Em 17 de agosto de 1908 estreava em Paris a animação Fantasmagorie, do cartunista Émile Cohl. A película é considerada por muitos pesquisadores da sétima arte como o primeiro desenho animado da história.
Fantasmagorie é um filme curta-metragem francês de animação de 1908 animado por Émile Cohl. Foi o primeiro desenho animado da história por um projetor de cinema moderno.
O desenho, como representação gráfica, faz parte da história do ser humano desde a era Pré-Histórica. Os homens primitivos desenhavam nas paredes das cavernas com o intui- to de se comunicar e de registrar histórias do cotidiano, além de transmitir saberes e conhecimentos dos antepassados e da sua cultura.
O primeiro desenho animado em um projetor de filmes moderno foi Fantasmagorie, do diretor francês Émile Courtet (também chamado de Émile Cohl), projetado pela primeira vez em 17 de Agosto de 1908 no Théâtre du Gymnase, em Paris.
O curta de pouco mais de 1 minuto foi feito em 1908 e é obra do francês Émile Cohl, conhecido como o pai da animação. A história começa com a mão do próprio artista desenhando um boneco que passa por uma série de transformações malucas, de palhaço até cavaleiro.
O francês Émile Cohl (1857-1938), nascido como Émil Eugène Jean Louis Courtet, era um caricaturista francês e passou a ser considerado, por essa produção, “o pai do desenho animado”.
SÃO PAULO — Considerado pelos historiadores o primeiro desenho animado brasileiro, o curta-metragem “Kaiser” estreou no dia 22 de janeiro de 1917, no Cine Pathé, que ficava na Cinelândia.
O primeiro desenhista era Adrien Taunay (1803 – 1828) que, durante a expedição, em 1828, morreu afogado quando tentava atravessar a cavalo o rio Guaporé, em Mato Grosso – ele havia substituído Johan Moritz Rugendas (1802 – 1858), que havia participado da expedição entre 1821 e 1824.
Os projetistas Edwin Catmull (que passaria a cofundar a Pixar) e Frederic Parke foram alguns dos primeiros a criar mãos e rostos humanos realistas em estruturas digitais aramadas. Suas técnicas foram utilizadas em filme pela primeira vez em 1976, no filme Ano 2003 — Operação Terra.
Fantasmagorie é o nome de um tipo de teatro de terror que projetava imagens assustadoras, como esqueletos e fantasmas, na parede. Ele era feito a partir de projeções em um equipamento chamado “lanterna mágica”, que fazia com que imagens passassem a impressão de que estavam se movendo.
Um grupo de arqueólogos de Israel e da França descobriu a evidência do que pode ser o mais antigo uso de símbolos conhecido. As marcas estão gravadas em um fragmento de osso de uma espécie extinta de gado de aproximadamente 120 mil anos, encontrado na região de Ramla, cidade no centro de Israel.
Em 1937 o estúdio lançou a sua primeira longa-metragem animada, Branca de Neve e os Sete Anões, e continuou a lançar curta-metragens, esquetes animadas e filmes até hoje.
"Sortie de l'usine Lumière à Lyon" (ou "Empregados deixando a Fábrica Lumière") é tido como o primeiro audiovisual exibido na história, sendo dirigido e produzido por Louis Lumière.
O último filme produzido por Walt Disney foi “Mogli – O Menino Lobo”, lançado em 1967. A animação é baseada no livro “O Livro da Selva”, de Rudyard Kipling, mas contou com algumas mudanças na história, com todos os traços sombrios presentes na obra original sendo retirados.
A companhia produziu seu primeiro longa-metragem, o aclamado Toy Story, em 1995. Em seguida, lançou outros eventuais sucessos comerciais e de crítica, como A Bug's Life (em 1998), Monsters, Inc. (em 2001), Finding Nemo (em 2003), The Incredibles (em 2004), Ratatouille (em 2007), WALL-E (em 2008) e Up (em 2009).