Galo: forte e vingador Somente em 1945, quando o jornal "A Folha de Minas" desafiou o chargista Fernando Pieruccetti a criar os mascotes dos clubes de Belo Horizonte, o Galo ganhou rosto, forma e a camisa do Clube Atlético Mineiro.
Fundação - Estudantes reunidos no coreto do Parque Municipal, em Belo Horizonte, criam um dos maiores clubes do futebol mundial. O chargista Fernando Pieruccetti, o “Mangabeira”, desenha o Galo forte e vingador, inspirado na bravura do time e no domínio que exercia sobre os adversários.
– O apelido Galo foi dado nos anos 1930, inspirado em um galo branco e preto que, na época, era imbatível nas rinhas de Belo Horizonte. Em 1945, o chargista Fernando “Mangabeira” Pieruccetti ajudou a divulgar a alcunha ao desenhar o mascote para o jornal A Folha de Minas.
Somente em 1945, quando o jornal "A Folha de Minas" desafiou o chargista Fernando Pieruccetti a criar os mascotes dos clubes de Belo Horizonte, o Galo ganhou rosto, forma e a camisa do Clube Atlético Mineiro.
Sobrenome zoonímico latino, tanto ibérico quanto italiano, com origem na característica de um ancestral. Procede do latim gallus, “galo”, a ave doméstica, e tem origem na Idade Média quando, de forma jocosa ou polêmica, era associada a arrogância, altivez, vigilância ou aptidão ao comando de alguém.
Empresários atleticanos se tornaram os principais controladores oficiais do clube, ao comprar 75% das cotas da SAF. Mas, quem são Rubens Menin, Rafael Menin, Ricardo Guimarães e Renato Salvador?
Primeiros campeonatos e clubes. O São Paulo Athletic Club foi a primeira equipe de futebol do Brasil, formada em 1894 por Charles Miller. Já o Associação Atlética Mackenzie College foi o primeiro time voltado para brasileiros, em 1898.
Em 1945, Mangabeira começou a criar o mascote do Atlético. O Galo foi escolhido porque representava a raça e a luta incansável do clube. Em 1945, Mangabeira começou a criar o mascote do Atlético. O Galo foi escolhido porque representava a raça e a luta incansável do clube.
Com essa conquista, o Atlético-MG ampliou ainda mais sua vantagem como maior campeão do estadual, com incríveis 49 conquistas, além de ter seu segundo penta (o primeiro ocorreu entre 1952 e 1956).
A taça ajuda o Atlético abrir vantagem como o maior vencedor do estadual. Em toda história, o clube teve 49 títulos. O segundo na lista é o Cruzeiro, com 38.
Rubens Menin é sócio majoritário do Galo Holding, grupo que faz a gestão de 75% da SAF do Atlético, e comanda outras empresas gigantes como a MRV Engenharia, o Banco Inter e o canal de TV CNN Brasil. De acordo com a lista da Forbes 2024, a sua fortuna é de US$ 1,9 bilhão (cerca de R$ 9,5 bilhões).
No momento, o Atlético-MG SAF é dividido em 75% das ações sob comando da "Galo Holding" e outros 25% que pertencem à associação. Na "Galo Holding", o maior percentual é de Rubens Menin e Rafael Menin (41,8%) - 20,2% é do Fundo Galo Forte; 6,7% do FIGA e 6,3% de Ricardo Guimarães.
Tornou-se um símbolo da Gália e dos Gauleses e a sua origem resulta de um trocadilho da palavra latina gallus, que significa “galo” e “gaulês”. Este símbolo caiu em desuso na Idade Média e é encontrado na Alemanha no século XIV para evocar a França.