A partir desta teoria criada por Fayol foi desenvolvida a ideia dos 4 pilares principais da administração. São eles: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. A partir das quatro bases a administração da empresa é melhor desenvolvida e alcança melhores níveis de excelência e eficácia.
Jules Henri Fayol foi um engenheiro, empresário e escritor formado na França. Suas experiências e interesses o levaram a criar a Teoria Administrativa, que integra a Teoria Clássica da Administração e que lhe rendeu o título de pai da Escola Clássica de Administração.
O PODC – Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar – é uma metodologia que define melhor as funções do administrador, separando as tarefas por etapas dentro de um ciclo.
Fayol entende que o trabalho precisa ser bem definido e que cada colaborador deve entender qual é o seu papel dentro da organização. Isso gera um aumento de produtividade e melhor aproveitamento dos recursos humanos e financeiros da empresa.
Funções do ADMINISTRADOR║Conheça 4 funções do modelo PODC ║Planejar, organizar, dirigir e controlar
Quem veio primeiro Taylor ou Fayol?
Confronto das Teorias de Taylor e Fayol. O pioneiro da Teoria Clássica, Henri Fayol, é considerado – juntamente com Taylor – um dos fundadores da moderna Administração.
Taylor acreditava que todos os trabalhadores eram motivados por dinheiro, e também promoveu a ideia de "um salário justo por um dia justo de trabalho". Ou seja, se um trabalhador não alcançasse o suficiente em um dia, ele não merecia ser pago tanto quanto outro trabalhador que era altamente produtivo.
As funções administrativas do empreendedor são, como dissemos antes, quatro: planejar, organizar, dirigir e controlar. Todas elas estão presentes na gestão comercial, no planejamento financeiro e em qualquer outra área da empresa.
Quais teorias Taylor e Fayol defendiam na administração?
Taylor acreditava que uma boa administração advinha de olhar para as tarefas que estavam sendo feitas e como estavam sendo feitas. Administrar para Fayol era um controle da empresa como um todo estava em estabelecer objetivos pensar no futuro e fazer com que esse futuro acontecesse.
Planejamento, organização, direção e controle (PODC) são as ações que compõem o ciclo do processo administrativo. De maneira ampla, essas são as quatro grandes funções administrativas de uma empresa. Elas foram primeiramente propostas por Henri Fayol, um dos principais autores da teoria clássica da administração.
Em suas pesquisas, Fayol acredita que a função administrativa da empresa deve ser desempenhada em todos os níveis hierárquicos e não só por aqueles que ocupam cargos de alto escalão.
Segundo Fayol, nesse livro: A administração é função distinta das demais funções da empresa, como finanças, produção e distribuição. A administração compreende cinco funções: planejamento, organiza- ção, comando, coordenação e controle.
Conheça Peter Drucker, considerado o “pai” da Administração moderna. A maioria dos grandes líderes se inspira em outros para crescer. Uma grande fonte de inspiração para todos que se aventuraram pelo ramo da administração no século XX foi o austríaco Peter Drucker.
Taylor (1856-1915) e Jules Henri Fayol (1841-1925) foram os precursores das abordagens clássica e científica da Administração. Frederick Taylor publicou, em 1903, o livro Gerência de Fábrica (Shop Management), onde expôs um estudo que relacionava movimentos e tempos de serviços realizados por operários.
Finalmente, ao longo das demais exposições a intenção foi fazer com que você conhecesse as quatro principais áreas funcionais de uma organização – Produção, Marketing, Finanças e Recursos Humanos – e como elas se desenvolvem e são administradas.
Os princípios de Fayol foram desenvolvidos pelo engenheiro Henri Fayol no início do século XX, com o objetivo de melhorar a eficiência e a produtividade das organizações por meio da sua correta estruturação e desenvolvimento.
O que levou Frederick Taylor a criar a teoria da administração?
A principal ideia do taylorismo era a racionalização do trabalho. Ao perceber que os trabalhadores perdiam muito tempo durante a produção por não dominar a sua função, Taylor observou que era necessário aperfeiçoar as funções de cada um para evitar lentidão na produção e esforço físico desnecessário.
A teoria geral da administração é o conjunto dessas, que são designadas por meio de diferentes termos, explicados a seguir. Teorias são explicações, interpretações ou proposições sobre a administração e as organizações.
Ao definir o que é administração, Fayol implicitamente definiu os elementos que a compõem: previsão, organização, comando, coordenação e controle. Esses cinco elementos constituem as chamadas funções do administrador.
A hierarquia de uma empresa é sempre dividida em três níveis organizacionais, mesmo que isso às vezes aconteça de forma inconsciente, e são eles os níveis estratégico, tático e operacional.
As funções administrativas visam ajudar a empresa a alcançar seus objetivos e metas, gerenciar seus recursos e equipes de maneira eficaz, criar um ambiente de trabalho produtivo e garantir que as atividades da empresa estejam alinhadas aos seus objetivos estratégicos.
Definição: Taylorismo é um sistema de gestão desenvolvido por Frederick W. Taylor no início do século XX, focado na eficiência produtiva. Princípios: Divisão do trabalho, especialização das tarefas, padronização dos processos e uso intensivo de tempos e métodos.
Porque Taylor é considerado o pai da Administração Científica?
É considerado "o pai" da Administração Científica, por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. Seu foco era a eficiência e a eficácia operacional na administração industrial e comercial.
Frederick Winslow Taylor foi um engenheiro norte-americano que introduziu o conceito da chamada Administração Científica, revolucionando todo o sistema produtivo no começo do século XX e criando a base sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral da Administração.