Em 1723, Bartolomeu Bueno da Silva anunciou a descoberta de ouro na região e, com o início da exploração desse minério, surgiram vários povoados, entre eles Porto Real (atual Porto Nacional), em 1738. A instalação do destacamento militar encarregado da vigilância da navegação também incentivou o povoamento.
O Ciclo do Ouro foi um período do Brasil Colônia que ocorreu durante o século XVIII e representou a exploração da economia mineradora. O ouro foi descoberto pelos bandeirantes paulistas, o que gerou a interiorização do território nacional e levou a colonização às atuais regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
O ouro foi descoberto pelos bandeirantes paulistas que viajavam por Minas Gerais em 1695. O Ciclo do Ouro atraiu milhares de pessoas para Minas Gerais, interessadas em enriquecer por meio da mineração. Durante essa fase, o Sudeste se tornou a região economicamente hegemônica do país.
A ocupação da região do atual Tocantins se iniciou na primeira metade do século XVII, quando jesuítas criaram os aldeamentos missionários de Palma (atual Paranã) e Duro (atual Dianópolis), para a catequese dos povos indígenas locais.
OURO, TRADIÇÕES E MUITA HISTÓRIA EM NATIVIDADE TOCANTINS
Qual a importância da descoberta do ouro para o povoamento do Tocantins?
Com a descoberta de ouro, a região logo tornou-se foco de grandes deslocamentos populacionais, num contingente enorme de pessoas em busca do grande Eldorado.
O Tocantins nasceu em 1988, quando foi separado de Goiás. Ainda não há muitos dados sobre o impacto da mudança para a população, mas alguns mostram que, nesses 23 anos, houve melhorias em algumas áreas, como economia e infraestrutura.
No final do século XVII, os paulistas descobriram as primeiras minas de ouro em Minas Gerais, na região de Vila Rica e de Sabará. Essa foi a primeira vez que grandes quantidades do minério foram encontradas no país, o que fez com que uma intensa migração ocorresse para essas regiões.
Embora não haja consenso sobre a época exata de sua descoberta pelo homem, uma das primeiras referências sobre exploração e uso desse elemento são os povos egípcios. Entretanto, até aqui, o valor do ouro ainda não tinha um significado monetário, e era procurado como mercadoria, embora já carregasse o símbolo de poder.
Onde foi encontrada a primeira pepita de ouro no Brasil?
Valente explicou que ela foi encontrada em Serra Pelada, em 1983 pelo garimpeiro Júlio de Deus Filho. “Os geólogos que estudaram a peça depois identificam que a peça partiu de uma rocha ainda maior, de mais ou menos 150 kg”, disse.
Quartzo. Em Porto Nacional já foram identificados mais de 50 hectares rico em quartzo, substância utilizada na indústria de vidro e cerâmica entre outras.
Para saber a origem do ouro, basta acessar pcro.com.br, site da Plataforma de Compra Responsável de Ouro (PCRO), fazer o login e digitar o número do registro da área, chamado de permissão de lavra, e as informações já estarão disponíveis.
O Reino de Gana ficava na região oeste da África, na área que compreende hoje o Mali e o sul da Mauritânia, alcançou seu ápice entre os séculos VII e XI.
Análises arqueológicas indicam que já em 4000 a.C., na Mesopotâmia, o ouro estava sendo trabalhado. Ao longo do tempo, as técnicas para extrair o metal e criar objetos a partir dele foram difundidas por todas as civilizações do Mediterrâneo Oriental, especialmente a egípcia.
Ou seja, grande parte do ouro do Brasil ia, no fim, para Inglaterra, que se preparava para uma transformação econômica que viria a se concretizar com a Revolução Industrial.
Na natureza, o ouro é produzido a partir da colisão de duas estrelas de nêutrons. O ouro é utilizado de forma generalizada em joalharia, indústria e eletrônica, bem como reserva de valor. O ouro geralmente encontra-se em estado livre (estado nativo), como pepitas ou grãos, em rochas, veios e depósitos aluviais.
Em suma, é um metal que não corrói, é altamente maleável e dúctil, conduz eletricidade e é altamente resistente. Todos esses fatores fazem com que a sua valorização seja tamanha.
O depósito de cobre-ouro da Phu Kham no Laos é uma jazida mineral extremamente heterogênea. O depósito tem propriedades mineralógicas, geológicas e geotécnicas complexas e variáveis, que afetam o desempenho da planta e a recuperação metalúrgica.
Os estados de Minas Gerais, Pará, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Goiás, Amapá e Tocantins são as principais regiões de extração. Em 2022, foram extraídas cerca de 94,6 toneladas de ouro, com 96,7 toneladas exportadas, principalmente para países como Canadá, Índia e Suíça.
Que tipos de solo contêm ouro O ouro se forma em pedras duras e cristalinas, em depósitos comumente chamados "veias". Um filão é normalmente formado em áreas onde a pedra que contêm as veias foi alterada de alguma maneira. O ouro encontrado em um filão é cercado de sulfureto e telureto.
Mas a busca pela emancipação do norte de Goiás, hoje Tocantins, remete a períodos mais antigos, no século XIX, quando disputas entre membros da coroa favoráveis à recolonização do Brasil e políticos liberais favoráveis à emancipação do país tiveram reflexo na província de Goiás.
O ano era 1987. As lideranças souberam aproveitar o momento oportuno para mobilizar a população em torno de um projeto de existência quase secular e pelo qual lutaram muitas gerações: a autonomia política do norte goiano, já batizado Tocantins.
Brasão do EstadoCom a mensagem principal decifrada através da frase CO YVY ORE RETAMA, que significa, em tupi guarani: ESTA TERRA É NOSSA, o Brasão do Tocantins também mostra em destaque a data de instalação do Estado: 1º de janeiro de 1989.