Quem é a parte requerida na revisão criminal?

A revisão poderá ser pedida pelo próprio réu ou por procurador legalmente habilitado ou, no caso de morte do réu, pelo cônjuge, ascendente, descendente ou irmão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Quem é o polo passivo na ação de revisão criminal?

Trata-se de um dispositivo constitucional que, conquanto se refira ao caráter indenizatório, também pode ser lido no sentido de que os erros judiciários não podem perdurar. A revisão criminal, o polo passivo terá o Estado, com o Ministério Público atuando na função de “custos legis” (art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Para quem é endereçada a revisão criminal?

A forma da revisão criminal é de ação autônoma, deve ser proposta em única petição, com qualificação da parte, endereçada ao presidente do Tribunal competente para julgá-la.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem recebe a revisão criminal?

A Revisão Criminal só pode ser ajuizada em favor do condenado, enquanto a ação rescisória pode ser proposta tanto pelo autor quanto pelo réu.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

De quem é a competência da revisão criminal?

O Superior Tribunal de Justiça é competente, exclusivamente, para processar e julgar as revisões criminais de seus próprios julgados - art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Aprenda tudo sobre a REVISÃO CRIMINAL! #1ª PARTE#

Quem é o requerido na revisão criminal?

A revisão criminal poderá ser pedida pelo próprio réu ou por procurador legalmente habilitado ou, no caso de morte do réu, pelo cônjuge, ascendente, descendente ou irmão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem tem legitimidade para propor revisão criminal?

O artigo 623 do CPP prevê que o réu possui capacidade postulatória para propor revisão criminal, sem a intervenção de advogado ou defensor público.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Quem analisa a revisão criminal?

O art. 624 do CPP estabelece que a Revisão Criminal será julgada: I - pelo Supremo Tribunal Federal, quanto às condenações por ele proferidas; II - pelo Tribunal Federal de Recursos, Tribunais de Justiça ou de Alçada, nos demais casos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como é feita a revisão criminal?

A revisão criminal é regulamentada através dos artigos 621-631 do Código de Processo Penal. No processo, deverá ser feito um requerimento com a certidão de haver transitado em julgado a sentença condenatória, com peças que comprovem os fatos arguidos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em galvaoesilva.com

Quantas vezes pode pedir revisão criminal?

Sim, poderá o Revisionando solicitar quantas Revisão Criminal forem necessárias, desde que, realmente tenha nova prova que a fundamente ( parágrafo único do art. 622 do CPP), o que não pode é fazer outro pedido de revisão com base nos fundamentos da primeira revisão que fora indeferida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais peças juntar na revisão criminal?

Tem que juntar a certidão do trânsito em julgado, as provasnovas que embasam o pedido ou, ainda, a certidão de óbito do acusado e adocumentação do CADI.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual órgão é o competente para o julgamento da revisão criminal?

7) A Turma Recursal é o órgão competente para o julgamento de revisão criminal ajuizada em face de decisões proferidas pelos Juizados Especiais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scon.stj.jus.br

O que é exigível para propositura de revisão criminal?

Pressuposto imprescindível à propositura da revisão criminal é a existência de sentença penal condenatória transitada em julgado e uma das hipóteses dispostas em um dos três incisos do artigo 621 do Código de Processo Penal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o recurso cabível para revisão criminal?

Recurso ordinário no habeas corpus. Conhecimento. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal admite o manejo excepcional do habeas corpus como substitutivo de revisão criminal, em casos de manifesta ilegalidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem é a parte passiva no processo criminal?

O autor é o polo ativo do processo, em contraposição ao réu, que é o polo passivo. O réu é a parte contra quem o processo é promovido. É contra ele que o pedido do autor é apresentado. Ele pode ser acusado, responder por crime ou delito e, no fim do processo, ser considerado culpado ou inocente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em defensoria.mg.def.br

Quando não cabe revisão criminal?

A revisão criminal não é o instrumento adequado para a reapreciação de teses já afastadas por ocasião da condenação definitiva, e não comporta a reanálise do conjunto fático e probatório, ou seja, não deve ser utilizada como segundo recurso de apelação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Quando pode ser requerida a revisão criminal?

Quando se cabe uma Revisão Criminal? A revisão criminal é cabível em situações excepcionais, quando surgem novas provas ou fatos que podem alterar o julgamento já finalizado. Por exemplo, se surgirem provas de que o réu era inocente ou que a pena aplicada foi excessiva, é possível pedir a revisão da decisão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

O que pode ser alegado na revisão criminal?

As hipóteses em que se admite a revisão criminal são: sentença fundamentada em desconformidade ao texto expresso de lei ou contra a evidência dos autos; sentença fundada em provas falsas, quando surgirem novas provas de inocência do condenado ou circunstâncias que autorizem diminuição de pena.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o efeito da revisão criminal?

Qual o efeito da revisão criminal, quando julgada procedente: Julgada procedente, a revisão criminal pode garantir, tanto a alteração da classificação da infração, quanto modificação da pena, anulação do processo e absolvição do réu.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em willianalvesadvocacia.com.br

Quem pode propor a revisão criminal?

623. A revisão poderá ser pedida pelo próprio réu ou por procurador legalmente habilitado ou, no caso de morte do réu, pelo cônjuge, ascendente, descendente ou irmão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Quanto cobrar por uma revisão criminal?

Revisão Criminal: R$ 10.168,45; 12. Mandado de segurança: R$ 5.844,34; 13.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oabsergipe.org.br

Onde ajuizar a revisão criminal?

A revisão criminal deve ser proposta perante o Tribunal de Justiça ou Tribunal Regional Federal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusdocs.com

É possível liminar em revisão criminal?

3 – DA LIMINAR

Primeiramente, frise-se a possibilidade jurídica de concessão de liminar em sede de revisão criminal – mesmo que em sede excepcional – desde que presentes os requisitos ensejadores. Trata-se de aplicação subsidiária do processo civil, em especial, da antecipação da tutela.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em professor.pucgoias.edu.br

É possível a propositura de ação de revisão criminal?

em virtude de sentença absolutória, inclusive para a mudança do dispositivo da absolvição, com o objetivo de impedir eventual ação civil de reparação do dano. em razão de sentença condenatória, desde que transitada em julgado para o ministério público.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em qconcursos.com

Quais os documentos necessários para o ajuizamento da revisão criminal?

De acordo com o artigo 625, § 1º, do Código de Processo Penal, o pedido de revisão criminal será instruído com a certidão de haver passado a sentença condenatória, além das peças necessárias à comprovação dos fatos arguidos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjes.jus.br