A instituição evangélica, de tradição calvinista, é marco do presbiterianismo no país e pertence à família das igrejas reformadas ao redor do mundo. Sua origem remonta à Reforma Protestante, fruto do rompimento do sacerdote agostiniano alemão Martinho Lutero (1483-1546) com a Igreja Católica, em 1517.
Na Inglaterra, o presbiterianismo foi estabelecido secretamente em 1572, nos finais do reinado da rainha Isabel I de Inglaterra. Em 1647, por efeito de uma lei do Longo Parlamento sob o controle dos puritanos, o presbiterianismo foi estabelecido para a Igreja Anglicana.
A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma igreja protestante de orientação calvinista. Foi fundada em 1862 pelo missionário norte-americano Ashbel Green Simonton, que chegou ao Rio de Janeiro no dia 12 de agosto de 1859.
Entretanto, foi na Escócia que esse ramo reformado adotou a designação presbiteriana. O nome é proveniente do modo de tomar decisões e governar a igreja. Os membros da igreja elegem, dentre os próprios leigos, pelo voto direto, seus representantes para o Conselho da Igreja.
O termo “presbiteriano” decorre do fato de que nas igrejas desse nome o governo é exercido por “presbíteros”. A palavra grega presbyteros encontra-se no Novo Testamento e significava originalmente “ancião”, “homem idoso”.
Em janeiro de 1862, o segundo andar de um prédio na Rua Nova do Ouvidor, 31, foi o local em que o missionário Ashbel Green Simonton (1833-1867) recebeu a confissão de fé de duas pessoas e declarou organizada a Primeira Igreja Presbiteriana do Brasil.
A Igreja Presbiteriana do Brasil adota a Confissão de Fé de Westminster, assim como as crenças básicas aceitas pelo cristianismo protestante, com destaque para as Sagradas Escrituras como Palavra de Deus, a doutrina da Trindade e Unidade de Deus, a necessidade de arrependimento, a justificação pela fé e a perseverança ...
O presidente da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), Roberto Brasileiro Silva, afirmou que os pastores e membros da instituição têm liberdade para se posicionarem politicamente, apesar do relatório interno que recomenda orientar fiéis a se afastarem da esquerda.
CRÊ EM DEUS - PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO, UM SÓ DEUS, que subsiste eternamente em TRÊS PESSOAS, iguais em poder, amor e santidade, razão por que só a ELE deve ser prestado todo o CULTO e ADORAÇÃO.
Os presbiterianos crêem que uma teologia correta, equilibrada e bíblica é essencial para a vida do cristão. Todo crente, mesmo sem o saber, tem concepções teológicas e essas concepções irão influenciar todos os aspectos da sua vida cristã.
Comumente, são mais associados com o calvinismo os membros das igrejas presbiterianas. No entanto, a teologia de Calvino está presente em diferentes denominações, espalhadas em várias igrejas batistas e pentecostais no Brasil.
Na Igreja Presbiteriana do Brasil o presbítero é um ministro leigo, preparado e vocacionado para sua função, zelando não apenas pela vida administrativa da igreja, mas também no auxílio espiritual ao ministério pastoral.
Qual a diferença entre a igreja Batista e Presbiteriana?
Elas se resumem nos seguintes pontos: 1) Batistas só aceitam o batismo daqueles que professam fé em Cristo e anelam por uma igreja composta por pessoas regeneradas, ao passo que presbiterianos batizam tanto crentes como os filhos de crentes ainda infantes, os quais são contados como membros da igreja.
A Igreja Presbiteriana sustenta que a Escritura é a suprema e infalível regra de fé e prática; e que a Confissão de Fé e os Catecismos apresentam o sistema de doutrina ensinada na Escritura, dela derivam toda a sua autoridade e a ela tudo se subordina.
Nas igrejas mais tradicionais ou mais antigas, como por exemplo batistae presbiterianas, não existe a regra dos usos e costumes, mas existe uma doutrinas, essa, por exemplo, é liberado o uso de calça.
Ashbel Green Simonton (1833-1867), o fundador da Igreja Presbiteriana do Brasil, nasceu em West Hanover, no sul da Pensilvânia, e passou a infância na fazenda da família, denominada Antigua. Eram seus pais o médico e político William Simonton e D. Martha Davis Snodgrass (1791-1862), filha de um pastor presbiteriano.
Qual a diferença entre a Igreja Presbiteriana e a Assembleia de Deus?
Qual a diferença entre a igreja assembléia de Deus e a igreja presbiteriana? A igreja Assembleia de Deus é uma instituição, pertencente à doutrina pentecostal. Porém, o governo da Assembleia de Deus é presbiteriana (ou análogo), com autocefalias regionais.
Onde foi fundada a primeira igreja presbiteriana do mundo?
Devido a uma controvérsia sobre os requisitos para a ordenação de ministros, surgiu em 1810 a Igreja Presbiteriana de Cumberland, no Tennessee. Uma divisão mais séria ocorreu entre os grupos conhecidos como Velha Escola e Nova Escola, aquele sendo mais apegado aos padrões de Westminster do que este.