Simon Sinek é referência para empreendedores em todo o mundo, inspirando líderes a focarem no propósito de suas empresas e de suas vidas. Sinek já escreveu diversos livros e é o criador do conceito do Círculo Dourado.
O conceito do círculo dourado foi criado por Simon Sinek, um escritor e palestrante inglês que decidiu investigar o que líderes inspiradores das massas tinham em comum.
Esse conceito faz parte de uma metodologia desenvolvida por Simon Sinek: o Golden Circle. Ele estudou o discurso e o comportamento de grandes líderes e chegou a conclusão de que, para causar impacto no mercado, é preciso que organizações e gestores comecem pelo porquê.
Desse modo, a teoria do círculo dourado postula que as empresas e os líderes precisam pensar, agir e se comunicar de dentro para fora desse círculo. Ou seja, começar pelo “Por Que”, depois o “Como” e, por fim “O que”. Resumindo: POR QUE – é entender o que se deseja criar e qual seria o propósito e essência disso.
Simon Sinek é um escritor considerado especialista em desenvolvimento de lideranças, criador do conceito de Golden Circle e bastante conhecido por auxiliar e inspirar líderes e empresas.
O Golden Circle seria o tipo de direcionamento que as lideranças de sucesso se guiam, sendo esse guia um círculo, onde três perguntas centrais são sempre respondidas: por quê, como e o quê? A ideia é que antes de realizar uma ação, primeiro se pense em qual o propósito principal da empresa.
O que está no centro do círculo dourado de Simon Sinek?
Simon organizou essas diferenças no que ele chama de Círculo Dourado. Esse círculo é, na verdade, um simples gráfico, em formato de um alvo, que indica, do centro para fora: por que, como e o quê.
De modo geral, podemos dizer que o golden circle é uma metodologia que auxilia empresas e pessoas a encontrarem seu propósito e gerarem impacto. A base desta metodologia são três perguntas: “Por quê?”, “Como?” e “O quê?, que devem ser feitas nesta ordem.
É possível afirmar que o círculo dourado considera as inovações?
A Teoria do Círculo Dourado considera a inovação como um fator determinante para a inspiração e mobilização dos colaboradores em busca dos objetivos da organização (letra D). Letra D: como causas capazes de inspirar as pessoas e mobilizá-las, sempre começando pelo por que são o que são, pensando de dentro para fora.
O Golden Retriever é uma raça originária da Escócia que surgiu a partir do cruzamento entre um Retriever e um Tweed Water Spaniel, raça já extinta atualmente. Muitos acreditam também que a raça possa ter surgido do cruzamento de um Terra-Nova com um Setter Islandês.
De modo geral, podemos dizer que o golden circle é uma metodologia que auxilia empresas e pessoas a encontrarem seu propósito e gerarem impacto. A base desta metodologia são três perguntas: “Por quê?”, “Como?” e “O quê?, que devem ser feitas nesta ordem.
Para que seja efetivo, um propósito precisa ser autêntico, relevante, realizável, diferenciador e, o mais importante, inspirar igualmente os consumidores e colaboradores. Na intersecção dos talentos de sua organização e as necessidades do mundo, encontra-se o seu propósito.
Partindo dessa constatação, ele elaborou o conceito de círculo dourado, que é formado por uma imagem semelhante a um alvo de um jogo de dardo. No centro, está a camada “Por que”; na camada intermediária está o “Como” e na terceira camada aparece o “O que”.
Simon Sinek é referência para empreendedores em todo o mundo, inspirando líderes a focarem no propósito de suas empresas e de suas vidas. Sinek já escreveu diversos livros e é o criador do conceito do Círculo Dourado.
O Golden Circle (Círculo Dourado) é uma metodologia que ajuda empresas e líderes a inspirar outras pessoas. Desta forma, esta metodologia ajuda a entender como se comunicar de forma mais eficiente e esclarecer a todos que estão na empresa sobre o que fazemos, como fazemos e por quê.
Qual a ordem correta de leitura do círculo de Ouro?
Mas o Golden Circle, ou Círculo Dourado, dá um bom direcionamento. Trata-se de um círculo que tem três perguntas centrais: por quê, como e o quê. A proposta é fazê-las exatamente nessa ordem. Na prática, significa que, antes de implementar uma ideia ou criar um negócio, você pensa sobre o propósito que aquela ação tem.
Traduzindo em miúdos: o seu porquê é o seu propósito, é a sua motivação. É o que te faz ser quem é. É o que te leva a fazer o que você faz. Isso sim é capaz de despertar admiração por parte das pessoas e, uma vez que essa identificação acontece, as chances de fechar negócio são maiores.
A fórmula do comprimento da circunferência foi provada pela primeira vez por Arquimedes (287-212 a.C.), baseando-se no estudo de aproximações, começado por Eudoxo (400-347 a.C.).
A circunferência é uma região no plano formada por pontos que são equidistantes de um ponto fixo chamado centro. Círculo é a região interna dessa circunferência.
Quais as perguntas que devem ser respondidas para seu desenvolvimento pessoal e profissional no círculo dourado escolha a melhor alternativa?
Estas três perguntas – “o quê”, “como” e “por quê” -, juntas, formam o Círculo Dourado. De acordo com Simon Sinek, perguntar o “por quê” de oferecer tal serviço de alguma maneira específica é essencial para diferenciar-se da concorrência e alinhar a empresa aos ideais de seus fundadores, líderes e equipes.
O golden retriever é muito enérgico e agitado, especialmente quando filhote. Por isso, o ideal é que ele tenha bastante espaço para brincar e gastar toda essa energia, além de passeios ou corridas diárias, para evitar que desenvolva uma personalidade agressiva e destruidora.
Qual a Questão-chave conectada a identificação de propósito?
A questão-chave conectada à identificação de propósito no modelo de Círculo Dourado de Simon Sinek é a C- "Por quê?", ou seja, a razão pela qual uma pessoa ou organização faz o que faz.
Ou seja, de certa forma Jake é indiretamente responsável pela morte de Simon porque ele roubou as canetas que poderiam ter salvado sua vida. Jake aproveita a oportunidade para acusar sua namorada Addy, que ele descobriu que o estava traindo, pelo assassinato de Simon.