O farmacêutico Robert Chesebrough descobriu como destilar esta substância – a vaselina – obtendo uma versão mais leve e purificada, que lançou no mercado como Vaseline® Jelly, a marca americana da Unilever.
Qual a origem da vaselina? Em meados do século XIX, os trabalhadores dos primeiros campos de extração de petróleo nos Estados Unidos encontraram uma substância gelatinosa nas estruturas de extração e começaram a utilizá-la como unguento em golpes e queimaduras.
Atualmente a vaselina sólida USP é produzida através de uma mistura de parafinas sólidas macro e micro cristalinas, com os óleos minerais brancos USP. Tal formulação permitiu que vários tipos de vaselinas fossem produzidas, em diferentes tipos de consistência para o atendimento de diversos tipos de aplicações.
Onde Não Usar Vaselina? Evite usar vaselina em áreas propensas à acne, como o rosto, especialmente se você tem pele oleosa, pois ela pode obstruir os poros. Além disso, não aplique vaselina em feridas abertas ou infecções sem consultar um médico.
Evite o uso de óleos à base de petróleo: óleos à base de petróleo, como a vaselina, não são recomendados para uso na região íntima, pois podem causar obstrução dos poros e potencialmente levar a infecções.
Apesar de possuir muitas indicações, a vaselina não pode ser usada na face de quem possui pele oleosa com tendência à acne, pois pode agravar o problema.
A vaselina é hidrófoba, ou seja, praticamente não se dissolve em água. Também é praticamente insolúvel em álcool, sendo solúvel na maioria dos solventes orgânicos como éter, clorofórmio, benzeno entre outros.
O que é petrolato? O petrolato é um derivado do petróleo, extraído durante o processo de refinamento. Ele é obtido após a retirada da parafina presente em óleos pesados. Composto por hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio) trata-se de uma substância gelatinosa incolor ou amarelada.
Qual a diferença entre vaselina líquida e vaselina sólida? De acordo com a Dra Joana Darc, a vaselina sólida é constituída de parafina macro e micro cristalina, que são derivados do petróleo. Já a vaselina líquida, também conhecida como óleo mineral, é um subproduto destilado do fracionamento e refino do petróleo.
Em resumo podemos dizer o óleo mineral (vaselina líquida) e a vaselina sólida se originam da mesma substância base, o petróleo, mas são duas substâncias diferentes com propriedades diferentes e usos variados.
Basta aplicar uma fina camada de vaselina nos lábios para que estes fiquem rapidamente hidratados. A vaselina é usada como ingrediente de diversos produtos cosméticos, especialmente no bálsamo labial.
A dermatologista informa que a vaselina entope os poros e pode desencadear o surgimento de cravos, pois há uma mistura da oleosidade natural da pele com as células que já estão mortas. Além disso, bloqueia as espinhas – impede que elas melhorem de forma espontânea –, o que também pode levar a piora da acne.
Qual o tipo de Vaselina se usa para lubrificar? Para a lubrificação de peças e equipamentos que necessite de um produto que não escorra, qualquer tipo de vaselina pode ser utilizada, inclusive a vaselina sólida farmacêutica, apesar do custo mais elevado deste produto.
Ainda assim, sendo um produto não natural derivado do petróleo, a vaselina é alergênica e pode facilitar o surgimento de problemas na pele, como entupimento dos poros e dermatite — especialmente em peles mais sensíveis.
Indica-se usar debaixo das axilas, entre os dedos dos pés, nos mamilos, nas virilhas, nas coxas e no pescoço. Ou em qualquer região que o corredor sinta mais atrito de seu corpo e que provoque algum desconforto.
Com a pele seca, a vaselina sólida pomada não apenas a envolve, mas também penetra nas camadas superiores da pele, ajudando a repor os lipídios perdidos, já que estes desempenham o papel de formar uma barreira protetora contra a perda de umidade da pele.
A Geleia de Vaselina Original ajuda a proteger a pele das condições climáticas adversas. Antes de sair de casa, coloque uma camada fina do produto nas áreas sensíveis, isso formará uma barreira protetora que mantém a hidratação e ajuda proteger sua pele dos efeitos causados pelo sol, vento e frio.
Sim, a vaselina é um hidratante para peles, utilizados em diversos hidratantes e muitas vezes puro. O melhor depende do seu tipo de pele e se tem alguma doença associada. Procure seu médico e se informe qual o melhor tratamento para você.