Torque é um conceito físico, relativo ao movimento de rotação de um corpo após a aplicação de determinada força sobre ele. Imagine que você está manuseando uma chave de boca para girar um parafuso. A força aplicada sobre a ferramenta no momento em que o parafuso é desatarraxado é o torque.
De forma resumida, o torque é uma ação aplicada sobre um corpo com o principal objetivo de rotacioná-lo. Ou seja, é a capacidade de torção que um sistema motriz tem.
O torque, geralmente expresso em kgf. m (quilograma força por metro) ou Nm (Newton por metro) é a capacidade do motor de fazer um esforço, ou seja, gerar energia.
De forma simplificada, o torque é definido como uma força de rotação, que pode ou não resultar em movimento. Você gera, por exemplo, torque toda vez que utiliza uma alavanca e aplica força sobre ela. Um exemplo prático sobre isso é quando usamos uma chave de boca para apertar ou soltar os parafusos de uma roda.
Descoberto por Arquimedes, o torque é um tipo de força que causa a rotação de um objeto em torno de um eixo. Por exemplo, ao abrir uma porta, você realiza uma força, cuja componente penpendicular à porta faz com que ela gire em torno da dobradiça.
O torque é o agente dinâmico da rotação. Quando aplicamos um torque sobre algum corpo, esse corpo pode ganhar velocidade angular, passando a descrever um movimento de rotação.
É uma medida de força do motor: quanto maior o torque, melhor ele responderá às acelerações. Assim, o torque é muito importante na escolha não só de veículos leves, mas principalmente de veículos de transporte, como caminhões e ônibus.
A falta de torque ou o excesso dele, podem causar fatalidades, acidentes graves, assim como, danos ao patrimônio das empresas, pois negligenciar a aferição do torque, dependendo da aplicação, pode gerar risco de morte e a integridade dos trabalhadores, assim como danificar máquinas, equipamentos, instrumentos ou ...
O soquete hi-torque é fabricado em aço especial, proporcionando maior resistência e durabilidade para a ferramenta. Foi desenvolvido para aplicação no segmento aeronáutico. O soquete hi-torque possui acabamento oxidado preto, que aumenta a proteção contra oxidação e corrosão.
O torque é efetivamente medido por meio de um braço de alavanca de propriedades conhecidas, conectado a um dinamômetro convencional, balança ou outra forma de quantificação de força. Tal técnica ficou conhecida como “freio de Prony” (Prony brake) e foi intensamente utilizada nas décadas posteriores.
De uma maneira bastante simples, o torque é calculado através da seguinte fórmula: Torque = Força X Comprimento da alavanca. A unidade de medida para o toque geralmente utilizada no Brasil é o Nm (Newton metro).
Divisor de torque hidráulico HTD Esta válvula única pode ajudar a otimizar funções de propel, eliminar o desgaste irregular nos motores em série e otimizar funções de transporte.
O motor E. torq é desenvolvido pela renomada fabricante de motores FCA (Fiat Chrysler Automobiles), o E. torq é uma família de motores a combustão, que se destacam por sua capacidade de entregar uma combinação perfeita entre potência e economia de combustível.
Quando aplicada a corpos sujeitos a movimentos de rotação, a segunda lei de Newton afirma que o torque resultante sobre um corpo é igual ao produto de seu momento de inércia por sua aceleração, além disso, em todos os casos, é possível calcular o torque pela fórmula τ = rFsenθ, em que θ é o ângulo entre o braço de ...
Portanto, quando a força é aplicada diretamente no centro de rotação, o vetor posição r é zero, fazendo com que o produto vetorial r ×F também seja zero. Isso resulta em um torque τ nulo, indicando que não há efeito rotacional gerado por essa força, pois não existe "braço de alavanca" para criar uma rotação.
Torque é a capacidade do motor de realizar um esforço de rotação ou gerar energia, ou seja, está diretamente relacionado à força. Essa grandeza é representada em quilograma-força-metro (kgf.
Torque é uma medida de força, também conhecida como momento de força, que gira um objeto em torno de um eixo ou ponto central (pivô ou ponto de rotação). Este vetor é perpendicular ao plano composto por força e raio de rotação, podendo ser calculado por meio do produto vetorial entre força e distância.
O torque considera tanto o vetor de força aplicado quanto a distância do centro da articulação (o centro de rotação) até o local onde se aplica a força (geralmente uma área mais distal).
Quanto maior o diâmetro, maior o raio, maior a alavanca, menor o esforço. Torque, portanto, é o resultado da força aplicada a um comprimento de alavanca. É por isso que o medimos em quilograma-força-metro (kgf*m) ou Newton-metro (N*m): torque = força * comprimento.
Qual a importância do torque? Um torque elevado garante uma boa arrancada de um veículo, influenciando o seu comportamento: ele será ágil graças à sua força em baixas rotações, o que é importante para enfrentar o trânsito das cidades.
Você já sabe que o torque está ligado à força que é produzida pelo sistema motriz de um caminhão. Já a potência tem relação com a velocidade e tempo. Nesse sentido, podemos afirmar que o torque se relaciona ao trabalho. A potência, por outro lado, representa o tempo que demora para que ele seja realizado.
Na situação descrita usamos o sinal positivo para a tendência que o objeto tem de girar no sentido anti-horário e o sinal negativo é usado para representar que o objeto tende a girar no sentido horário.