O conceito dos 4As do Marketing foi criado por Raimar Richers e trata-se das responsabilidades administrativas da equipe de Marketing, assim como a interação da empresa em que atuam ao meio ambiente, e é dividido em quatro funções sendo: análise, adaptação, ativação e avaliação.
Os 4Ps são a denominação preconizada pelo professor Jerome Mc Carthy (1978), conhecida maneira de estudar produto, preço, praça e promoção como componentes do composto de marketing.
O conceito de 4Ps do marketing foi criado em 1960 pelo professor Jerome McCarthy, e muito difundido por Philip Kotler. Muita gente, inclusive, acha que foi Kotler quem desenvolveu a ideia, tamanha a sua influência. Mas suas maiores mudanças vieram na era digital.
Os 4Ps do marketing incluem preço, praça, produto e promoção, variáveis capazes de determinar o sucesso competitivo e a rentabilidade de longo prazo do negócio. O marketing é uma das mais poderosas ferramentas das organizações.
Os 8 Ps do marketing são: produto, preço, praça, promoção, pessoas, processos, posicionamento e performance — pilares básicos da estratégia de uma empresa.
Os 4Ps resumem o conceito básico dos pilares da estratégia de marketing: preço, produto, praça e promoção. Portanto, eles são assim chamados por trazerem as iniciais dessas palavras que representam as variáveis das ofertas que as empresas fazem ao público-alvo a fim de alcançar seus objetivos de marketing.
Nela são avaliados quatro pontos: forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, de modo a encontrar formas de aperfeiçoar os processos internos. Trata-se de um sistema simples de análise, que visa posicionar ou verificar a posição estratégica de uma organização em seu campo de atuação.
A finalidade do mix de marketing é despertar o interesse nos clientes, gerando desejo de compra e melhorando a experiência do cliente. Ele precisa ser pensado de acordo com o nicho, o estilo da empresa em questão e a persona.
Os 4 Ps do marketing (Mix de Marketing ou Composto de Marketing) são um conjunto de fatores que uma empresa pode aproveitar para realizar estratégias que a ajudem a obter resultados positivos nas vendas. A definição de cada um dos 4 Ps é: produto, preço, praça e promoção.
Para colocar em prática os 4 Ps do marketing, você precisa estudar e detalhar cada um de seus elementos com atenção. Portanto, defina o seu produto, praça e preço. Em seguida, parta para a criação da promoção. Com todos os itens claros em seu planejamento, ficará mais fácil colocar o conceito em prática.
1. CRM: Definição e Conceitos. Já sabemos que CRM é a sigla usada para "Customer Relationship Management" (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Porém, a definição de CRM vai além: é uma gestão 360º de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato.
A praça, originalmente denominada em inglês como place, é o lugar onde o seu produto será exposto para a venda, sendo ele digital ou físico. Para isso, deve-se levar em conta quais canais de distribuição conseguirão alcançar o seu público da maneira mais eficaz.
Atualmente, contamos com 5 fases do marketing: o marketing 1.0, 2.0, 3.0, 4.0 e 5.0. Cada uma das eras do marketing tem suas características diferenciadas de acordo com as necessidades dos consumidores.
O que são os 4As? O conceito dos 4As do Marketing foi criado por Raimar Richers e trata-se das responsabilidades administrativas da equipe de Marketing, assim como a interação da empresa em que atuam ao meio ambiente, e é dividido em quatro funções sendo: análise, adaptação, ativação e avaliação.
A análise SWOT foi inventada na década de 1960 por Albert Humphrey, consultor em gestão do instituto de pesquisas da Universidade de Stanford. Antes disso, o planejamento empresarial não era muito difundido.
A sigla “SWOT” vem do inglês e refere-se aos quatro pilares analisados no método: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
O conceito surgiu na década de 1960, a partir da definição dos 4Ps do Marketing – os quatro pilares que iriam desenvolver a técnica. Desde então, delimitar produto, preço, promoção e praça tornou-se o primeiro passo para inserir uma proposta no mercado e gerar desejo de compra no público.
A definição de cada um dos 4 Ps é: produto, preço, praça e promoção. É por meio do uso desses pilares que a empresa vai divulgar, vender e fortalecer a sua marca.
''Placement, Price, Product e Promotion''. Esses são conceitos básicos, pilares do marketing, e que, na nossa lingua, significam Praça, Preço, Produto e Promoção.
Os 4 Ps do Marketing servem para colocar a marca no mercado, de acordo com o posicionamento que deseja alcançar. Portanto, as definições de Preço, Produto, Praça e Promoção são responsáveis por transmitir esse posicionamento ao público-alvo e consolidar a imagem da marca na mente dos consumidores.
Os 4 Ps reúnem apenas produtos, preço, praça e promoção. Já os 8 Ps reúnem esses e ainda pessoas, processos, posicionamento e performance. Esses novos termos entram como uma demanda, que tem como propósito se preocupar com a experiência do cliente — as vontades e desejos do cliente — e não só com o produto.