A psicóloga e mestre em Teoria Psicanalítica pela UFMG, Liliane Camargos, explica que as pessoas cegas não sonham com figuras visuais. “Se uma pessoa nunca teve o registro da percepção visual, não tem como sonhando essa memória perceptiva ser criada”, afirma.
"Seus sonhos são formados por imagens perceptivas, não visuais, como imagens auditivas, táteis, olfativas e gustativas. Mesmo sem a imagem visual, a sensação que um cego de nascença tem ao sonhar é a mesma de uma pessoa que possui a visão".
Como não têm memória visual, os cegos de nascença não sonham com imagens – e sim com os outros sentidos: ouvem coisas, têm sensações táteis e sentem cheiros. Também sonham que estão fazendo algum movimento e, assim como as pessoas que enxergam, é comum sonharem que estão voando ou caindo de grandes alturas.
Afinal, os cegos sonham? Sim, as pessoas cegas sonham e é necessário derrubar o mito que associa sonhar com a formação de imagens. De fato, a visão é o sentido mais comum durante um sonho, mas ele também pode ter sensações de tato, audição e até mesmo olfato e paladar, além de sentimentos viscerais.
Na verdade, pessoas cegas não enxergam nada (claro, se falarmos daquelas que possuem perda total da visão). É comum pessoas não cegas acharem que cegos enxergam “tudo preto”. Mas a verdade é que “ver” a cor preta só é possível por conta de um estímulo visual e pessoas cegas não possuem estímulo visual algum.
Apesar de não enxergarem, pessoas cegas têm sonhos envolvendo outros sentidos do corpo; entenda. Para as pessoas que enxergam, os sonhos são, sobretudo, visuais. Neles, predominam as imagens que elas veem no dia a dia.
Algumas percebem luz, vultos e contrastes, mas não distinguem cores. Entre as pessoas totalmente cegas, há as que deixaram de enxergar ao longo da vida. Algumas mantêm as memórias visuais, mas outras as perdem. Há também as que nunca viram e não se deve pensar que estas veem preto.
A psicóloga e mestre em Teoria Psicanalítica pela UFMG, Liliane Camargos, explica que as pessoas cegas não sonham com figuras visuais. “Se uma pessoa nunca teve o registro da percepção visual, não tem como sonhando essa memória perceptiva ser criada”, afirma.
Eles podem se basear em outros estímulos sensoriais, como o som do despertador, o cheiro do café sendo preparado ou até mesmo a sensação de luz solar filtrando pelas cortinas. Além disso, muitos cegos utilizam relógios táteis, que possuem ponteiros em alto-relevo ou marcadores em braille, para acompanhar o tempo.
Tem mais depois da publicidade ;) A cegueira pode ocorrer desde o nascimento e, nesse caso, é chamada de cegueira congênita ou, ainda, ocorrer mais tardiamente, que é denominada de cegueira adventícia ou adquirida.
Em pessoas cegas, o córtex occipital não está processando informação visual, mas ainda está funcionando, e isso, de certa forma, pode explicar por que pessoas cegas experimentam um aumento dos sentidos. Por exemplo, estudos mostram que pessoas cegas são melhores em localizar sons e diferenciar frequências sonoras.
Muito do que as pessoas que enxergam definem imediatamente por meio da percepção visual, os cegos o fazem graças a uma articulação das funções psicológicas superiores. São relacionados elementos já aprendidos (memória) ao que está tentando compreender (atenção, pensamento conceitual, lógico).
Mas como as pessoas cegas sonham? As que já ao nascerem não veem nadinha, nadinha não possuem nenhuma experiência com imagens, já que não enxergam, e por isso os sonhos delas não contêm figuras.
Acredita-se que ao nascer cego ou perder a visão cedo pode tornar a audição mais sensível. Mas, embora os estudos tenham mostrado consistentemente que as pessoas cegas parecem ter uma audição mais precisa em alguns aspectos, não sabemos muito sobre como ou onde essa capacidade aumentada realmente aparece no cérebro.
Sim! As pessoas cegas de nascença sonham com os outros sentidos (maioritariamente sons) enquanto as pessoas que ficaram cegas a meio da vida sonham como qualquer outra pessoa com visão :) Como uma pessoa cega de nascença consegue pensar sendo que nunca teve uma experiência visual?
Sonhar com cegueira tanto pode ser sinal de que não está querendo ver a verdade de certos fatos ou que está prevendo algo que pode acontecer em breve, envolvendo família e amigos. Falar com uma pessoa cega indica que deve ter cuidado com negócios duvidosos.
Cegos não possuem sensibilidade nem capacidades sobrenaturais: o exercício que pessoas cegas empreendem dos sentidos remanescentes, a capacidade de reconhecerem pessoas e elementos materiais e sociais, o desempenho autônomo que empreendem em diversas situações não decorrem de poderes sobrenaturais, mas do trabalho ...
Pessoas com deficiência visual podem ler em Braille ou usar leitor de telas, navegando com teclado. Pessoas com baixa visão podem ainda ler impressos ampliados, usar a visão residual, recursos de alto contraste e ampliadores de telas.
Um Relógio Braille / Tátil diponibiliza em Braille e relevo a informação das horas, permitindo de o utilizador cego ou com baixa visão toque no mostrador e sinta os relevos que indicam o tempo. Os relógios Braille analógicos permitem sentir as horas através dos ponteiros e marcações dos números.
Segundo a pesquisa, as pessoas que enxergam tem conceitos sensórios e abstratos, como “vermelho” e “justiça”, representados em partes diferentes do cérebro. Para quem é cego, ambas as coisas são representadas na mesma região de “conceito abstrato”.
Um cego de nascença 'enxerga' tudo preto? - Quora. Se você fechar os seus dois olhos, você verá tudo preto, mas se você fechar só o seu olho esquerdo, você não verá nada no lugar que corresponde ao seu olho esquerdo. É assim que cegos de nascença "vêem".
Isso sugere que o cérebro realmente “vê” os sonhos acontecendo. Isso é surpreendente porque mostra que nosso cérebro não descansa durante os sonhos. Ele forma realmente as imagens que nós vemos, como se estivéssemos vendo de verdade. É a primeira vez que isso é mostrado por uma pesquisa científica.
Você já se perguntou bem? As pessoas acham que cego enxerga assim, tudo preto, mas se é cego cego não enxerga nada. Como assim? Não existe nada, existe nada.
Bengala branca: é utilizada por pessoas cegas, ou seja, que apresentam ausência total da visão. Isso significa que elas não conseguem identificar obstáculos, movimentos ou luz. A cegueira pode ser adquirida ou congênita (desde o nascimento). Bengala verde: é usada por quem possui baixa visão ou visão subnormal.
Os discípulos perguntaram se o homem era cego porque pecara ou porque seus pais haviam pecado. O Salvador explicou que nem seus pais nem o homem haviam pecado. O homem era cego para que Jesus pudesse curá-lo e mostrar às pessoas o poder de Deus. Jesus fez um pouco de barro com a terra e colocou nos olhos do cego.