O Ministério Público pode oferecer a denúncia contra o acusado sem depender da representação da vítima. Esse é o caso quando o estelionato é cometido contra idoso ou contra entidade pública ou privada que tenha por finalidade a proteção do patrimônio público ou social.
A Polícia Federal prosseguirá as investigações objetivando a identificação de outros elementos das ações criminosas. Os integrantes do grupo criminoso responderão pelos crimes de estelionato, de associação criminosa e de fraudes documentais, eventualmente praticados.
Para denunciar o estelionato, é preciso reunir provas que comprovem a fraude, como documentos, recibos, contratos, extratos bancários, gravações, mensagens, entre outros. Com essas provas em mãos, é preciso procurar uma delegacia de polícia civil mais próxima e registrar um boletim de ocorrência.
FOI VITIMA DE ESTELIONATO? - SAIBA QUE ATITUDE TOMAR
O que fazer se fui vítima de estelionato?
Nessa situação, a pessoa lesada deve entrar em contato com seu banco (de onde saiu o dinheiro) para pedir o ressarcimento do Pix. Isso deve ser feito o quanto antes, com um limite de até 80 dias da data em que a transação foi realizada, de acordo com Claudia Araki, especialista em prevenção a fraudes do Banco PAN.
O crime de estelionato exige quatro requisitos, obrigatórios para sua caracterização: 1) obtenção de vantagem ilícita; 2) causar prejuízo a outra pessoa; ; 3) uso de meio de ardil, ou artimanha, 4) enganar alguém ou a leva-lo a erro.
Procure uma delegacia e faça um boletim de ocorrência, para que a situação fique registrada. Por fim, avise parentes e amigos. Suas informações podem ser usadas pelos responsáveis pelo golpe para entrar em contato com pessoas próximas, pedindo dinheiro. Se eles estiverem cientes, não correrão o risco de cair no golpe.
O Pacote Anticrime alterou a natureza jurídica da ação penal no delito de estelionato e passou a exigir a representação da vítima, como condição de procedibilidade, tornando-a, assim, ação pública condicionada à representação.
Ser acusado de estelionato é uma situação grave que requer ação imediata e cautelosa. A contratação de um advogado criminalista é fundamental desde a fase investigativa. Além disso, é importante manter a calma, reunir todas as provas possíveis e evitar falar sobre o caso sem orientação jurídica.
Quanto tempo pode durar um processo de estelionato?
Quanto tempo demora um processo de estelionato? O tempo de duração de um processo por estelionato depende de vários fatores. Em média, esse processo dura de 1 (um) a 5 (cinco) anos, mas algumas circunstâncias específicas podem alongar esse prazo.
Diante disso, uma pessoa que está sendo acusada de estelionato, precisa de um advogado especialista na defesa deste tipo de crime, pois, na maioria das vezes, só terá o Advogado atuando em seu favor (pois desde a delegacia até o juízo muitas vezes irá contra).
Ou seja, no estelionato a representação passa a ser condição específica de procedibilidade e sua ausência inviabilizará o início da Ação Penal por parte do Ministério Público[4], conforme prevê o artigo 24 do Código de Processo Penal[5].
b) Para comprovar o prejuízo da vítima e obtenção da vantagem ilícita pelo autor dos fatos, a vítima deve ter em mãos os recibos de pagamentos, comprovantes de depósitos, nota promissória, cheques ou quaisquer meios que comprovem a quantia paga.
O Web Denúncia é uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo com o Instituto São Paulo Contra a Violência (ISPCV) que possibilita fazer denúncias anônimas pela Internet, em complementação ao Disque Denúncia 181.
Mesmo que você já tenha comunicado o golpe à sua instituição financeira e realizado a denúncia online, é importante registrar a ocorrência na delegacia de polícia. O boletim de ocorrência servirá como prova do crime e poderá auxiliar na investigação e na busca pelo golpista.
Para isso, você deve procurar uma delegacia da polícia civil para registrar um B.O por estelionato. E se o crime for cometido por uma empresa o boletim de ocorrência pode ser registrado na delegacia do consumidor. Além disso, é possível fazer o bo online, o site da própria Polícia Civil do seu estado.
O que acontece quando uma pessoa é processada por estelionato?
Redes sociais. A pena do crime de estelionato e seus novos formatos passa, de acordo com o texto, a ser de dois a seis anos de reclusão e multa. Atualmente a reclusão é de um a cinco anos, além da multa.
A defesa de acusação de estelionato pode questionar a suficiência das provas apresentadas pelo Ministério Público para sustentar a acusação de estelionato. Isso pode incluir contestar a credibilidade das testemunhas ou a admissibilidade de evidências. Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista.
A lei 13.964/19, em vigor desde o dia 23 de janeiro de 2020, alterou a ação penal do crime de estelionato que, desde então, passou a ser de iniciativa pública condicionada à representação da vítima, ressalvado os casos especificados no art. 171, § 5º, do Código Penal.
“Art. 171. Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Pena – reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa”.
Descaracterizar o crime de estelionato pode ocorrer quando um ou mais dos seus elementos constitutivos não se fazem presentes. O estelionato requer ação fraudulenta, erro induzido, vantagem ilícita e prejuízo alheio. Se a fraude não existir, ou seja, se não houve dolo para enganar, não há estelionato.