A técnica do efeito vertigo consiste em causar um efeito de distorção na imagem, que acontece com o objeto em foco permanecendo do mesmo tamanho enquanto o plano de fundo aumenta ou diminui, causando um efeito visual impactante!
O termo Computer Graphic Imagery foi criado por um diretor de arte em computação gráfica chamado William Fetter. Ele trabalhava na empresa Boing, na década de 1960, e usou o novo termo para representar a área de informática que gerava imagens computadorizadas.
Se você pensa que foi num filme de aventura ou de ficção científica, surpresa! O pioneiro em utilizar CGI no cinema foi o mestre do suspense Alfred Hitchcock, na abertura do clássico "Um Corpo que Cai" (1958).
Os efeitos especiais são criados por meio de estruturas mecânicas (roldanas, polias, cabeamento, maquetes, pirotecnia), ou óticas (dupla exposição, efeito Matte, processo Schufftan). Incluem até maquiagens especiais e efeitos atmosféricos, como névoa, chuva, vento e até mesmo neve no próprio set de filmagens!
Como fazer o FAMOSO EFEITO VERTIGO ou DOLLY ZOOM na CÂMERA e na EDIÇÃO!
Quem criou o CGI?
Origem do CGI
O termo Computer Graphic Imagery foi criado por William Fetter e Verne Hudson, da Boing, na década de 1960. Usaram o termo para representar a área que gerava imagens computadorizadas.
Os efeitos visuais surgiram com George Mélliès e sua icônica Viagem à Lua, de 1902, que já utilizava tanto efeitos especiais quanto efeitos visuais, adicionados durante a pós-produção. Isso quase 120 anos atrás!
Os três normalmente utilizados de maneira intercalada, mas se diferenciam porque o VFX é criado a partir do uso de uma combinação de tomadas de live action e imagens digitais, enquanto o CGI é qualquer coisa criada digitalmente e os Efeitos Especiais são capturados ao vivo, sem a ajuda de um computador.
O que é CGI? Antes de chegarmos aos problemas com a nova série da Marvel, uma breve explicação sobre CGI. A sigla refere-se a Computer-Generated Imagery, ou imagens geradas por computadores em português. Ou seja, trata-se das imagens criadas digitalmente que vemos nos filmes e na televisão.
Os projetistas Edwin Catmull (que passaria a cofundar a Pixar) e Frederic Parke foram alguns dos primeiros a criar mãos e rostos humanos realistas em estruturas digitais aramadas. Suas técnicas foram utilizadas em filme pela primeira vez em 1976, no filme Ano 2003 — Operação Terra.
Conhecido como o pai dos efeitos especiais, Georges Méliès (1861-1938), atuava como mágico, diretor teatral, cenógrafo, ator, técnico e produtor. Durante sua trajetória profissional, também foi distribuidor de mais de 500 filmes entre os anos de 1896 e 1912.
Diferente de VFX, o CGI são criações feitas por um computador e incorporadas a cenas de um filme live action, por exemplo, o filme Jurassic Park. Além disso, um filme inteiro pode ser produzido através do CGI, como em Toy Story, por exemplo.
Como usar o Dolly Zoom / Vertigo: Para usar o Dolly Zoom, você precisa mover a câmera para trás enquanto aumenta a distância focal. Isso cria a sensação de vertigem. Quando usar o Dolly Zoom: O Dolly Zoom é ideal para cenas tensas ou de suspense. Tente usá-lo em momentos em que você quer transmitir emoção ou impacto.
Como dito, trabalhar com um bom CGI é algo trabalhoso e que, por isso mesmo, é bastante caro. É por essa razão que filmes como Vingadores: Ultimato têm um orçamento estratosférico. Por isso mesmo é que as séries de TV sempre foram mais comedidas no uso de efeitos visuais.
Quando o CGI foi inventado? O CGI foi inventado por volta da década de 1950. Na época, computadores analógicos eram usados para criar padrões em animações que mais tarde foram incluídas em filmes.
Os efeitos visuais, ou VFX, são técnicas e elementos usados para criar imagens ou cenas que não podem ser capturadas na câmera durante a filmagem. Eles envolvem a manipulação ou adição de elementos visuais para criar ambientes, personagens ou efeitos impressionantes.
Efeito especial é qualquer uma de várias técnicas utilizadas na indústria de entretenimento, cinema e televisão para realizar cenas que não podem ser obtidas por meios normais ou por ação ao vivo.
Qual a diferença entre CGI e cinema 2D, 3D? O CGI é um recurso tecnológico produzido por códigos matemáticos gerados por computador. De forma a entendermos melhor, é todo o processo de TI utilizado no processamento de imagens e efeitos de imagem gráficas. São diferentes do cinema 2D e 3D, mas não se anulam.
Ao contrário do que se acredita, o chroma-key não é uma técnica recente: ele se desenvolveu na década de 1940. Apesar de ser uma tentativa mais rudimentar e menos tecnológica, tratava-se de uma tela azul inventada por Larry Butler e utilizada em “O Ladrão de Bagdá”, ganhando o Oscar de efeitos especiais na época.
O Que São Efeitos Visuais (VFX)? Os Efeitos Visuais, ou Visual Effects (VFX), são a arte de criar imagens ou efeitos que não podem ser gravados fisicamente durante a produção de filmes, séries de TV, vídeos e muito mais.
Quem foi o primeiro diretor de cinema a trabalhar com edição e efeitos especiais?
À medida que a novidade se espalhava, surgiam cineastas pioneiros que experimentavam com a narrativa visual. Georges Méliès, por exemplo, ficou conhecido por seus truques de ilusionismo e efeitos especiais em filmes como “A Viagem à Lua” (1902).
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br foi criado para implementar as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br, que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas e serviços da Internet no País.