Quem pode pedir declaração de inconstitucionalidade?
Pode ser proposta pelo presidente da República, pelos presidentes do Senado, da Câmara ou de assembleia legislativa, pela Ordem dos Advogados do Brasil, pelo procurador-geral da República, por partido político e por entidade sindical de âmbito nacional.Quem julga ação de inconstitucionalidade?
A competência originária para processar e julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) é do Supremo Tribunal Federal, o qual é o guardião da Constituição Federal, conforme definido no artigo 102, I, ”a” CF/88.Como pode se dar a inconstitucionalidade?
A inconstitucionalidade ocorre devido à matéria tratada contrariar os princípios ou violar os direitos e garantias fundamentais assegurados em nossa Constituição Federal. Ex: lei que venha a instituir pena de morte no Brasil.Quem tem o dever de comunicar a decisão de inconstitucionalidade de uma norma?
O controle de constitucionalidade da lei ou dos atos normativos é da competência exclusiva do Poder Judiciário.Descomplicando a modulação dos efeitos da declaração de inconstitucionalidade
Quem pode declarar inconstitucionalidade?
Constituição Federal“Art. 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.”
Quem deve ser previamente ouvido nas ações de inconstitucionalidade?
§3º Quando o Supremo Tribunal Federal apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, citará, previamente, o Advogado-Geral da União, que defenderá o ato ou texto impugnado.O que acontece quando uma lei é declarada inconstitucional?
Quando uma norma ou ato for declara- do inconstitucional, as situações juridica- mente consumadas estarão protegidas pelo direito por ser ato jurídico perfeito; mas, naquelas hipóteses em que os efeitos mate- riais não se produzirem ainda antes do evento da lei nova ou da retirada do orde- namento jurídico da norma ...Quais são as consequências da declaração de inconstitucionalidade?
A declaração de inconstitucionalidade de lei, nesse sistema, tem seus efeitos operando para o passado, de forma a alcançar todos os atos com base nela praticados. Todo ato - público ou privado - que se tenha fundado na lei declarada inconstitucional (e, portanto, nula e ineficaz) está destituído de fun- àamento legal.Quando cabe ADI para declarar inconstitucionalidade?
Quando a segurança jurídica ou excepcional interesse social estiverem em jogo, o STF poderá restringir os efeitos da declaração de inconstitucionalidade ou decidir que ela só tenha eficácia a partir do trânsito em julgado ou um outro momento a ser fixado. Essa decisão depende da aprovação de dois terços do ministros.Quem precisa de advogado para propor ADI?
Importante salientar que dois dos legitimados necessitam de advogado para a propositura da ADI: o Partido Político e a Confederação Sindical ou Entidade de Classe de âmbito nacional.O que não pode ser objeto de ADI?
Adicionalmente, o decreto presidencial e o decreto legislativo também podem ser considerados atos normativos passíveis de ADI, pois são diretamente fundamentados na CF. Logo, note que não podem ser objeto de ADI: Ato normativo municipal. Ato normativo anterior à CF.Quem pode propor a ADI?
Ação que tem por objeto principal a declaração de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo. É proposta perante o Supremo Tribunal Federal quando se tratar de inconstitucionalidade de norma ou ato normativo federal ou estadual perante a Constituição Federal.Quando cabe representação de inconstitucionalidade?
Geralmente a Representação de Inconstitucionalidade em conjunto com a ADIN ocorre sempre que se tratar de uma norma de reprodução obrigatória, que são aquelas normas que estão na CRFB e que têm que estar repetidas ipsis litteris na constituição estadual.Quando uma ADI passa a valer?
Da votação à aplicação de uma ADIA análise dá origem a um relatório, que é enviado aos outros ministros. Passa-se então à votação, desde que haja pelo menos oito membros da corte presentes. A opção mais votada (declarar ou não a inconstitucionalidade da lei ou norma) torna-se a decisão final.
Quem são os legitimados para a ação direta de inconstitucionalidade?
I - o Presidente da República; II - a Mesa da Câmara dos Deputados; III - a Mesa do Senado Federal; IV - o Procurador-Geral da República.Como funciona o incidente de inconstitucionalidade?
O incidente serve ao controle difuso de constitucionalidade, disposto no artigo 948 do Código de Processo Civil, aplicando-se em todo e qualquer tribunal do país. O incidente pode ser suscitado, inclusive, em qualquer causa que tramite no tribunal, independentemente de ser causa originária do tribunal ou não.O que é uma declaração de inconstitucionalidade?
É a decisão judicial proclamando a não conformidade de uma lei ou ato do poder público com a Constituição.Como fazer uma ação direta de inconstitucionalidade?
Resumo para OAB: Procedimento e Aplicação da Ação direta de inconstitucionalidade
- Há uma petição inicial proposta por um dos legitimados, com um pedido de informação que se dirige a quem é o responsável pela edição do ato normativo.
- Exigência de que o advogado geral da união faça a defesa do ato impugnado.