A David Sackett (Canadá) é creditada a definição clássica da MBE: uso consciencioso, explícito e sensato da melhor evidência disponível na tomada de decisão sobre o cuidado a pacientes, acrescida da experiência do médico e das preferências do paciente(6).
A estratégia PICO (acrônimo para P: população/pacientes; I: intervenção; C: comparação/controle; O: desfecho/outcome) é utilizada para auxiliar o que de fato a pergunta de pesquisa deve especificar. Este artigo apresenta as principais etapas na formulação de uma pergunta de pesquisa e descreve a estratégia PICO.
Um dos primeiros usos do termo “estratégia” foi utilizado há aproximadamente 3.000 anos pelo estrategista chinês Sun Tzuo, o qual afirmava que “todos os homens podem ver as táticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas”.
ESTRATEGIA PICO para elaboração da questão de pesquisa - A pesquisa #005
O que é sistema pico?
O SISTEMA PICO
PICO é uma acrônico para paciente/população; intervenção (diagnóstica ou terapêutica), alternativa intervenção (comparação) e os resultados de interesse (desfechos, ou outcomes).
Se Peter Drucker é considerado o pai da gestão, Michael Porter é o pai da estratégia. Todo ou quase todo o conceito de estratégia que as empresas praticam hoje em dia foi concebido por Michael Porter, em 1980 com o lançamento do seu livro, Estratégia Competitiva, mundialmente conhecido e admirado.
O russo Igor Ansoff é considerado o pai da estratégia. Em 1965, ele publicou seu primeiro livro: Estratégia Corporativa, e estabeleceu a sequência onde você está e aonde quer chegar (muito básico e também útil) com elevado grau de planejamento e controle (não tão útil em comunicação).
Quando se fala no assunto, um nome é recorrente: Igor Ansoff, conhecido como o pai da gestão estratégica. Graças à sua obra intitulada “Estratégia Corporativa”, publicada em 1965, veio à tona a ideia de formular objetivos e estratégias a partir de análises de oportunidades do ambiente.
A estratégia PCC é uma mnemônica que auxilia a identi- ficar os tópicos-chave: Problema, Conceito e Contexto. Tal estratégia foi adotada para conduzir a questão de pesquisa da revisão de escopo(9).
Para tentar mimetizar o que acontece no organismo sem diabetes, as insulinas usadas também têm características diferentes: de acordo com o período de início de sua ação (quando começam a agir), da sua ação máxima (chamada de pico de ação) e do tempo em que ela permanece agindo (duração de ação).
A pergunta PICO também pode ser utilizada para elaborar perguntas diagnósticas, mas aqui o “I” ganha um novo significado: P (paciente). I (“issue”, ou problema): pode ser um teste diagnóstico, uma combinação de testes físicos ou até mesmo uma regra de predição clínica.
I (Intervenção): Identifica o tratamento ou intervenção que está sendo estudado. O (Resultado(s)): Identifica o que está sendo medido ou avaliado, seja melhora na saúde, diminuição de sintomas, entre outros. Como formular uma pergunta com base na ferramenta PICO?
A estratégia P.V.O é uma abordagem estruturada que envolve a definição de elementos-chave em um processo de análise, pesquisa ou resolução de problemas.
Esta vem do grego, mais precisamente das palavras gregas «stratos» e «agem», a primeira significando exército, a segunda, conduzir ou comandar. Da mesma origem pode referir-se ainda o substantivo grego «strategos», que significa general.
Quais são as 5 forças de Porter? As 5 forças de Porter são: ameaça de produtos substitutos; ameaça de entrada de novos concorrentes; poder de negociação dos clientes; poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os concorrentes.
Peter Drucker acreditava que o trabalho do administrador é planejar, organizar, ajustar, medir e formar pessoas. Em suma, para ele “administração é fazer as coisas direito”. Ou seja, ele enxergava essa área como necessária para o bom funcionamento de qualquer empresa ou organização.
Entre os principais livros do Peter Drucker, vai um destaque também para “A Prática da Gerência” (1954), “O Gestor Eficaz” (“The Effective Executive”) (1966) e “Managing in the Next Society” (2002). O economista ainda foi presidente honorário da Drucker Foundation.
Picos, hoje popularmente conhecida por Cidade Modelo e Capital do Mel, teve seu surgimento e povoamento atrelado à fertilidade das suas terras. Com a chegada da família Borges Leal, o povoamento iniciou na Fazenda Curralinho, às margens do Rio Guaribas, local propício para a agricultura e a criação de bovinos.
O PICO é uma acrônimo para População/paciente; Intervenção; Comparação/controle; Outcomes (desfecho), e é uma estratégia utilizada para auxiliar na formulação da pergunta de pesquisa.
A Montanha do Pico é um estratovulcão que, com 2 351 m de altitude, constitui a mais alta montanha de Portugal. Fica na ilha do Pico, nos Açores. A sua altitude é mais do dobro da de qualquer outra montanha dos Açores.