O IBGE produz e divulga o IPCA, sistematicamente, desde 1980. Entre 1980 e 1994, ano de implantação do Plano Real, o índice acumulado foi de 13 342 346 717 671,70%! A maior variação mensal do IPCA foi em março de 1990 (82,39%), enquanto a menor variação, em julho de 2022 (-0,68%).
Por determinação legal (Medida Provisória número 812 de 30 de dezembro de 1994), o IPCA - Série Especial está sendo divulgado trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Desta forma, o IBGE informa que o resultado do trimestre abril, maio e junho de 2024 foi de 1,04%.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de junho de 2024. Assim, o INPC acumulado em 2024 é um dos grandes assuntos do momento e você confere tudo neste post.
O cálculo do IPC é realizado com base nas despesas de consumo obtidas através da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) realizada no biênio (2008/2009) pelo IBGE.
Quando o IPC (Fipe) é divulgado? A pesquisa da variação de preços acontece desde o primeiro até o último dia do mês. A publicação do IPC ocorre em torno do dia 10 do mês seguinte à pesquisa e corresponde aos dados da variação mensal e quadrissemanal.
IPC-Fipe: o Índice de Preços ao Consumidor, calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE, mede a variação de preços no Município de São Paulo.
Normalmente, ele é definido a partir de características como informações comportamentais, demográficas e socioeconômicas compatíveis com os produtos ou serviços do negócio.
Quando o INPC é divulgado? O INPC é calculado pelo IBGE mensalmente e divulgado entre os dias 08 a 11 de cada mês, referente ao mês anterior e conforme calendário previamente estabelecido.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA é produzido pelo IBGE desde dezembro de 1979. A partir de novembro de 1985, de acordo com o Decreto n. 91.990, o IPCA passou a ser utilizado como indexador oficial do País, corrigindo salários, aluguéis, taxa de câmbio, poupança, além dos demais ativos monetários.
No Brasil, a meta para a inflação é definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e cabe ao Banco Central (BC) adotar as medidas necessárias para alcançá-la. O índice de preços utilizado é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Portanto, para facilitar, o IPCA mede a inflação, sendo, inclusive, um dos índices mais tradicionais do Brasil. Ele tem por objetivo englobar 90% das pessoas que vivem em áreas urbanas no país e é calculado mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O IPCA hoje é de 0,21%. O IPCA acumulado nos últimos 12 meses é de 4.23%. Já o IPCA acumulado no ano de 2024 até o momento é de 2,48% e o IPCA acumulado de 2023 foi de 4.62%.
O IPCA é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, e também é calculado pelo IBGE. Mas se os benefícios da Previ fossem reajustados pelo IPCA, os valores seriam maiores? Se esse cálculo levasse em consideração o mês de janeiro de 2024, o INPC seria maior, já que o índice fechou o mês em 0,57% e o IPCA em 0,42%.
Qual o IPCA hoje e acumulado dos últimos doze meses? De acordo com dados oficiais do IBGE, o IPCA do mês de referência (junho de 2024) foi de 0,21%. No ano de 2024, em junho, o IPCA acumulado dos últimos doze meses foi de 4,23%.
3. Na falta de estipulação contratual, o índice INPC é o fator de correção monetária que melhor reflete a variação da inflação e é o mais benéfico ao consumidor. Isso porque a correção monetária tem por objetivo manter o poder aquisitivo do quantum devido ao longo do tempo.
A atualização é obtida multiplicando-se o valor a ser corrigido (ou 1 se não informado) pelo fator acumulado do índice de referência (Ex.: produtório dos índices mensais de IPCA/100+1). São usados no cálculo os índices da data inicial e da data final.
Interpretação do IPC: O valor resultante do IPC indica a variação relativa do preço em relação ao ano base. Um aumento no IPC sugere inflação, enquanto uma diminuição indica deflação.