Criado pelo Ministério da Economia, em parceria com o Serpro, empresa de tecnologia da informação do Governo Federal, a Política de Governo Digital com enfoque no cidadão concebeu o conceito da Plataforma de Autenticação Digital do Cidadão, o projeto Conta gov.br.
A conta gov.br é uma ferramenta de autenticação (login) que pode ser integrada aos mais diversos serviços e sistemas, utilizando apenas um usuário e senha. Porém, mesmo que o login seja realizado com o gov.br, a responsabilidade de prover o acesso ao serviço ou sistema é do órgão responsável por este serviço.
O Programa de Governo Eletrônico do Estado brasileiro surgiu no ano 2000, quando foi criado um Grupo de Trabalho Interministerial com a finalidade de examinar e propor políticas, diretrizes e normas relacionadas às novas formas eletrônicas de interação, através do Decreto Presidencial de 3 de abril de 2000.
O SouGov.br, solução digital desenvolvida pelo Serpro para o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e que atende a mais de 1,27 milhão de pessoas fez aniversário no último mês.
O sistema SouGov, desenvolvido pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, disponibiliza serviços de gestão de pessoas, é gratuito e o acesso é permitido aos servidores ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo Federal e do Governo do Distrito Federal – ...
Criada após um projeto lançado em dezembro de 2016, a plataforma gov.br determinou as regras para prestação de serviços públicos digitais. Para garantir a segurança do acesso, são utilizados recursos de empresas de reconhecimento global.
gov (governamental) é um domínio de topo patrocinado (sTLD) usado nos DNS's da internet relacionados à URL de entidades ligadas ao Governo dos Estados Unidos da América. Na língua inglesa é normalmente pronunciado como uma palavra, dot-gov, e entrou na linguagem comum dessa forma.
Você pode usar a sua conta gov.br para acessar serviços do SUS, inscrever-se no ENEM, consultar sua CNH ou Carteira de Trabalho digital, simular aposentadoria no Meu INSS, além de diversos outros serviços.
A conta gov.br é uma maneira segura para ter acesso a milhares de serviços públicos digitais integrados à plataforma gov.br, utilizando computador, notebook, tablet ou smartphone.
Criado pelo Ministério da Economia, em parceria com o Serpro, empresa de tecnologia da informação do Governo Federal, a Política de Governo Digital com enfoque no cidadão concebeu o conceito da Plataforma de Autenticação Digital do Cidadão, o projeto Conta gov.br.
Qual é a diferença entre Governo Eletrônico e governo digital?
No Governo Eletrônico, cada órgão detém seu portal individualizado, tornando o acesso à informação um labirinto para os cidadãos. Em contraste, o Governo Digital surge como uma plataforma integrada, centrada no cidadão, unificando múltiplos órgãos e simplificando a busca e acesso à informação.
Em junho de 2019 foi criada a conta única gov.br na loja de Google Play, que já conta com mais de 100 aplicativos migrados, entre eles, Meu INSS, Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp Cidadão) e o do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para saber se já possui uma conta gov.br registrada em seu CPF, basta acessar a página abaixo, digitar seu CPF e clicar em Continuar. Se o fluxo de criação de conta for apresentado, a conta ainda não existe. Caso seja solicitada uma senha, a conta já foi criada.
Quem será responsável por coordenar a consolidação de portais governamentais na internet, sob o domínio “gov.br”? A Secretaria Especial de Comunicação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República.
Os apps estão disponíveis para qualquer pessoa, sendo que o GOV.BR (antigo Meu GOV.BR) é direcionado para cidadãos que não são servidores públicos ativos ou aposentados e pensionistas. Nesse último caso, o app a ser usado é o SouGOV.BR.
Aplicativo com serviços de gestão de pessoas exclusivos para servidores públicos federais ativos, aposentados, pensionistas e anistiados políticos do poder Executivo Federal civil.