Lamarr e Antheil Durante a Segunda Guerra, Hedy Lamarr trabalhou com o inventor George Antheil num aparelho de interferência em rádio que, mais tarde, culminou na invenção do wifi. A ideia do dispositivo era despistar radares nazistas e oferecer privacidade para o exército americano.
Quem inventou o Wi-Fi, afinal? Não foi apenas uma pessoa, mas uma dupla: Hedy Lamarr e George Antheil. E uma dupla um tanto inusitada! Ainda assim, o crédito pela invenção do Wi-Fi é dado principalmente a Hedy Lamarr, atriz e inventora austríaca nascida em 1914 no ápice da Grande Guerra.
Tocando um dueto improvisado no piano, era como se ele transmitisse um sinal (submarino) e ela seguisse (torpedo). Então, Hedy pensou que, se o marinheiro e o torpedo mudassem de frequência de rádio várias vezes seguidas, era praticamente impossível obstruir essa comunicação.
Quando surgiu a rede sem fio? Durante a Segunda Guerra Mundial, a atriz desenvolveu um sistema de torpedos guiados por rádio que os impedia de serem detectados pelo inimigo, e uma tecnologia de espectro alargado por salto de frequência que acabou dando origem ao primeiro padrão de conexão wi-fi (o IEEE 802.11) em 1997.
A primeira base para o Wi-Fi foi produzida durante a Segunda Guerra Mundial pela atriz Hedy Lamarr, que criou e patenteou uma espécie de torpedo guiado por rádio que impedia a detecção do sinal pelos inimigos.
FIBRA ÓPTICA NO FUNDO DO MAR! Como funcionam os cabos submarinos de internet
Quem criou o Wi-Fi e em que ano?
A história do Wi-Fi
O Wi-Fi como hoje o conhecemos começou a surgir com os primeiros testes pelo IEEE em 1997, à época transmitindo no máximo 1 Mbps. Em setembro de 1999, foi formado por seis empresas o conglomerado que desenvolveria essa tecnologia e até hoje é responsável por sua distribuição, o Wi-Fi Alliance.
Essa descoberta levou a uma revolução na conectividade sem fio, permitindo que dispositivos se comunicassem globalmente. Em 1999, Phil Belanger deu ao Wi-Fi seu nome amigável e memorável. Embora sua contribuição não tenha sido técnica, seu impacto na popularização da tecnologia foi significativo.
Em 2000, a Universidade de Drexel, na Filadélfia, nos Estados Unidos, tornou-se a primeira das maiores universidades a oferecer acesso à internet totalmente sem fio em toda as suas dependências do campus.
O nome se deriva de uma abreviação de wireless field, ou "área sem fio". Alguns comparam ao termo Hi-Fi, designado para qualificar aparelhos de som com áudio mais confiável, que é usado desde a década de 1950.
Neste contexto, podemos falar da Internet. A Internet surgiu nos anos 60, na época da Guerra Fria, nos Estados Unidos. O Departamento de Defesa americano pretendia criar uma rede de comunicação de computadores em pontos estratégicos.
A primeira grande mudança é que o Wi-Fi 6 permite velocidades de conexão potencialmente mais rápidas. Wi-Fi mais rápido significa melhores velocidades de upload e download (ou taxa de transferência) devido ao aumento da largura de banda oferecida pelo Wi-Fi 6.
O Wi-Fi 6 expande a banda WiFi de 80 MHz para 160 MHz, dobrando a largura do canal e criando uma conexão mais rápida do roteador com o dispositivo. Com o Wi-Fi 6, você pode assistir a filmes de 8K, downloads e uploads de arquivos grandes e dispositivos domésticos smarts responsivos - tudo sem buffer.
É a abreviação de world wide web, ou rede com amplitude mundial. Esse é o sistema por onde circulam as informações em hipertexto. É formado por milhões de sites e computadores conectados.
O Wi-Fi, WiFi ou simplesmente wifi surgiu no mercado em 1997. É um sistema de conexão sem fio, dentro de uma determinada área, entre dispositivos eletrônicos, para acessar a internet.
Oficialmente, ninguém. Mas, na prática, a rede mundial acaba ficando na mão do governo dos EUA. O país tem controle majoritário de dois recursos importantíssimos: os servidores (computadores de grande porte sem os quais a internet não funciona) e os endereços www.
Em 1989, Tim Berners-Lee desenvolveu aWorld Wide Webpara facilitar o trabalho colaborativo no CERN. Basicamente, a WWW funciona como um sistema de distribuição de documentos de hipertexto (HTTP) interconectados e acessíveis por meio de um navegador web conectado à Internet.
Qual foi o nome dado a primeira versão da internet?
A verdadeira origem da Internet é com a ARPANet (Rede de Agencias de Projetos de Pesquisa Avançada ou Rede da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada dos Estados Unidos). No ano de seu nascimento, em 1969, quando nasceu a ARPANET, surgiu a primeira conexão entre os computadores da Stanford e da UCLA.
A Internet chegou no Brasil em 1988 por iniciativa da comunidade acadêmica de São Paulo (FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Rio de Janeiro UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica).
Qual foi a primeira rede brasileira conectada à internet?
Em 1988, pelo Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC, da Universidade do Rio de Janeiro, o Brasil entra na era da Internet utilizando a Bitnet, rede remota criada em 1981 para possibilitar um meio rápido de comunicação entre universidades.
A Internet no Brasil chega em 1988 por decisão inicial da sociedade de estudantes e professores universitários paulistanos (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, liderada por Oscar Sala) e fluminenses (Universidade Federal do Rio de Janeiro e Laboratório Nacional de Computação Científica).