Não foram os romanos, porém, que inventaram a moeda. Eles apenas assimilaram, com algum atraso, uma prática comum na Grécia Antiga, que tinha desde 575 a.C. sua própria moeda -a primeira versão do dracma que começa a desaparecer amanhã e sai de circulação em 28 de fevereiro.
A palava grega para segurar é drattomai, e esta é a origem da moeda dracma. Dessas barras e varas surgiu a ideia de um material mais portátil e universal, que poderia ser trocado por qualquer produto ou serviço: a moeda.
o termo 'dracma' designa uma moeda grega que equivale ao denário romano, que era equivalente a um dia de salário de um trabalhador agrícola, e que quando se considera que aquela mulher tinha somente dez moedas, tratava-se de uma perda significativa; a alegria "diante dos anjos de Deus" é a alegria do próprio Deus.
O euro não começou a circular antes de 2002 mas foi fixado em 19 de junho de 2000, com a introdução legal do euro a partir de janeiro de 2002. O dracma era a mais antiga moeda ainda em circulação no mundo, até ser substituída pelo euro.
O preço de Drachma hoje é US$0.000000000013, com um volume de negociações nas últimas 24 horas de $N/A. O valor de DRA variou +0.00% nas últimas 24 horas.
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? E, achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.
Qual a diferença entre a ovelha perdida, a dracma perdida e o filho pródigo?
A ovelha perdida sim estava desprotegida. É Palavra pura, imutável. A ovelha estava perdida no sentido de estar desorientada; o filho pródigo se perdeu, no sentido de sair de casa e se perder no myndo.
Em qual civilização era usado o dracma como moeda?
Com a chegada do euro, no próximo 1º de janeiro, desaparecerá a moeda mais antiga do mundo, o dracma grego, surgida na Ásia menor no século VII antes de nossa era e que nos tempos de Alexandre Magno chegou a ser utilizada até na Índia.
O Leptón (Marcos 12:42; Lucas 12:59; 21:2) O leptón, mencionado no Novo Testamento, era uma moeda judaica de valor quase irrisório, frequentemente associada à oferta da viúva pobre. Sua importância comercial era mínima, valendo 128 vezes menos que um denário utilizado para pagamento diário.
A parábola da dracma perdida faz parte do conjunto de parábolas que Jesus contou em Lucas 15 para ilustrar o amor de Deus pelos pecadores. Nas três parábolas, Deus busca o que estava perdido, encontra o que estava perdido e celebra com efusiva alegria a recuperação do que estava perdido.
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? E, achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.
Além do valor da moeda em si, também tinha um valor sentimental equivalente ao de um anel de casamento. O que aprendemos com isso: Aquela mulher perdeu 1 moeda e não se contentou com isso, de forma diligente, ela procurou até encontrar.
Dracma: A dracma foi uma unidade monetária amplamente utilizada em várias culturas antigas, incluindo a Grécia, Pérsia e Macedônia. Seu peso era cerca de 4,3 gramas de prata.
A história do Dracma abrange muitos séculos, principalmente em 483 aC. Um grande veio de prata foi encontrado perto de Atenas, usado para cunhar grandes quantidades de dracma. Que por sua vez foi utilizado para custear a construção do 200 Trieme.
O estáter ou tretrobol (Τετρώβολον) tinha um valor equivalente a 3 dracmas. O estáter cunhado em na cidade de Corinto tinha em torno de 8,6 gramas e equivalia a 3 moedas de dracmas de 2,9 gramas, mas frequentemente era relacionado a dracma de prata de Athenas, pesando 8,6 gramas.
O Stater é uma moeda virtual (criptomoeda) negociada de forma on-line que permite pagamentos através de transações sem intermediários, com um baixo custo e de forma segura. O valor do Stater hoje está em $ 0,000650, convertendo este valor para reais, um Stater vale R$ 0,003699.