democracia surgiu na Antiguidade clássica, em Atenas, na Grécia, para designar a forma de governo que caracterizava a administração política dos interesses coletivos dos habitantes das cidades- estados.
A democracia surgiu na Grécia antiga, quando, por volta do século 7 a.C, na cidade de Atenas, os cidadãos livres reuniam-se para discutir e tomar decisões que iriam afetar a vida de todos.