Quem deve fazer o PEI da criança autista?

No contexto do TEA, o PEI deve ser elaborado de forma colaborativa, envolvendo profissionais da educação, familiares e, quando possível, o próprio aluno autista.
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Quem deve elaborar o PEI no caso de um aluno autista?

Mas, para o PEI ser efetivo é necessário que seja elaborado de forma colaborativa com professores, coordenadores pedagógicos, pais e profissionais de educação que fazem o acompanhamento da criança na escola. O aluno também pode opinar sobre o processo de aprendizagem.
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Quem faz o PEI da criança?

O Plano Educacional Individualizado, mais conhecido pela sigla PEI, é um documento elaborado pelo professor a partir de uma avaliação de um aluno com necessidade educacional específica.
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De quem é a obrigação de fazer o PEI?

A principal base legal que obriga as escolas a elaborar o PEI é o artigo 28 da Lei nº 13.146 de 06 de julho de 2015, também conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI).
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Quem tem que fazer o PEI?

§7° A elaboração do PEI deverá ser feita por equipe multidisciplinar de atendimento especializado, devidamente habilitada e qualificada, com base em protocolos cientificamente validados, com a participação do educando, sempre que possível, e de seus pais ou responsáveis.
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Como é elaborado um PEI? [PASSO A PASSO]

É obrigatório fazer o PEI?

Sim. Usar o Plano Educacional Individualizado (PEI) na sala de aula regular não só recomendável como necessário. Primeiro porque, considerando seus objetivos, o trabalho do Atendimento Educacional Individualizado (AEE) perde o sentido se não for diretamente articulado com o realizado em sala de aula.
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Quem faz parte do PEI?

Consideram-se integrantes da Equipe Gestora o Diretor de Escola/ Diretor Escolar, o Coordenador de Organização Escolar, o Coordenador de Gestão Pedagógica Geral e Coordenador de Gestão Pedagógica por Área de Conhecimento.
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Qual profissional faz o PEI?

Para auxiliar a garantir esse direito, temos o Plano Educacional Individualizado, mais conhecido pela sigla PEI, um documento elaborado pelo professor com base na observação e avaliação de um aluno com deficiência, TEA ou altas habilidades.
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O que diz a LDB sobre o PEI?

§2° O PEI não poderá ser posto em execução sem a anuência dos pais ou responsáveis e do próprio educando, sempre que possível. Art. 7º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Sem dúvida, a constitucionalização do modelo inclusivo abriu caminho para a superação de barreiras semânticas e culturais.
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Qual aluno tem direito ao PEI?

O PEI é amparado pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), que determina que toda pessoa com deficiência tem direito à educação inclusiva, devendo o poder público adotar medidas para garantir o acesso ao ensino regular com recursos de acessibilidade e, quando necessário, oferecer ...
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Qual lei fala do PEI?

Acesso em: 1 fev. 2023. BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015.
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Qual a função do professor na PEI?

Das atribuições dos professores dessas escolas, destacam-se: i) elaboração programa de ação, com indicadores e metas relacionadas à sua atuação; ii) produção de materiais didáticos; iii) substituição de aulas dos demais professores; iv) elaboração de plano bimestral e guias de aprendizagem de suas respectivas ...
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Como fazer o PEI passo a passo?

A criação do PEI é composta por 4 etapas:
  1. Etapa 1: Conhecer o aluno.
  2. Etapa 2: Definir objetivos.
  3. Etapa 3: Planejamento.
  4. Etapa 4: Acompanhamento.
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O que é o PEI na ABA?

PEI é a abreviação de Plano de Ensino Individualizado. Na prática, o PEI é um documento que tem sido utilizado como base para o planejamento e para a implementação de intervenções baseadas em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) junto a crianças com autismo ou outros transtornos do neurodesenvolvimento.
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Quem é responsável pela elaboração do PEI?

Um PEI para ser efetivo é necessário que seja elaborado de forma colaborativa com professores, coordenadores pedagógicos, pais e profissionais de educação que fazem o acompanhamento da criança na escola. O aluno também pode opinar sobre o processo de aprendizagem.
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Quais são os 4 pilares do PEI?

Essa ampliação possibilita a efetivação de novas atitudes, tanto no que se refere à cognição como a convivência social, privilegiando os quatro pilares da Educação adotados pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
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De quem é a obrigação de fazer o PDI do aluno?

Ferramenta importante que contribui para garantia e a acessibilidade na escola. Na legislação do Estado de Minas Gerais é exigência que o professor regente construa ao longo do ano letivo o PDI do aluno da educação inclusiva.
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O que é necessário para desenvolver o PEI?

Para que um PEI seja desenvolvido da forma correta, algumas etapas podem ser seguidas, como:
  1. 1 – Trace o perfil do aluno. ...
  2. 2 – Defina metas de curto, médio e longo prazo. ...
  3. 3 – Defina planos de ação. ...
  4. 4 – Avalie.
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São etapas da realização do PEI?

O Plano de Ensino Individualizado (PEI) envolve quatro etapas: avaliar, elaborar objetivos, elaborar programas de ensino e coletar dados.
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Quem faz parte da PEI no Brasil?

Já a PEI refere-se às pessoas que se encontram inseridas no mercado informal, os desempregados a mais de um ano, aposentados, donas de casa e os jovens (crianças e adolescentes com idades impróprias para o trabalho).
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Quantas aulas o professor da PEI pode dar?

Informamos que houve alterações no decreto nº 66.793, de 30/05/2022, referente ao limite máximo de aulas que podem ser atribuídas aos docentes, passando de 40h para 44h (horas) semanais.
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Qual a carga horária do PEI?

Horas de Trabalho

A carga horária dos integrantes do Quadro do Magistério, em exercício nas unidades escolares do Programa Ensino Integral, será de 8 (horas) diárias e 40 horas semanais.
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Quem faz o programa de ação na PEI?

O Plano de Ação é um documento democrático e participativo, elaborado anualmente, revisado sempre que necessário e construído de forma colaborativa pelo(a) Diretor(a), comunidade escolar e Supervisor(a) de Ensino.
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