O nome completo da boneca era Barbara Millicent Roberts, mas ninguém mais se lembra disso, e seu nome ficou sendo simplesmente Barbie. A primeira boneca Barbie usava um maiô listrado preto e branco, tinha o cabelo preso em um rabo de cavalo, e estava disponível nas versões loira platinada e morena.
Com 28 centímetros de altura e vasta cabeleira loira, a Barbie foi a primeira boneca produzida em massa nos Estados Unidos com feições de adulta. A mulher por detrás de Barbie era Ruth Handler, cofundadora com seu marido, em 1945, da fábrica de brinquedos Mattel Inc.
A personalidade mencionada no filme é Ruth Handler, a criadora da boneca Barbie, que além do brinquedo, fundou foi uma das fundadoras da Mattel e atuou como presidente da empresa por quase 30 anos.
Lançada em março de 1959, a Barbie foi uma criação de Ruth Handler, com sua origem possuindo duas versões não confirmadas oficialmente. Antes de chegarmos na Barbie, precisamos falar da Mattel, empresa fundada por Ruth e seu marido, Elliot Handler, em uma sociedade com Harold Matson.
Ela queria ver sua menina brincando com algo que não fosse de papel. Mas a pequena Barbara gostava também de trocar as roupas de suas bonecas, com temas ligados às profissões. A mãe chegou então ao conceito de Barbie, nome dado em homenagem ao apelido da filha.
BRINQUEDOS ANTIGOS - Infância nos 80 e 90! | Lia Camargo
Qual é a verdadeira história por trás da Barbie?
A inspiração para a criação da Barbie veio quando Ruth Handler observou sua filha Barbara brincando com bonecas e imaginando papéis adultos para elas. Percebendo a falta de bonecas realistas no mercado, Ruth decidiu criar uma boneca que pudesse representar as aspirações e sonhos das meninas.
Barbie é uma boneca e personagem fictícia fabricada pela empresa estadunidense de brinquedos Mattel, Inc. e lançada em 9 de março de 1959. A empresária Ruth Handler é creditada como a criadora da boneca usando uma boneca alemã chamada Bild Lilli como sua inspiração.
Ter todo mundo vendo a Barbie ir ao ginecologista normaliza a experiência. Ela solidifica o entendimento de que a saúde reprodutiva é parte da saúde geral.
Em seis décadas, Barbie já teve mais de 180 profissões, sempre retratando desejos da sociedade na época. A primeira boneca usava um maiô listrado preto e branco, corpo de modelo, cintura fina e pernas longas, a boneca trazia medidas perfeitas e até mesmo irreais, mas que foi ajustada ao longo da sua história.
O que a grande maioria não sabe é que o nome “Barbie”, na verdade, vem de Bárbara Millicent Roberts, filha de Ruth Marianna Handler, criadora da boneca. Inclusive, toda a criação dela tem a ver com Bárbara.
A boneca Barbie foi criada em 1959 pela empresária Ruth Handler, dos Estados Unidos. O nome completo da boneca era Barbara Millicent Roberts, mas ninguém mais se lembra disso, e seu nome ficou sendo simplesmente Barbie.
É aí que aparece Ruth (Rhea Perlman), idosa que já tinha sido introduzida anteriormente no filme, quando Barbie foge dos executivos da Mattel. O filme revela que ela é Ruth Handler, a inventora da Barbie.
Bárbara Handler é o nome da mulher que inspirou a boneca mais icônica do mundo, a Barbie (diminutivo de Bárbara). Nascida em 21 de maio de 1941, a mulher que hoje tem 81 anos é filha de Ruth Handler, a criadora da boneca e dona da Mattel.
Antes da Barbie, Brasil já tinha Susi. No Brasil, a história da Barbie, da Mattel, passa também pela fabricante Estrela. Ela produziu a boneca por 15 anos (de 1982 a 1996).
A Barbie celebra 65 anos em 2024, e para comemorar a data, a Mattel anunciou uma homenagem global a oito mulheres, que são inspiração para as gerações futuras.
O fenômeno é tão surpreendente, que são mais de 60 anos de sucesso, e agora ocupando espaço até na telonas. Aos curiosos de plantão, quem teve a visão do poder que essa boneca teria, foi a empresária americana Ruth Handler, que lançou a Barbie em 1959. Quer saber mais?
A primeira publicidade de uma boneca negra foi com o lançamento das Barbies Shani, em 1991. Desde então, Barbie ganhou diversas versões negras. Inclusive, em 2020, um dos "Vlogs" da boneca para o YouTube tratou sobre o racismo.
Na parte final da produção, Barbie decide abandonar a Barbielândia e virar uma humana. A personagem entra numa sala e fala para a recepcionista: "Gostaria de ver seu ginecologista." Segundo a cineasta durante entrevista ao USA Today, essa fala vai muito além de uma simples piada - e é carregada de emoção.
O Walmart acabou retirando a boneca grávida das prateleiras, citando reclamações de que ela seria inapropriada. A boneca foi vendida como parte do conjunto “Happy Family”, que incluía o marido Allan e o filho Ryan.
A empresária Ruth Handler, que faleceu em 2002 aos 85 anos, foi co-fundadora e presidente da Mattel. Ela teve a ideia de criar uma nova boneca ao ver sua filha brincar com as amigas usando bonequinhas de papel.
O filme de 2023 apresenta dois mundos ao telespectador: a Barbielândia, um lugar de protagonismo majoritariamente feminino, onde as Barbies, Kens e outros personagens criados pela Mattel convivem em harmonia; e o mundo real, onde a desigualdade de gênero ainda é uma realidade e elas são apenas bonecas.