Ọmọlu: As mulheres regidas por Omolu são dedicadas, conservadoras e racionais. Cuidado com a irritabilidade. Nàná: As mulheres regidas por Nanã são sábias, organizadas e independentes.
Omolu e Obaluaiê são os regentes das almas e dos Pretos Velhos. Seu campo de força e local de oferendas se encontram na Calunga Pequena (cemitérios). Sua saudação é "Atotô Abaluaiê / Atotô Omolu", que significa "Silêncio para o grande rei da Terra".
A pessoa ser filha de um orixá não determina a sua personalidade e nem lhe impõe características inatas. O que pode acontecer é a pessoa se conectar com um orixá por identificação ou por necessidade de melhorar algum aspecto na sua vida.
As representações relacionadas às quizilas podem também representar os atributos dos orixás: o abacaxi, por exemplo, enquanto fruto rugoso, é quizila de Omolu, pois representa as chagas do corpo deste orixá, marcado pela varíola; os animais que rastejam não podem ser consumidos pelos filhos de Oxumarê, orixá cobra etc.
São extremamente prestativos e trabalhadores, são amigos de verdade. São perseverantes, pacientes, amorosos e fiéis a uma causa. Para os filhos de Omulu, a justiça não é a dos homens, e sim a de Deus (Olorum). Muito intuitivos e de mente aguçada, têm uma capacidade mental atualizada ao seu tempo.
🎩O REINO DAS ALMAS. 👑Governado por Exu Rei das Almas – também chamado Exu Omulu - e Pombagira Rainha das Almas, tem seu ponto de energia em todos os lugares altos, nos montes e colinas onde antigamente se sepultavam os falecidos, nos hospitais, capelas funerárias, igrejas e necrotérios.
Exu Omulu é também chamado de "Anjo da Morte". Ele é o senhor dos Cemitérios. Exu Omolu zela por todos os mortos do cemitério. Exu Omulu trabalha para diminuir o sofrimento de quem o procura.
Passarinhos - por seus encantos têm a proteção de Logun Edé. Galo - com seu canto místico tem a proteção do senhor dos mistérios das folhas, Ossaim. Cobra- representando a mobilidade tem proteção do Senhor do arco-íris, Oxumarê. Cavalo - representa a força e a saúde física tem a proteção do Orixá da saúde, Omolu.
No processo de sincretismo religioso que liga os orixás aos santos católicos, Omulu é identificado com São Lázaro, o padroeiro dos doentes e necessitados. Em algumas tradições, também é sincretizado com São Roque.
Segundo a mitologia Iorubá, Omolu é filho de Nanã e Oxalá, tendo nascido cheio de feridas e marcas pelo corpo, como sinal do erro cometido por ambos, já que Nanã seduzira Oxalá, mesmo sabendo que ele era interditado, por ser o marido de Iemanjá.
Xangô foi o quarto rei lendário de Oió, na Nigéria, tornado orixá de caráter muito justo, violento e vingativo, cuja manifestação são o fogo, os raios, os trovões.
A origem de Omolu remonta às tradições africanas, sendo venerado como um orixá ancestral associado à terra, cura e proteção contra doenças. Omolu é filho dos orixás Nanã e Oxalá e irmão de Oxumaré. Obaluaê, por outro lado, é considerado o jovem senhor da evolução dos seres e está relacionado ao trono da Evolução.
Irossum (irosun) é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com quatro conchas abertas pela natureza e doze fechadas. Nesta caída responde Omolu, Iemanjá e Egum.
Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder. É da Terra que tudo nasce e tudo tem seu fim, por isso Obaluaiê rege estas questões.
Agosto é um mês sagrado para os terreiros e devotos de Omolu em todo o Brasil. Este período marca as celebrações em honra à divindade que rege a terra, a saúde e o delicado equilíbrio entre a vida e a morte.
Em 16 de agosto é celebrado o Dia de Omolú, como é chamado o orixá na Umbanda, ou São Roque, na religião Católica. A trajetória dele foi marcada por desafios. Nasceu com problemas de saúde e foi abandonado pela mãe. Por isso, ele é o orixá que promove a cura física e emocional.
Omolu, segundo ela, não é a divindade do panteão africano que oferece saúde aos seus. Na verdade, a iyalaxé explica que o correto é pedir ao orixá que ele retire as doenças, pois essa ambiguidade faz parte de seus domínios.