Pomba gira Rainha do Cemitério é uma pombagira que responde a senhor Omulu, seus pontos de força são o cruzeiro, e pode ser encontrada em calçadas de cemitérios. Suas oferendas são deixadas em portões ou em cruzeiros de cemitérios.
Imagem em gesso cerâmico de Pomba Gira Rainha do Cemitério. Imagem em gesso cerâmico da Pomba Gira Rainha do Cemitério, entidade da Umbanda pertencente a falange das Pombagiras, responsável por levar mensagem dos orixás e trabalhos relacionados ao amor.
Exu é guardião e está presente nas portas dos terreiros, e também, na porta do cemitério, e é uma entidade que atua em locais de passagem, nas fronteiras que dividem campos. Qual Exu do cemitério? É uma das entidades mais cultuadas dentro da religião umbandista.
A Rainha Pombagira Sete Encruzilhadas é celebrada na cidade com todo o amor, alegria e o fervor que seus súditos e admiradores lhe dedicam. Conclui-se que sua festa é a constatação de que seu culto é um dos mais relevantes na experiência religiosa da Umbanda.
#258 - Pílula de Umbanda- QUEM É POMBA-GIRA RAINHA
Quais pomba giras são rainhas?
Pomba Gira Rainha das 7 Encruzilhadas é uma entidade reverenciada na Umbanda, conhecida por sua força, sensualidade e sabedoria. Nossa imagem captura a essência de Pomba Gira Rainha das 7 Encruzilhadas, trazendo sua energia misteriosa para o seu espaço.
Trancafiada para sempre, virou a Pomba Gira Rainha do Inferno e jamais retornou ao mundo dos vivos. Quem é a rainha das Pombas Giras? É uma entidade do candomblé e da umbanda, representada por uma mulher sensual, independente e dominadora, incorporada por um ou uma médium.
O cemitério também é morada de Exus, Pombas-giras e pretos velhos, entidades cultuadas pela Umbanda. As variações de ritos que formaram esta religião brasileira são percebidas também nos locais de atuação de seu panteão de espíritos.
Em entrevistas constatei que os orixás que atuam no cemitério são omolu-obaluaê, iansã das almas, nana, ogum mege e ogum de ronda. E as entidades deste campo de força são os pretos velhos (linha das almas) e os exus.
A natureza jurídica dos cemitérios variará de acordo com a administração do mesmo. Quando se tratar de cemitério público, o direito real será de uso do titular do direito, pois o mesmo pertence aos municípios.
Exu Caveira – De Padre a Guardião da Calunga revela a trajetória desse homem, do seu nascimento ao seu desencarne; do despertar para o mundo espiritual até se tornar um Exu de Lei e, posteriormente, um Guardião do cemitério (calunga).
Maria Mulambo ou Maria Molambo é uma falange de pombajiras da Umbanda e da Quimbanda. Entre as oferendas mais comuns para a entidade, estão sete rosas, o marafo e saia de cetim. Entre as diversas sub-falanges estão: Maria Mulambo das Almas – Linha de Oyá/Iansã.
As Pombas Giras das Almas são espíritos de grande benevolência, sabedoria e dedicação ao trabalho que realizam, com total amor aos seus próximos: irmãos desencarnados que necessitam de amor e esclarecimentos sobre sua condição. Ela não faz trabalhos para o mal, pois ela trabalha na luz!
Omolu rege sobre o “cemitério” e sobre os espíritos dos “mortos”. Omolu é o guardião divino dos espíritos caídos. O Orixá Omolu guarda para Olorum todos os espíritos que fraquejaram durante sua jornada carnal e entregaram-se à vivência de seus vícios emocionais.
A Pomba gira Rainha do Cemitério pode ser encontrada em calçadas de cemitérios em noites de lua cheia. Suas oferendas são deixadas em portões ou em cruzeiros de cemitérios. Comumente, ela é retratada como uma mulher em vestes vermelhas e douradas, sentada em um trono adornado com caveiras.
Foi assim que Maria Padilha sagrou-se como a única esposa de Dom Pedro I de Castela, tornando-se a legítima rainha e exercendo seu poder e influência mesmo depois de morta. Seu corpo foi transportado para a Capela dos Reis, na Catedral de Sevilha, e seu túmulo é ainda hoje local de peregrinação.
A idéia de uma morte marcada pelo martírio/sacrifício estaria sedimentando as bases para o reconhecimento de Edmundo como um Santo popular, ou “Santo de Cemitério”.
Um deles é o Orixá Omolu que é o guardião de todos os seres caídos, negativados ou desequilibrados. Atua retendo e guardando esses espíritos no “embaixo” do Cemitério (tudo que está abaixo do nível neutro do Cemitério é regido por Pai Omolu e acima deste mesmo nível é Pai Obaluayê).
Assim como já era em Portugal, a poderosa Maria Padilha logo se tornou um dos nomes mais chamados nas rezas e feitiçarias brasileiras. Este livro fará você conhecer melhor as histórias dessa Rainha e suas oferendas para conquistas de amor!
O nome Iemanjá tem origem no idioma africano yorubá. É ela quem cuida da cabeça e do coração dos que a cultuam, tanto no Candomblé como na Umbanda. Conhecida por sua generosidade e força, a divindade é considerada dona das águas e mãe de todos os orixás.