O Arduino Leonardo se diferencia de outras placas Arduino, como a Uno, no fato de possuir um único microcontrolador capaz de rodar os programas da IDE ao mesmo tempo que faz a comunicação USB com o computador. As outras placas possuem dois microcontroladores para realizar essas duas tarefas separadamente.
Qual era o objetivo dos alunos e professores do Idii ao criar o Arduino?
Ele precisava encontrar uma maneira fácil e barata para que os seus alunos, na maioria designers e artistas, pudessem criar dispositivos eletrônicos que reagissem fisicamente conforme fossem estimulados. O que ele e seus colegas criaram revolucionaram o universo maker.
Arduino Nano. O modelo Nano é ideal para projetos compactos. ...
Arduino Micro. O modelo Micro é parecido com o modelo Leonardo pois ambos têm a comunicação USB direta com o microcontrolador, portanto não é necessário um processador secundário. ...
Arduino Salvador! Conheça o poder do Arduino Leonardo!
Qual a linguagem que se usa no Arduino?
Essas linguagens de programação também são chamadas de linguagens de programação de alto nível. A linguagem de programação utilizada no Arduino é a linguagem C++ (com pequenas modificações), que é uma linguagem muito tradicional e conhecida. Essa é a linguagem que utilizaremos ao longo deste tutorial.
- Arduino Uno: é a placa Arduino mais comum e popular. Possui um microcontrolador ATmega328P, 14 pinos de entrada/saída digital (dos quais 6 podem ser usados como saída PWM), 6 entradas analógicas, um cristal oscilador de 16 MHz, conexão USB e uma porta de alimentação de 5V.
Quais são as Placas de Arduino? As placas de Arduino são dividas em vários modelos, desde modelos pequenos como o Nano, o Micro e o Mini, até modelos mais conhecidos como o Uno R3 e Uno SMD. Vale destacar ainda que existem as placas Mega 2560, Due, Lilypad, Leornado, ADK e etc.
Arduino é uma plataforma que possibilita o desenvolvimento de projetos eletrônicos. Em outras palavras, é uma plataforma de prototipagem eletrônica. O Arduino é constituído de hardware e software, tornando assim possível a realização de diversos projetos tecnológicos.
"Arduino é uma palavra italiana e é um nome próprio ou seja há pessoas que se chamam Arduino na Italia. Derivado de um nome de origem germânica, Harduwin ou Hardwin, composto de hardu "forte, resistente" e wini "amigo".
Arduino é uma plataforma de hardware e software de código aberto, projetada para facilitar o uso da eletrônica em projetos multidisciplinares. Consiste em uma placa eletrônica com um microcontrolador e um ambiente de desenvolvimento (IDE), que permite programar a placa para realizar diversas tarefas.
O componente principal da placa Arduino Uno é o microcontrolador ATMEL ATMEGA328, um dispositivo de 8 bits da família AVR com arquitetura RISC avançada e com encapsulamento DIP28.
É um dispositivo muito utilizado na robótica, operando como uma mente eletrônica programável, de fácil uso e com várias portas para conexões com módulos e sensores. Interage com qualquer ambiente por meio de hardware e software e pode ser ligado a um computador ou a uma rede para o recebimento e envio de dados.
O Arduíno é um microcontrolador, ou seja, um mini computador capaz de ler, por exemplo, dados de sensores e, com base nas informações dessas entradas, o Arduíno pode controlar motores, ligar LEDs e muito mais.
O Arduino Nano V3. 0 é a menor Placa Arduino com a melhor desempenho e configuração, comparada com o Arduino Pro Mini - ATmega328 - 3,3V - 8Mhz ou ao Arduino Pro Micro - Atmega32u4.
De acordo com a wikipedia, o projeto do Arduino se iniciou na Itália, mais precisamente na cidade de Ivrea no ano de 2005. A ideia foi juntar numa única placa, um microcontrolador com comunicação serial (as placas que utilizam entradas USB são conversores) sem a necessidade de um gravador e ainda com fácil programação.
Nesse caso, o MCU é o Microcontrolador Atmega328p. Ele é o mesmo de um Arduino Uno, com a mesma quantidade e tipos de pinos. Esse MCU pode ser encontrado na versão PU ou na AU.
Além da automação residencial para facilitar o dia a dia, o Arduino é usado em infinitos projetos de eletrônica, elétrica e até industriais, bastando adicionar sensores, módulos e ter criatividade.
Cada pino do Arduino pode fornecer, no máximo, 40mA. Então, por exemplo, se vc ligar um desses led's de alta potência, que consomem 200mA, vc terá um problema.
O que é Arduino? O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica open source. Na prática, ele é formado por uma placa eletrônica expansível que pode ser utilizada para o desenvolvimento de protótipos, ou seja, para adicionar inteligência em qualquer coisa e até controlá-la remotamente.
E é nessa situação que o módulo conversor USB-Serial é essencial: ele permite a comunicação entre o Arduino com múltiplos computadores simultaneamente.