O caboclo apelidado Bugre residia em Palhoça, na saída para a fazenda do senhor Gico Santos, hoje dos herdeiros do senhor Jordão Martins Teixeira. Os primeiros moradores da região, que futuramente seria o município de Bugre, foram desmatando as florestas e construindo suas moradias feitas de taipas barreadas.
Caboclo Bugre em algumas casas se apresenta como um Caboclo Feiticeiro "Quimbandeiro" que possui a prerrogativa de baixar sua vibração e adentrar aos campos de Exú,para realizar trabalhos mais densos,como desobessao por exemplo.
Oxossi na Umbanda é Chefe da Falange de Caboclos e está sincretizado a São Sebastião. Os Caboclos na Umbanda são Guias, Chefes de Terreiros que trabalham em prol da evolução espiritual de todos, através da prática da caridade.
É um Caboclo que vem originalmente na linha do Orixá Oxóssi, o grande caçador. Tal junção das energias desses dois grandes Orixás proporcionaram à entidade uma imensurável força e habilidade para resolver questões de demandas que atacam principalmente a saúde das pessoas”, escreve o vereador.
Saudar a entrada do terreiro batendo com o dedo médio fazendo um triângulo, onde você estará saudando Caboclos, Pretos e Crianças. Após ter feito isso tocar ... Expressão corporal: com uma das mãos patra cima faz-se movimentos para frente e para trás três vezes.
BEBIDAS: vinho moscatel, vinho rascante ou seco, água-de-coco, etc… ERVAS: arueira, samambaias, boldo, mangueira (folhas), manjericão, etc… LOCAL DE VIBRAÇÃO: as matas e florestas, riachos com matas, etc… Foram encarnados como trabalhadores, principalmente no sertão do Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.
Segundo Flávio, Oxóssi tem relação com outro fenômeno espiritual sincrético da Umbanda: os caboclos e caboclas, sábias entidades indígenas responsáveis por guiar os seres humanos no plano terrestre. “Oxóssi para nós, na Umbanda, é o que comanda a linha dos caboclos.
Seu vocabulário é quase o mesmo da língua de santo (repertório que mescla iorubá, línguas bantas, assim como outras línguas africanas, e o português), com a especificidade de alguns termos indígenas, sobretudo do tronco tupi-guarani.
Nessa Falange, temos: Caboclo Folha Branca (de Oxóssi e Oxalá); Caboclo Folha Dourada (de Oxóssi e Oxum); Caboclo Folha Verde (Irradiação pura de Oxóssi); etc.
São guias de luz e com grande elevação espiritual. Embora regidos pelo orixá Oxóssi, existem caboclos de todas as linhas de orixás. Encontramos também na umbanda os caboclos de couro, sendo espíritos dos vaqueiros ou boiadeiros tratadores de gado.
Índios, boiadeiros, marujos - caboclos são muitos, mas, no candomblé, todos são brasileiros. Diferem, assim, em bloco, dos orixás, divindades africanas com as quais dividem o espaço da maioria dos terreiros de Salvador.
9 - Seu Gino da Cobra Coral, caboclo de Xangô nas umbandas velhas, gosta mais de uma cerveja preta - que pode ser colocada numa pedreira ou ao lado de um dendezeiro. Exu gosta de qualquer coisa que tenha álcool - basta colocar a água que o passarinho não bebe na esquina.
“O caboclo é visto por nós como um grande espírito de luz que traz sabedoria, força, coragem, proteção, orientação e cura. Também costuma ser reverenciado pela forte conexão com a terra e a forte energia”, explica.
Ajude-me a (faça o pedido), em nome de Tupã e de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois sei que vossa ajuda é feito flecha certeira e nunca falha. Okê Cabocla Jurema!"
Além de depositar flores, frutas, mel, charutos e bebidas aos pés das imagens, os devotos dos Caboclos vêm colocando, nas últimas décadas, bilhetes com agradecimentos e pedidos.
Médiuns todos são, embora alguns em grau mais suave. Mas ninguém pode se "candidatar" a médium de terreiro em algum momento da vida. Estas pessoas são escolhidas como instrumentos de trabalho antes de seu nascimento, sua encarnação nesta terra.
Por isso, para a Umbanda, uma religião genuinamente brasileira, Jesus é o equivalente a Oxalá, o criador. A figura de Jesus, em termos históricos, por mais que sua santidade seja dependente de cada fé que cada um tiver, possui uma relevância histórica muito grande.