O professor dá a aula expositiva, o aluno faz as perguntas sobre suas dúvidas (ou não, porque às vezes ele não entendeu o mínimo para ter dúvidas), o professor prepara a prova com base em suas aulas, o aluno faz a prova para atingir a nota, o aluno é aprovado ou reprovado.
Dar aula é diferente de ser professor; Dar aula é ouvir antes de falar; Dar aula é entender antes de avaliar; Dar aula é conhecer o aluno e junto com ele promover ação de aprendizagem; Dar aula é envolver os alunos no assunto abordado; Dar aula não é ser mestre da fala e nem ter voz bonita; Dar aula é conhecer a ...
A prática docente exige um vínculo ideológico muito específico com o conhecimento e com as pessoas com quem ele é compartilhado. Não se trata apenas de ensinar, de transmitir conhecimentos, de passar ao/à outro/a o que se sabe em certo campo específico do saber, como poderia pensar o senso comum sobre essa profissão.
Ele disse que não dá aula comigo na sala e fugiu KKKKK - Ep 29
É docente ou docência?
O que significa docente? "Docente" é um termo que se refere a alguém que exerce a função de ensinar, instruir ou educar. No contexto acadêmico, o termo é frequentemente usado para descrever professores universitários ou do ensino superior.
A palavra docente é um substantivo que se refere àquele que ensina. Ou seja, a palavra é sinônimo de professora/professor. O corpo docente de uma faculdade ou escola é o conjunto dos professores que atuam naquela instituição.
Podem lecionar nos Ensinos Fundamental e Médio das escolas de Educação Básica, os graduados em licenciaturas e Pedagogia. Na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e nos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental, admitem-se professores com formação mínima de nível médio, na modalidade normal.
O educador é aquele que, principalmente, cultiva o saber enquanto processo, no qual conhecer mais emancipa o educando e o prepara à aprendizagem independente. O educador tem consciência plena que seu papel é se tornar, gradativamente, menos necessário.
Professor: É a pessoa que ensina ciência, arte, técnica e outros conhecimentos, profissional que ministra aulas em todos os níveis educacionais. Educador: É quem ensina a questionar, ter raciocínio lógico, senso crítico, dialogando para ampliar o conhecimento de ambos.
Existe algo mais importante que o tipo de formação? Bom, quem já teve um professor sem uma boa didática sabe que a resposta para esta pergunta é: "Sim, com certeza!" Independentemente de ser licenciado ou bacharel, todo professor precisa ser mestre na arte de ensinar.
“Docente”, de acordo com o Dicionário Michaelis, é “relativo ao ensino ou àquele que ensina”. Portanto, pode servir como sinônimo de “professor”. Já “discente” é utilizado para falar daquele “que aprende”, ou ainda “relativo a alunos; estudantil”.
O termo docente se refere aos professores e educadores. Já discente significa aluno, estudante de uma instituição de ensino. Desta forma, corpo docente faz referência a todos os professores que compõem determinada faculdade ou curso. Corpo discente se refere ao conjunto de estudantes de uma instituição.
A palavra docência, em seu sentido etimológico, “tem suas raízes no latim – docere – que significa ensinar, instruir, mostrar, indicar, dar a entender” (VEIGA, 2006, p. 468).
Magistério é o curso técnico profissionalizante de nível médio que forma professores para atuarem na educação básica (anos iniciais, ensino fundamental e médio). Basicamente, o magistério é um tipo de extensão do ensino médio, assim como acontece com cursos técnicos em Administração, Segurança do Trabalho, etc.
1 Ministrar lição; ensinar: Lecionou inglês por muitos anos. Leciona matemática a alunos de nível avançado. 2 Dedicar-se ao magistério; ensinar, professorar: Ele leciona desde muito jovem.
Os palestrantes têm grande reconhecimento no mercado por motivar pessoas e ajudar empresas a alcançarem seus objetivos de maneira rápida e eficiente, tudo por meio de palestras com grande impacto emocional e profissional.
A aula ministrada por meios digitais é uma aula em tempo real, nos dias e horários estabelecidos, como nas aulas presenciais. É um encontro numa sala de aula virtual, como se fosse na sala de aula física. Alunos e professor interagem, discutem, tiram dúvidas.