No ano de 1532 o espanhol Francisco Pizarro, juntamente com a ajuda de suas tropas, mudou a história do império Inca, saqueando grande parte das riquezas e destruindo templos e edifícios por completo. Porém, mesmo com toda a destruição causada Machu Picchu permaneceu completamente oculta por mais de 200 anos.
Além da construção, há também teorias sobre o desaparecimento do povo de Machu Picchu. A mais aceita é que o povo daqui abandonou o lugar devido a uma nova doença trazida pelos espanhóis durante a colonização ou também possivelmente por conta de uma ordem para deixar o local.
O incas formaram um grande império indígena que se concentrou, principalmente, na região do atual Peru. Esse povo foi conquistado pelos espanhóis a partir de 1532, quando uma expedição encabeçada por Francisco Pizarro aproveitou-se de uma guerra civil no Império Inca para dominar a região. Não pare agora...
Em 1525 houve uma epidemia de uma doença desconhecida dos incas, que os historiadores costumam identificar como varíola ou sarampo, que supostamente causou a morte do Inca Huayna Cápac em Quito (embora outros historiadores sugiram que o inca foi envenenado por um curaca chachapoya).
As atividades dos trens que levam as pessoas ao parque arqueológico também foram suspensas por precaução, causando a saída às pressas de centenas de turistas. Machu Picchu é uma das joias do turismo peruano que atraiu cerca de 4,5 milhões de visitantes ao país antes da pandemia do coronavírus em 2020.
No ano de 1532 o espanhol Francisco Pizarro, juntamente com a ajuda de suas tropas, mudou a história do império Inca, saqueando grande parte das riquezas e destruindo templos e edifícios por completo. Porém, mesmo com toda a destruição causada Machu Picchu permaneceu completamente oculta por mais de 200 anos.
Existem muitas hipóteses sobre por que a cidade inca de Machu Picchu foi abandonada. Uma das teorias indica que Machu Picchu foi devastado por uma doença do velho mundo com a invasão espanhola. Outra das teorias sugere que Machu Picchu foi despovoado após o levante de Manco Inca e os rebeldes incas de Vilcabamba.
Quem foram os responsáveis pela destruição dos povos incas?
O Império Inca foi um grande império que existiu nas regiões correspondentes aos territórios atuais de Equador, parte do Chile e Argentina. Assim como os povos astecas, os incas foram dominados a partir da chegada dos espanhóis. A expedição que levou à conquista dos incas foi organizada por Francisco Pizarro em 1532.
|1| Não se sabe ao certo ainda o porquê de Machu Picchu ter sido abandonada repentinamente pelos incas, embora muitas hipóteses apontem para a colonização espanhola do século XVI como o principal motivo.
A religião inca era politeísta, o que significa que ela possuía muitos deuses. A divindade suprema era Viracocha, mas o deus mais importante dos incas era Inti, o deus Sol. Outros deuses que os incas acreditavam eram Ilyap'a, considerado deus da chuva, e Mama Kilya, deusa Lua.
Huayna Picchu Picchu ou Machu Picchu (em quíchua Machu Picchu, "velha montanha"), também chamada "cidade perdida dos Incas", é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2 400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, atual Peru.
O Peru anunciou nesta sexta-feira (29) que fechará temporariamente para visitas turísticas três áreas da cidadela inca de Machu Picchu, em Cusco, devido ao desgaste de seus elementos em pedra, informou o Ministério de Cultura.
A conquista dos incas foi um empreendimento realizado pelos espanhóis da expedição liderada por Francisco Pizarro. Essa expedição, que possuía cerca de 200 homens, encontrou o Império Inca dividido por uma guerra civil e aproveitou-se disso para dominar esse povo.
Os incas criavam e domesticavam lhamas e alpacas. Construíram estradas, pontes e templos. A arte desse povo ficou conhecida pelos objetos de ouro e pelos calçados e tecidos. Lutas internas enfraqueceram o povo, que desapareceu após o conflito com os invasores espanhóis em 1535.
A civilização inca surgiu nas terras altas do Peru em algum momento do início do século XIII. Seu último reduto foi conquistado pelos espanhóis em 1572.
O povo peruano é resultado da miscigenação entre espanhóis e indígenas de diversas origens: mais ou menos 38% são formados pelos povos indígenas quechua e aymará. Também há descendentes de espanhóis, italianos e franceses. A cultura do país é muito influenciada pela tradição indígena.
Túpac Amaru (1545 – Cusco, 24 de setembro de 1572) foi o quarto e último imperador inca de Vilcabamba. Filho de Manco Inca (também conhecido como Manco Capac II), foi feito sacerdote e guardião do corpo de seu pai.
Huáscar (1491 – 1533) se autoproclamou inca e se estabeleceu na cidade de Cusco. Seu irmão Atahualpa (1500 – 1533) reuniu um poderoso exército na cidade de Quito, de onde tentou tomar o poder. As batalhas foram numerosas e com mortes de ambos os lados. Estima-se que entre 60 mil e 1 milhão e cem mil morreram.
As escavações de Bingham em Machu Picchu, permite coletar 555 panelas, mais de 200 objetos de bronze, cobre e prata, além de utensílios e ferramentas de pedra, etc. Embora não foram encontrados objetos de ouro, os resultados foram suficientes para afirmar que Machu Picchu, datam do auge do Império Inca.
Há muitas especulações e teorias sobre a construção e a função de Machu Picchu. Mas a maioria dos estudiosos concorda que era um lugar sagrado, onde seus habitantes adoravam os quatro elementos e outras entidades, animais e estrelas, que também consideravam deuses, especialmente o sol.