O público-alvo da Nike é amplo e diversificado. A marca atende desde atletas profissionais até pessoas comuns que buscam um estilo de vida ativo e saudável. Seus produtos são projetados para homens, mulheres e crianças, abrangendo uma ampla faixa etária.
Naquela época, prometia dobrar sua “cadência e impacto de inovação”, dobrar sua velocidade de mercado e dobrar suas “conexões diretas com os consumidores”. Na categoria moda e estilo a Nike continua com uma liderança enorme - 42% dos homens e 31% das mulheres consideram a marca como top da indústria.
Uma persona de marca pode incluir elementos como missão, valores e público-alvo da marca, bem como seu tom de voz, estilo visual e personalidade geral. Também pode incluir características que se alinham com os produtos ou serviços da marca, como ser inovador, luxuoso ou ecologicamente correto.
A Nike representa uma cultura global de esporte, estilo e da busca pela grandeza. Somos apaixonados pelo potencial e acreditamos que todos deveriam ter as ferramentas para alcançar o potencial de cada um. Investimos em nossos funcionários, inspirando novas ideias, métodos e produtos que nos levam ao futuro do esporte.
Missão, Visão e Valores. A missão da Nike é "trazer inspiração e inovação para cada atleta do mundo". A empresa acredita que todos têm um atleta dentro de si, independentemente do nível de habilidade, e busca motivar as pessoas a superarem seus limites.
Posteriormente é que o nome foi mudado para Nike, fazendo referência à deusa grega da vitória Nice, bastante apropriado para uma marca de calçados de corrida esportiva, à qual estão associadas, previamente, ideias como a de vitória, velocidade, leveza.
Persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal de um negócio. É baseado em dados e características de clientes reais, como comportamento, dados demográficos, problemas, desafios e objetivos. A persona é uma ferramenta de segmentação de mercado e é a base do Marketing Digital.
Uma das maneiras mais simples de saber quem é a sua persona é aplicar uma pesquisa com os seus clientes. Mas, quando você está começando, isso não precisa ser um problema. Você pode usar as outras estratégias que usaria para apoiar essa pesquisa com quem compra ou já comprou de você.
Projetar, através de uma caracterização humana, os atributos e personalidade de uma marca. E isto implica associar a imagem da marca a uma pessoa, real ou imaginária, a uma personalidade conhecida ou uma celebridade, ou a uma mascote ou personagem ilustrada.
O marketing de influência é uma das principais estratégias de marketing da Nike. A marca utiliza influenciadores digitais para promover seus produtos e aumentar a visibilidade da marca nas redes sociais.
A Nike é uma das marcas mais influentes e reconhecidas no mundo do esporte, com um impacto global significativo no branding esportivo. Através de uma série de estratégias bem-sucedidas, a Nike estabeleceu sua posição como líder na indústria e conquistou uma base de fãs leais em todo o mundo.
Qual a mensagem que a Nike transmite para a sociedade?
A Nike reforçou ainda mais o posicionamento de seu slogan histórico “Just do it”. Inicialmente ele transmitia a mensagem de coragem, de ação, de tomar atitude e após essa campanha, assumiu também significados “faça o que acha certo”, “tome uma posição”, JUST DO IT.
De acordo com a empresa, a missão da Nike é "trazer inspiração e inovação para cada atleta do mundo". Para isso, por meio dos seus produtos e serviços, a marca visa oferecer experiências positivas para os atletas de hoje, enquanto busca desenvolver melhorias para as próximas gerações.
Podemos definir o que é público-alvo como um grupo de pessoas com características em comum e que compartilham do mesmo interesse pelos produtos ou serviços que uma empresa tem a oferecer.
Há diversos tipos de persona: buyer persona, brand persona e user persona. Cada uma delas tem a ver com o objetivo de uma determinada operação ou estratégia do negócio.
Personas são perfis semi-ficcionais baseados em entrevistas com clientes reais que miram em um “cliente ideal” específico para seu negócio com base no comportamento de compra. Na prática, são como guias de tom e foco para estratégias de marketing, em especial Inbound Marketing e redes sociais.
Em síntese o significado de persona é o seu cliente ideal. Ou seja, ele possui um nome, sentimentos, valores, crenças, objetivos e mais! Portanto, definir uma persona é extremamente importante para qualquer estratégia de marketing que você deseja fazer.
Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes. Apresenta, também, uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
Em termos bastante práticos, a persona é a representação do cliente ideal de uma marca, ou seja, a descrição e a exemplificação do comprador perfeito. Assim, tem como principal objetivo criar uma aproximação com o público de forma mais efetiva, com abordagens mais humanizadas e afetuosas.
O significado do logotipo da Nike tem uma parte mitológica. Primeiro, a deusa grega da vitória chamada "Nike" inspirou o nome da marca. A forma da asa da deusa inspirou a vírgula do logotipo da Nike; que confere ao logotipo da marca uma forte personalidade.
Em 1971, a marca lançou oficialmente o nome Nike, inspirado na deusa grega da vitória. Essa mudança de nome veio acompanhada de um novo logotipo: o famoso “swoosh”. A escolha do swoosh foi resultado da colaboração com Carolyn Davidson, uma estudante de design gráfico da Universidade Estadual de Portland.
Niké é a Deusa Grega da Vitória e está vinculada ao Triunfo e à Glória. Todos os Deuses, atletas e guerreiros desejavam Niké ao seu lado, pois assim, a vitória estaria garantida.