Quem decide o Rese?

Em via de regra, o Recurso em Sentido Estrito (RESE) é endereçado ao Tribunal competente (à época de edição do Código de Processo Penal – CPP/41 – era o Tribunal de Apelação; atualmente, são os Tribunais de Justiça, os Tribunais Regionais Federais e os Tribunais Regionais Eleitorais).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem decide o recurso em sentido estrito?

No recurso em sentido estrito procede-se ao reexame da decisão do juiz, nas matérias especificadas em lei, permitindo-se-lhe novo pronunciamento antes do julgamento pela instância superior.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.idp.edu.br

Quem faz o juízo de admissibilidade do Rese?

O juiz perante o qual é interposto o recurso deve realizar um juízo de sua admissibilidade, verificando se estão presentes, no caso, os pressupostos objetivos e subjetivos da impugnação, isto é, se há previsão legal e adequabilidade, se há tempestividade e se há legitimidade e interesse para recorrer.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Para quem é direcionado o Rese?

O recurso em sentido estrito é a medida judicial adequada para a impugnação de decisões interlocutórias desprovidas de caráter definitivo ou terminativa, uma vez que estas desafiam recurso de apelação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como se processa o recurso em sentido estrito?

O recurso em sentido estrito pode ser interposto por petição ou por termos nos autos, conforme o art. 587, caput, CPP. É formado por petição de interposição de recurso mais razões recursais quando o recorrente interpõe o RESE e apresenta as razões inclusas, conjuntamente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Recurso em sentido estrito (RESE) – com professor Fernando Capez

Qual o procedimento do Rese?

O RESE poderá ser interposto dentro dos próprios autos da Ação Penal ou por instrumento, em apartado. No prazo de 5 (cinco) dias (art. 586 do CPP), as partes intimadas poderão apresentar o termo de interposição do recurso. Exceção: inclusão ou exclusão de jurado em lista geral, cujo prazo é de 20 dias (art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sti.tjms.jus.br

Como funciona o Rese?

O Recurso em Sentido Estrito (RESE) é um recurso dentro do Código do Processo Penal que tem por objetivo impugnar decisões interlocutórias proferidas no desenrolar do processo penal. Essas decisões são expressamente previstas em lei e estão presentes em um rol taxativo no art. 581 do CPP.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em legalcloud.com.br

Quem analisa o Rese?

Em via de regra, o Recurso em Sentido Estrito (RESE) é endereçado ao Tribunal competente (à época de edição do Código de Processo Penal – CPP/41 – era o Tribunal de Apelação; atualmente, são os Tribunais de Justiça, os Tribunais Regionais Federais e os Tribunais Regionais Eleitorais).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem Interpoe Rese?

Trata-se de hipótese em que há a rejeição da denúncia ou queixa. Parte legítima para interpor o recurso é o Ministério Público, no caso de rejeição de denúncia, ou do querelante, se rejeitada a queixa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em josenabucofilho.com.br

Qual é a tramitação do rese no Tribunal de Justiça?

O recurso em sentido estrito tem prazo de cinco dias para interposição. Uma vez interposto, o juiz, ao recebê-lo, determinará a intimação do recorrente para apresentação de suas razões no prazo de dois dias (vide arts. 585 e 588 do CPP).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Para quem endereçar Rese?

O recurso especial é direcionado ao STJ e tem como objetivo comparar a decisão judicial com a legislação federal e com o entendimento jurisprudencial dos demais tribunais similares.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Qual o prazo para o Rese?

Prazo e forma: O RESE é um recurso composto de duas peças: Petição de Interposição e Petição de Razões. O prazo para a interposição é de 5 dias e para a apresentação das razões é de 2 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pucsp.br

Quais os principais casos de cabimento do Rese?

PROCEDÊNCIA DAS EXCEÇÕES, SALVO A DE SUSPEIÇÃO (INCISO III)

O RESE é apropriado quando há decisão de procedência das exceções, excluindo a de suspeição. As exceções previstas no processo penal são: de suspeição, incompetência do juízo, litispendência, ilegitimidade da parte e coisa julgada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o endereçamento do recurso em sentido estrito?

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CRIMINAL DA COMARCA DE ________ ________ , já qualificado nos autos da ação penal acima indicado, por seus procuradores, vem, a Vossa Excelência,…
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que fazer quando o recurso em sentido estrito é negado?

Art. 28. Denegado o recurso extraordinário ou o recurso especial, caberá agravo de instrumento, no prazo de 5 (cinco) dias, para o Supremo Tribunal Federal ou para o Superior Tribunal de Justiça, conforme o caso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jus.com.br

O que diz o artigo 581 do CPP?

581. Caberá recurso da sentença e da decisão interlocutória. § 1o Sentença é o ato pelo qual o juiz põe termo ao processo, decidindo ou não o mérito. § 2o Decisão interlocutória é o ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questão incidente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

O que quer dizer em sentido estrito?

Lato ou stricto sensu

Já a pós-graduação stricto sensu, ou sentido estrito, são os programas de mestrado e doutorado. O acadêmico que cursa uma pós-graduação stricto sensu recebe um diploma ao final, sendo que o programa de mestrado dura em média dois anos e o de doutorado, quatro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ifsc.edu.br

Qual recurso cabível contra acórdão de recurso em sentido estrito?

12) O acórdão que julga recurso em sentido estrito deve ser atacado por meio de recurso especial, configurando erro grosseiro a interposição de recurso ordinário em habeas corpus.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Quem interpôs recurso?

O recurso pode ser interposto pela parte vencida, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministério Público, como parte ou como fiscal da ordem jurídica.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Qual a diferença entre rese e apelação?

O RESE tem uma particularidade em relação à apelação criminal, que é o efeito regressivo que consiste na possibilidade de o órgão que proferiu a decisão judicial exercer o juízo de retratação, antes de enviar os autos ao Tribunal, conforme disciplina o artigo 589 do CPP, in verbis: “Com a resposta do recorrido ou sem ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem analisa o recurso especial?

Com essa diferenciação, a Constituição definiu órgãos diferentes para julgar tais recursos. Assim, o julgamento do recurso especial é da competência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), enquanto o recurso extraordinário é julgado pelo Supremo Tribunal Federal, o “guardião da Constituição”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Qual a diferença de recurso em sentido estrito e agravo de instrumento?

Diferente do recurso em sentido estrito que traz um rol taxativo de decisões impugnáveis, o agravo em execução pode ser interposto de qualquer decisão interlocutória que trouxer um gravame ao sentenciado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em enciclopediajuridica.pucsp.br

Quando começa a contar o prazo para Rese?

O RESE tem prazo de 20 (vinte) dias quando interposto contra decisão que incluir ou excluir jurado na lista geral do Júri (art. 581, XIV do CPP), devendo o prazo ser contado da data da publicação definitiva da lista de jurados, conforme art. 586, parágrafo único, do mesmo código.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em direitopenalbrasileiro.com.br

Pode pedir absolvição no Rese?

Sim, é possível pedir absolvição no Rese, se o pedido estiver contido no disposto no artigo 415 do CPP, para trâmites no tribunal de júri.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.grancursosonline.com.br

Quanto tempo demora para julgar uma apelação criminal?

Neste caso, o prazo de 08 dias será contado a partir da intimação da chegada dos autos no Tribunal. Atenção: se for um processo de contravenção penal, o prazo é reduzido de 08 para 03 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusdocs.com