Aplicação empresarial do termo estratégia Nas décadas de 1960 até 1990, o termo estratégia começa a ser amplamente utilizado no âmbito empresarial e vários autores iniciam seus estudos sobre o assunto, destacando entre eles: Alfred D. Chandler, Igor Ansoff, Michael Porter e Henry Mintzberg.
Um dos primeiros usos do termo “estratégia” foi utilizado há aproximadamente 3.000 anos pelo estrategista chinês Sun Tzuo, o qual afirmava que “todos os homens podem ver as táticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas”.
Se Peter Drucker é considerado o pai da gestão, Michael Porter é o pai da estratégia. Todo ou quase todo o conceito de estratégia que as empresas praticam hoje em dia foi concebido por Michael Porter, em 1980 com o lançamento do seu livro, Estratégia Competitiva, mundialmente conhecido e admirado.
O vocábulo teve sua origem na Grécia Antiga, significando, inicialmente, “arte do geral” (Steiner e Miner, 2001), adquirindo, posteriormente, uma conotação voltada para a guerra, denotando general, arte e a ciência de conduzir um exército por um caminho (Meirelles, 1995).
E estratégia empresarial? É como a empresa pretende alcançar os objetivos almejados na Administração Estratégica que é o processo de planejar, executar e controlar. Abrange as áreas de marketing, operações, pessoas e finanças, conduzidas a partir de uma estratégia ampla da organização.
Neste sentido, Rumelt, Shendel e Teece (1994) afirmam que estudos mais direcionados à área da administração estratégica surgiram na década de 50, tendo sido publicados ao longo da década de 60, como é o caso do estudo desenvolvido por Chandler, que foi publicado em 1962 (Strategy and structure), situando-se pelo menos ...
O planejamento estratégico surgiu com a necessidade militar e as organizações adaptaram- no buscando responder às constantes mudanças do mercado proporcionando assim, um maior desenvolvimento no meio ambiente onde atuam e assegurando a sobrevivência.
Planejamento empresarial é uma maneira de definir metas e objetivos e elaborar as estratégias necessárias para alcançá-los. No Brasil, o processo de planejamento começou a ser implantado na década de 70, nas empresas estatais, por meio dos Planos Nacionais de Desenvolvimento, com foco no longo prazo.
Quando surgiu o conceito de planejamento estratégico?
Anos 1970-1980: Nesse período, o planejamento estratégico começou a incluir uma análise mais abrangente do ambiente externo. As empresas começaram a considerar fatores políticos, econômicos, sociais e tecnológicos ao formular suas estratégias.
Estratégia pode ser entendida como um guia. Este guia tem a utilidade de orientar o pensamento e a tomada de decisões. Num raciocínio estruturado, estratégias são um de três componentes. São precedidas por um objetivo geral e sucedidas por táticas que servem para implementá-las.
Qual a importância de Michael Porter para o planejamento estratégico?
Basicamente, Porter reconheceu que as organizações provavelmente acompanham de perto seus rivais, mas ele as incentivou a olhar além das ações de seus concorrentes e a examinar quais outros fatores poderiam afetar o ambiente de negócios.
No entanto, Michael Porter define estratégia como uma posição competitiva: “escolher propositalmente um conjunto diferenciado de atividades para oferecer uma combinação única de valor”.
Um estrategista é uma pessoa responsável pela criação e aplicação de uma estratégia. Ela geralmente engloba ações, metas e prazos para que o objetivo seja atingido.
A elevação das pessoas à preocupação fundamental dos gerentes passou a ser um marco na história da Gestão Empresarial. Tudo começou com a pesquisa empreendida por Elton Mayo, entre 1927 e 1932 na fábrica da Western Electric, em Hawthorne, Chicago.
Kotler (1975, p. 22) afirma que “o Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela Organização, visando maior grau de interação com o ambiente”.
Quais os 4 princípios do planejamento estratégico?
Etapa 1: Construção de Premissas ou Fundamentos; • Etapa 2: Grandes Escolhas; • Etapa 3: Elaboração do Plano estratégico; e • Etapa 4: Implantação e Monitoramento do Plano.
A base de um planejamento estratégico que funcione é ter processos mapeados. Colocar em prática o planejamento estratégico dentro de um prazo e de um padrão estabelecido. Você precisa fazer gerenciamento de processos, para que você tenha controle de como opera.
A gestão estratégica é o uso eficiente dos recursos disponíveis na organização para gerenciar cenários possíveis e alcançar as metas e objetivos do negócio no curto, médio e longo prazo.
“Planejamento Estratégico é o processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões e, por meio de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o ...
Uma estratégia é um plano de ação projetado para atingir um objetivo específico. Estratégia é tudo sobre ganhar ou pelo menos tentar ganhar, uma posição de vantagem sobre adversários ou concorrentes.
As Três Estratégias Genéricas de Porter são abordagens que uma empresa pode adotar para alcançar e manter uma vantagem competitiva. São elas: Liderança no custo: Esta estratégia envolve a empresa se esforçar para se tornar o produtor de menor custo em sua indústria.
Qual a origem da palavra estratégia como ela é utilizada no contexto empresarial?
A palavra estratégia, do grego antigo “stratēgia”, tem como significado em sua origem “a arte de comandar as operações e movimentos de um exército, até chegar, em condições vantajosas, à presença do inimigo”.