A reviravolta na classificação final do Campeonato Brasileiro de 2013 começou quando a CBF denunciou a Portuguesa ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por ter escalado o meia Héverton na partida contra o Grêmio, na última rodada da Série A daquele ano.
Ao término do campeonato, a Portuguesa foi denunciada pela Procuradoria Geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva por ter escalado o jogador Héverton contra o Grêmio, na última rodada.
Por que a Portuguesa foi rebaixada no lugar do Flamengo em 2013?
A Punição de Héverton
No entanto, na última rodada contra o Grêmio, próximo aos 32 minutos do segundo tempo, o meia Héverton entrou em campo para o time da Portuguesa. Essa substituição seria o motivo do rebaixamento da Lusa, dias depois do jogo.
Portuguesa perde quatro pontos no STJD e é rebaixada no lugar do Fluminense. A Portuguesa foi condenada pelo STJD, em julgamento nesta segunda-feira, a perder quatro pontos no Brasileirão por causa da escalação irregular do meia Héverton, contra o Grêmio.
Quando o Flamengo quase foi rebaixado? O time do Flamengo quase foi rebaixado em 2013, ficando na 16ª posição, após a perda de pontos devido a escalação de um jogador irregular.
A partida na qual Felipe Melo se refere ocorreu faltando três rodadas para o fim do Brasileirão, entre Flamengo e Internacional. Ele foi o autor do único gol do confronto, que culminou na saída do clube carioca da zona de rebaixamento.
Quem se beneficiou da queda da Portuguesa em 2013?
O Fluminense foi o beneficiado imediato pela punição à Portuguesa, imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Com a perda de quatro pontos, a Lusa caiu de 48 para 44 pontos indo para a 17ª colocação da Série A de 2013, a primeira do rebaixamento.
O Fluminense venceu a Portuguesa por 3 a 1, pela 4ª rodada do Campeonato Carioca, nesta quinta-feira (23), no Estádio Luso Brasileiro. O Tricolor contou com gols de Keno e Germán Cano (2) para conquistar o primeiro triunfo no estadual, enquanto Romarinho descontou para a Lusa.
O clube rubro-negro escapou da queda para a segunda divisão justamente porque fica à frente dos paulistas. Assim como no caso da Portuguesa, esta foi apenas a primeira batalha judicial, já que o Flamengo confirmou oficialmente logo após a audiência que irá recorrer da decisão ao Pleno do STJD.
O Fluminense nunca foi rebaixado no Brasileirão de pontos corridos. Mas já foi para a última rodada com risco de queda em três oportunidades: em 2009, 2013 e 2018.
O vice jurídico Orlando de Barros deixou o clube em abril dizendo que a Lusa estava "falida". O rebaixamento repentino para a Série B fez a Portuguesa perder milhões em cotas de TV e patrocínios, agravando ainda mais a combalida situação dos cofres rubro-verdes.
Héverton não disputou o jogo seguinte, Ponte Preta 0x2 Portuguesa, realizado no dia 1º/12/2013, pela 37ª rodada. O julgamento de sua expulsão no STJD, referente à expulsão contra o Bahia, foi marcado para o dia 6/12/2013, sexta-feira antes do fim-de-semana da última rodada do Brasileiro.
Quem foi o culpado pelo rebaixamento da Portuguesa?
O ex-atacante Diogo relembrou o 'Caso Héverton', que resultou no rebaixamento da Portuguesa para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2013, dizendo que não é possível apontar apenas um culpado.
A fuga do rebaixamento se deu porque Portuguesa e Flamengo foram punidos pela escalação irregular dos atletas Héverton e André Santos, respectivamente.
A Copa João Havelange foi criada em 2000, justamente por problemas que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) enfrentou para determinar os rebaixados do Campeonato Brasileiro do ano anterior, por conta de uma transferência irregular que teve que trazer ao centro da discussão o Superior Tribunal de Justiça ...
A equipe carioca foi rebaixado da primeira divisão em 1997 e da segunda divisão em 1998. Além disso, em 1996, o Fluminense chegou a cair, mas após acusações de suposto esquema de arbitragem a CBF cancelou os descensos da edição. Da mesma forma, em 2013, uma decisão judicial impediu o Tricolor de cair mais uma vez.
"Sou tricolor de coração..." Hoje é dia de lembrar o título do Fluminense na Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol, em 1999. A vitória levou o time de volta à Série A!
Manuel da Lupa, como era conhecido, era empresário e foi presidente da Lusa por três gestões, nos anos de 2005 à 2013. Ex-conselheiro do clube e ex-membro do COF, Manuel da Lupa foi o presidente que dirigiu a equipe campeã brasileira da Série B em 2011.
Como o Fluminense escapou do rebaixamento em 2009?
2009. A arrancada mais famosa da história do clube foi também a mais dramática, com uma série de 11 jogos sem derrotas - foram sete vitórias, sendo seis seguidas, e quatro empates. A reação na reta final foi determinante para evitar o rebaixamento em uma temporada em que o Fluminense chegou a ter 98% de risco de queda.
Os quatro pontos perdidos pelo rubro-negro carioca só não rebaixaram o time para a Série B porque a Portuguesa também foi punida com a perda de pontos pela escalação irregular do meia Héverton.