O termo foi criado pelo sociólogo australiano Mark McCrindle, que começou a empregá-lo para se referir às crianças nascidas a partir de 2010, como dito. A geração alpha, por ser a primeira a ter “nascido” já conectada, vem sendo objeto de observações, pesquisas e análises.
Termo que foi cunhado por Mark McCrindle, fundador da empresa de consultoria australiana McCrindle Research, que explica como surgiu: "Está em consonância com a nomenclatura científica de usar o alfabeto grego em vez do alfabeto latino, portanto não fazia sentido voltar à letra A, afinal de contas é a primeira geração ...
A geração Alfa, ou geração Alpha, é composta pelos nascidos entre 2010 e 2025. Eles são, em sua grande maioria, filhos da geração Millennial (nascidos entre 1981 e 1994) e sucedem a geração Z (nascidos entre 1995 e 2009), sendo a geração mais atual no mundo.
A Geração Alpha, composta pelos filhos dos Millennials, nascidos a partir de 2010, está emergindo como um grupo demográfico único e cada vez mais influente na sociedade. Com uma fluência digital inata e características distintas, essa geração promete transformar tanto o mercado de consumo quanto o ambiente de trabalho.
Hiperconectividade, curiosidade e independência: conheça essas e outras características da geração Alpha, que descreve pessoas nascidas a partir de 2010. Primeira geração de nativos digitais, a geração Alpha, cresce em um ambiente tecnológico, com estímulos constantes e fácil acesso à internet.
Geração Alpha: Entenda as crianças nascidas desde 2010 em uma entrevista com Cássio Lima
Em Que geração estamos 2024?
Geração Alfa é o grupo demográfico após a Geração Z. Os pesquisadores e a mídia usam o começo do ano de 2010 (ou início de 2011, 2012 ou 2013) como o início e 2024 como o fim. Batizada com o nome da primeira letra do alfabeto grego, a Geração Alfa é a primeira a ter nascido totalmente no século XXI.
Os Alphas são crianças atentas e observadoras. É comum ouvir falar que são a geração mais inteligente de todas por estarem inseridas em ambientes em que recebem estímulos, como informações visuais, sonoras e interativas por meio das múltiplas telas, constantemente em qualquer hora e lugar.
dificuldade de concentração: a exposição precoce e intensa a estímulos digitais e ao ritmo de consumo de informações da internet afeta a capacidade de concentração da Geração Alpha.
Dentre as pessoas que pertencem à geração Alpha, a maioria são filhos de Millennials, ou seja, adultos que reconhecem a importância da tecnologia e cresceram rodeados por ela. Além do fácil acesso ao mundo digital, as crianças da gen A também possuem outros aspectos, como o benefício de ter pais mais presentes.
A geração Alpha é composta por crianças que desde muito pequenas, estão inseridas em um cotidiano rodeado pela tecnologia. Em pleno desenvolvimento, é precoce afirmar o que pensam, mas a tendência indica que sejam muito mais independentes que suas antecessoras, e com habilidade de adaptação a novas tecnologias.
Hiperconectados. Uma das principais características da Geração Alpha é a hiperconectividade, uma resultante dos estímulos sociais que os nativos digitais recebem todos os dias. Os Alphas são a primeira geração verdadeiramente digital, sabendo operar desde cedo smartphones, tablets, assistentes de voz e muito mais.
Geração Y ou Millenials: nascidos entre 1981 e 1996 e fazem entre 28 e 43 anos em 2024. Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010 e fazem entre 12 e 27 anos em 2024. Geração A ou Alfa: nascidos a partir de 2010 e que nascerão até 2025, até lá possuirão no máximo 15 anos.
A Geração Alpha consome uma quantidade significativa de conteúdo digital. Eles preferem plataformas visuais e interativas, como YouTube, TikTok e jogos online. Ou seja, as marcas que desejam alcançar esse público precisam estar presentes nessas plataformas e criar conteúdo envolvente e dinâmico.
Entre as principais características, o estudo menciona também como essa geração é extremamente visual. Ao contrário das gerações anteriores, que tinham somente a TV e o Cinema para escolher entre o conteúdo disponível, essa geração hoje assiste o que quer, quantas vezes quiser, não importa a hora ou o lugar.
Quem inventou: Um concurso online do jornal USA Today propunha nomes para a geração que sucederia os Millennials. Ali, surgiu o termo Geração Z, que ganhou força ao longo dos anos seguintes, principalmente depois de uma apresentação desenvolvida e difundida pela Sparks&Honey.
A geração alfa valoriza mais o mercado de beleza do que nunca. Embora o valor e a qualidade sejam os principais impulsionadores de compra do resto do mercado, a geração alfa se destaca por priorizar a estética, a experiência e a compra recomendada.
Inovação, resolução de problemas e empreendedorismo são naturais para a geração alfa. Seus membros são empreendedores desde a mais tenra idade. Isso, sem dúvida, influenciará a forma como administrarão os negócios no futuro.
dificuldades perceptíveis de direcionamento da atenção, já que a geração alpha está habituada a um sem-número de estímulos simultâneos, o que pode se revelar um obstáculo no contexto do processo de ensino-aprendizagem, prejudicando o foco e afetando a concentração para estudar, por exemplo.
Com base na ordem do alfabeto grego, tendo em vista que a última geração nomeada foi a “Alpha”, estima-se que a próxima será a Geração Beta. Essa geração ainda não está atuante no mercado, considerando que são os nascidos a partir de 2020.
Geração Z: Habilidades digitais avançadas, mas ainda aprendendo. Geração Alpha: Considerados "nativos digitais" completos, com habilidades avançadas desde a infância.
As crianças da geração Alpha são ágeis para lidar com equipamentos eletrônicos e conseguem encontrar facilmente na internet as informações de que necessitam, além de conseguirem ensinar às pessoas mais velhas como resolver problemas tecnológicos.
Geração Alpha é o termo utilizado para pessoas nascidas a partir de 2010, com o limite até 2025. Esse termo foi cunhado pelo pesquisador social australiano Mark McCrindle. Ela sucede a geração Z, que abrange quem nasceu entre 1997 e 2009 – que muitas vezes é conhecida como a primeira geração digital.