O órgão das Forças Armadas, a Marinha do Brasil, por força de lei, exerce o poder naval, como função subsidiária exerce o poder marítimo, é a Autoridade Marítima brasileira, sendo representada por suas Diretorias Especializadas, a principal é a Diretoria de Portos e Costas (DPC) que conta com as Capitanias dos Portos e ...
É de conhecimento de muitos brasileiros que a condução dos meios, pessoal e Organizações da Marinha do Brasil (MB) é de responsabilidade do Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, mas poucos imaginam que ele também tem a importante incumbência de planejar e coordenar todas as ações referentes ao mar brasileiro e ...
Timoneiro (gubernator em latim), também dito "o homem do leme", é o tripulante responsável pela navegação. O termo é de uso mais corrente no remo. O termo latino está na origem de "o governo da embarcação", pois as embarcações não são guiadas ou dirigidas, mas sim governadas.
O timoneiro, por exemplo, é o responsável por guiar o barco e fazer a orientação em relação à direção e as manobras realizadas. “Este tripulante fica encarregado do timão, é o motorista. Em alguns tipos de barco, também é responsável pela vela grande (principal), usada durante toda a regata, contra ou a favor do vento.
Comandante - também denominado Mestre, Arrais ou Patrão, é a designação do tripulante responsável pela operação e manutenção da embarcação, em condições de segurança extensivas à carga, aos tripulantes e às demais pessoas a bordo.
Qual órgão é o representante da autoridade marítima?
Cabe ao Diretor de Portos e Costas a representação nacional da Autoridade Marítima como Secretário Executivo da CCA-IMO. E por isso a DPC exerce o acompanhamento e a fiscalização dos navios no que diz respeito à segurança e poluição marinha além de outras atribuições que serão abordadas no próximo capítulo.
A maior responsável pela movimentação das águas dos oceanos é a Lua – nosso satélite natural. Sem o poder de atração que ela exerce sobre as águas, os oceanos e mares ficariam no mesmo nível.
Como Autoridade Marítima Brasileira, ela é responsável por coordenar a segurança do tráfego aquaviário, o ensino profissional marítimo, as buscas e salvamentos e a prevenção à poluição no mar causada por embarcações.
Assim como os Generais do Exército e os Brigadeiros da Força Aérea Brasileira, os postos de Almirante, Almirante de Esquadra, Vice-Almirante e Contra-Almirante são responsáveis pelo alto comando militar na Marinha do Brasil.
Almirante Salgueirinho: De acordo com o contido na Lei nº 9.537/1997, compete à Marinha do Brasil, como Autoridade Marítima Brasileira, fiscalizar o tráfego aquaviário.
Os “SP” (Serviço de Polícia) da Marinha compreendem a Companhia de Polícia do Batalhão Naval, Companhia de Polícia da Divisão Litorânea e companhias ou pelotões de polícia nos Batalhões de Operações Ribeirinhas e de Operações Litorâneas.
Depende: as áreas adjacentes ao litoral, até uma certa distância, ficam sob controle dos países. Em parte. As águas que ficam a até 12 milhas náuticas (22 km) de distância do litoral são uma extensão do território e estão submetidas às suas leis.
Para tal, a Marinha do Brasil possui Capitanias, Delegacias e Agências que executam sua s atividades com vistas à consecução desses propósitos e que, por isso, são chamadas de “Agentes da Autoridade Marítima”.
1º O Ministério da Marinha é o Órgão da Administração Federal, através o qual o Ministro da Marinha administra os negócios da Marinha de Guerra e a prepara para o cumprimento da sua destinação constitucional.
O “Comandante” é a maior autoridade a bordo. O “Imediato” é o “Oficial executivo do navio”; é o substituto eventual do Comandante: seu substituto imediato. A “Gente de bordo” se compõe de “Comandante e Tripulação (Oficiais e Guarnição)”.
11.1 Generalidades – O marinheiro que manobra o leme para governar uma embarcação chama-se timoneiro, ou homem do leme. Nas embarcações miúdas, o timoneiro atua diretamente na cana do leme; contudo, nos navios em movimento, o esforço necessário para girar o leme é muito grande.