Inclusive, a decadência dos assírios aconteceu a partir de uma rebelião na cidade da Babilônia, na qual os caldeus, juntamente com os medos (povos originários da região atual do Irã), derrotaram os assírios e destruíram totalmente a cidade de Nínive.
Em 612 a.C., tropas medas lideradas por Ciaxares invadiram a Assíria e, com apoio dos babilônios, conquistaram a região. As terras assírias foram divididas entre os medos e os babilônios (caldeus). O último imperador assírio, Sinsariscum, foi morto e uma nova força hegemônica surgiu na Babilônia. Era a vez dos caldeus.
Os assírios foram derrotados em 1 779 a.C. por Hamurabi, rei caldeu, tomando como que um protetorado do grande império babilônio que surgia. Mais tarde, Assurnasirpal II ( r. 884–859 a.C.) reconquistou a terra de seus vizinhos estendendo a influência assíria do atual Irã até a cidade egípcia de Tebas.
Naquela noite, o anjo do SENHOR foi ao acampamento assírio e matou 185 mil soldados assírios. Quando os sobreviventes acordaram na manhã seguinte, encontraram cadáveres por toda parte. Então Senaqueribe, rei da Assíria, levantou acampamento e partiu para sua terra. Voltou para Nínive e ali ficou.
Depois de 400 anos de escravidão, os israelitas foram libertados por Moisés, que, segundo a narrativa bíblica, foi escolhido por Deus para tirar seu povo do Egito e levá-los novamente à Terra de Israel, prometida a seus antepassados (cerca dos séculos XIII e XII AEC).
Os 185 Mil Soldados Assírios Mortos por um Anjo do Senhor
O que a Assíria fez com Israel?
O Reino de Israel foi destruído pelos Assírios (722 AC) e o seu povo foi levado ao exílio e ao esquecimento. Mais de cem anos depois, a Babilónia conquistou o Reino de Judá, exilando a maioria dos seus habitantes e destruindo Jerusalém e o Templo (586 AC).
As áreas de pátria assírias indígenas são "parte do norte do Iraque de hoje, sudeste da Turquia, noroeste do Irã e nordeste da Síria". As comunidades assírias que ainda restam na pátria assíria estão na Síria (400.000), Iraque (300.000), Irã (20.000), e na Turquia (15.000–25.100).
A batalha aparece na Bíblia em 2 Reis 19:35, que descreve a intervenção de um anjo enviado por Deus para lutar contra 185 mil soldados do rei Senaqueribe, que cercava Jerusalém como parte de sua intenção de controlar todas as rotas através do deserto sírio que davam acesso ao mar Mediterrâneo.
Segundo a Bíblia, um anjo do Senhor, que teria descido sobre as tropas invasoras assírias que tentavam capturar a Terra Santa, matou cerca de 185.000 soldados em uma única noite.
Nínive (Ninawa) era um grande amontoado de vários vilarejos ao longo do Rio Tigre. Atualmente, onde ficava, existe a cidade moderna de Mossul, no estado de Ninawa do Iraque.
Os caldeus são povos da antiguidade, de origem árabe, que ocupavam regiões ao sul da Mesopotâmia, chamadas Caldeia, atualmente, são áreas atualmente localizadas a Síria, Iraque e Turquia.
Os povos assírios estão entre os mais proeminentes daqueles que floresceram na Antiga Mesopotâmia, isto é, na região situada entre os rios Tigre e Eufrates, onde hoje se encontram Iraque e Síria.
De idioma semita, os assírios eram politeístas e acreditavam em deuses que simbolizavam o Sol e os planetas. Por conta da religião, demonstravam conhecimento na astronomia. Na base religiosa, o deus Sol era representado como um soberano déspota e com uma vida farta.
O Apocalipse descreve uma guerra no céu, também conhecida como batalha celestial, entre os anjos liderada pelo arcanjo Miguel contra aqueles liderados pelo "dragão", identificado como o diabo ou Satanás, que será derrotado e jogado na terra.
O lado do bem teria sido comandado pelo arcanjo Miguel, que, em muitas pinturas, é representado com uma lança, uma espada flamejante ou um escudo com a frase latina “Quis ut Deus?” (“Quem é como Deus?”). Miguel teria perguntado isso diretamente a Lúcifer, que se achava igual (ou superior) ao Todo-Poderoso.
Azrael é o arcanjo da justiça islâmico. Ele também é o anjo da morte na tradição judaico-cristã. Azrael é a forma em português para o nome árabe Azra'il (em árabe: عزرائیل). O nome literalmente significa "aquele a quem Deus ajuda".
E o SENHOR enviou um anjo que destruiu todos os homens valentes, os chefes e os príncipes no arraial do rei da Assíria; e este, com o rosto coberto de vergonha, voltou para a sua terra. Quando ele entrou no templo de seu deus, os seus próprios filhos ali o mataram à espada.
Então, o anjo do SENHOR saiu e matou cento e oitenta e cinco mil homens no acampamento assírio. Quando o povo se levantou na manhã seguinte, o lugar estava repleto de cadáveres!
Capital do reino da Assíria, na margem esquerda do rio Tigre, na antiga Mesopotâmia, Nínive, cujo nome significava "bela", encontra-se próxima da atual cidade de Mossul, no norte do Iraque. Na Bíblia, Jonas é enviado a Nínive para converter o seu povo e, assim evitar a sua destruição (Jonas, 3, 1-10).
Antes da chegada dos Apóstolos, o antigo Iraque já era terra santa, pois foi o berço dos grandes profetas do Antigo Testamento que até hoje ainda são venerados como santos nas igrejas ortodoxas e nas igrejas católicas orientais.
É um culinária rica em legumes e cereais, como a cevada, carne, tomate, ervas, especiarias, queijo, de batata, assim como ervas, produtos lácteos fermentados, e pepinos em conserva. O álcool, em particular, cerveja de trigo, de vinho orgânico e arak também é consumido.