JOANA (Ítala Nandi) – É conhecida como a “louca do sobrado”. Vive encarcerada na casa de Francisco Monserrat (Carlos Vereza) e tem um comportamento doentio. Seu único contato com o mundo se dá através de Berê (Célia Helena), criada da casa. No final da trama, descobre-se que seu verdadeiro nome é Bárbara.
Enquanto isso, Montserrat mantém sob seus cuidados uma mulher, Joana, tida como louca, presa num quarto de sua mansão - uma mulher que sabe demais sobre o obscuro passado dele. Ao fim, descobre-se que Joana era, na verdade, esposa de Montserrat, que se fizera passar por viúvo.
Isso porque, na reta final de Direito de Amar, é descoberto que a personagem, na verdade, era Bárbara, sua irmã gêmea e esposa do Sr. de Montserrat que todos acreditavam estar morta durante quase toda a exibição da novela.
Desde então, emocionalmente perturbada, Bárbara, a quem ele chamava de Joana, passou a viver como prisioneira do banqueiro. O filho dela é Adriano, fruto de seu relacionamento com Ramos, que se tornou o principal rival de Monserrat.
Conservador e autoritário, Monserrat tinha um temperamento instável e escondia um segredo: Adriano era, na verdade, fruto de uma traição de Joana/Bárbara (Ítala Nandi) com o médico Ramos, interpretado por Carlos Zara (1930-2002).
Paralelo a isso, Ramos encontra Carola (Christina Prochaska), uma mulher independente para o seu tempo, por trabalhar e viver sozinha. A jovem é apontada como filha de Joana e levanta suspeita no filho de Monserrat.
Quem é o pai do filho de Paula em Direito de Amar?
Cena em que Paula (Cissa Guimarães) tenta dar o golpe da barriga em Adriano (Lauro Corona), mas acaba tendo que se casar com o pai de seu filho, Sirineo (Carlos Gregório). Com Manél (Elias Gleizer) e Catarina (Yolanda Cardoso).
João Carlos Barroso (Danilo): O ator de Direito de Amar morreu em 12 de agosto de 2019, aos 69 anos, após não resistir a luta contra um câncer no pâncreas.
Em reprise desde dezembro de 2023, a novela assinada por Walther Negrão se tornou uma das produções mais assistidas da faixa das seis na história, e é lembrado pelo protagonista, Lauro Corona, que morreu dois anos após o término.
Concluiu o decênio interpretando Josmar em Tudo ou Nada, da Rede Manchete; além de retornar para a emissora global em Direito de Amar como Cirineu Farfan e em Vale Tudo como o terapeuta Gerson.
Joana (Ittala Nandi), tida como louca e confinada em um quarto da mansão do marido, revela ser, na verdade, sua irmã gêmea, Bárbara. Ao longo da novela, Joana sofria violência doméstica e vivia reclusa, enquanto todos acreditavam que Bárbara, esposa do Sr. de Montserrat, estava morta.
Qual novela vai substituir Direito de Amar no Viva?
"Corpo a corpo", novela de Gilberto Braga exibida entre 1984 e 1985, vai voltar ao ar no Viva. A trama vai substituir "Direito de amar" a partir de 24 de junho.
A mãe de Paula e Taís em Paraíso Tropical, na verdade, era Silvia, filha de Isidoro. A mulher, no entanto, era usuária de drogas e vendeu uma das gêmeas (Taís) quando ainda era bebê por conta do vício. Posteriormente, a criança foi recuperada pelo avô.
2. Direito de Amar (1987) A história que envolve um casamento arranjado e um amor verdadeiro também foi contada através das ruas da Avenida Koeller e na Avenida Ipiranga, na Casa dos Sete Erros.
O último capítulo de “Direito de Amar” foi marcado por um final emocionante e repleto de justiça, onde o amor verdadeiro triunfou. Rosália e Adriano, depois de superarem inúmeras provações, finalmente se casam em uma cerimônia linda e comovente, celebrando a vitória de seu amor.
“Ele queria terminar com uma família, ele tinha um problema de ser abandonado, e ele vai ser abandonado por culpa de seus erros todos. A solidão é o pior final pra esse cara. É um final perfeito pro Danilo, mas atrás dele vem um monte de outros finais que se cruzam com o dele”, finalizou Ricardo, reforçando o spoiler.