Michael Packard, um norte-americano de 56 anos, ficou conhecido no mundo em 2021, ao protagonizar uma história digna de livros ou filmes de ficção, em que sobreviveu após ser engolido por uma baleia.
Jonas sabia que Deus havia mandado a tempestade porque ele fugiu. Ele disse aos marinheiros que o jogassem ao mar para que a tempestade parasse. Deus enviou uma baleia para salvar Jonas. Ele ficou na barriga do animal por três dias.
Sob as ondas, é possível avistar um agrupamento de orcas – predadoras gigantes e refinadas, cada uma com cerca de 8 metros de comprimento e pesando em torno de 6 toneladas. Cada uma com mandíbulas enormes, cheias de dentes. Elas estão à caça de baleias, um dos mais maiores animais que já viveram neste planeta.
Em vez disso, Jonas decide por embarcar em um navio com destino a Társis. Preso em uma tempestade, ele ordena que a tripulação do navio o jogue ao mar, e após isto, ele acaba sendo engolido por um peixe gigante. Três dias depois, Jonas concorda em ir a Nínive, e então o peixe o vomita na praia.
Nos textos bíblicos, o profeta Jonas foi chamado por Deus para viajar até Nínive e cometeu uma desobediência, ao rumar para Társis. Preso em uma tempestade, foi tragado por um “peixe gigante”, que o vomitou, três dias depois, assim que decidiu corrigir a rota.
O que aconteceria SE VOCÊ fosse ENGOLIDO POR UMA BALEIA??
Qual foi o fim de Jonas na Bíblia?
Introdução. O Senhor chamou Jonas para pregar ao povo de Nínive, mas Jonas fugiu e acabou sendo engolido por um grande peixe. Depois que Deus o libertou, Jonas viajou para Nínive e profetizou que o Senhor destruiria a cidade devido a sua iniquidade. O povo de Nínive se arrependeu, e Deus poupou a cidade.
Exatamente por conta de quem Deus é, não é de se estranhar que a salvação não seja um direito exclusivo do povo eleito, e essa é a segunda importante lição que Deus está comunicando por meio de Jonas a Israel (ou lembrando-os do que já sabiam) e a todos que, hoje, querem ouvi-lo.
O sinal eterno do Deus de Jonas, que é o mesmo de Jesus, é o da misericórdia com os que voltam para o caminho do Amor. Quem tem medo, como o Jonas da parábola, não fala o que pensa. Quem fala que o pensa cultiva amigos e inimigos! Jesus sabia disso, por isso foi e é maior que Jonas.
Era tão violenta, que o navio estava em perigo de se partir ao meio. Os marinheiros ficaram com muito medo e gritavam por socorro, cada um ao seu deus. E, para que o navio ficasse mais leve, jogaram a carga no mar.
No entanto, os seres humanos podem ser considerados os únicos predadores primários das baleias enquanto a caça às baleias era prevalente, do século XVII ao século XX. As baleias podem ser atacadas por orcas ou tubarões ocasionalmente.
É possível ser engolido por uma baleia e ficar vivo?
O homem que sobreviveu ao ser 'engolido' por baleia - e cuspido por ela. Michael Packard, um norte-americano de 56 anos, ficou conhecido no mundo em 2021, ao protagonizar uma história digna de livros ou filmes de ficção, em que sobreviveu após ser engolido por uma baleia.
O que aprendemos com a história de Jonas e a baleia?
A história de Jonas e a baleia nos ensina que Deus é amoroso, misericordioso e sempre está presente para nos ajudar quando precisamos. E mesmo que às vezes possamos errar, Deus sempre nos dará uma segunda chance para fazermos as coisas certas.
Essas baleias não têm dentes como os de um tubarão, o que bem provavelmente não machucariam você. E como a garganta dela é muito pequena, não há como ela te engolir. Mas se de alguma forma. você conseguisse abrir caminho pela garganta, ficaria preso no estômago dessa baleia.
JONAS pediu a MORTE, porque NÃO GOSTOU de ver QUE a CONTRIÇÃO dos ninividas TOCOU o coração de Deus a ponto de Deus não destruir a cidade conforme Jonas HAVIA profetizado (Jn 3:10; 4:1-3).
I. Jonas cometeu seis erros ao desobedecer a missão de Deus de pregar em Nínive: 1) desceu no barco quando deveria subir, 2) fugiu de Deus ao invés de ir para Ele, 3) dormiu ao invés de orar, 4) calou-se ao invés de pregar, 5) queixou-se ao invés de se arrepender, 6) quase não se arrependeu a tempo.
No capítulo 12 de Mateus, o próprio Jesus deixa claro que Jonas é um tipo de Cristo, pois assim como Jonas passou 3 dias e 3 noites no ventre do peixe e saiu para continuar seu ministério, assim também, Cristo passou 3 dias e 3 noites no sepulcro mas ressuscitou para continuar sua obra trazendo vida e salvação ao que ...
Jonas era considerado um profeta insensível. que não tinha interesse que os homens de Nínive, cruéis inimigos de Israel, se convertessem e fossem salvos. Jonas queria que Deus cumprisse o seu juízo sobre eles. Por isso não foi para Nínive.
Jonas foi um profeta. O Senhor disse a ele que avisasse ao povo de Nínive que a cidade seria destruída se eles não se arrependessem. Mas o povo de Nínive era inimigo dos israelitas. Jonas não queria pregar a eles.
Quando Deus mandou o israelita Jonas pregar em Nínive, a cidade ocupava um lugar importante no império assírio. Algumas décadas depois de Jonas, o rei Senaqueribe estabeleceu Nínive como capital do império. Na época de Jonas, Nínive já era uma cidade grande e importante, capital da província com o mesmo nome.
Jonas vai para Nínive e profetiza sobre a destruição do povo. O povo responde com jejum e humildade, e o Senhor revoga o castigo. Jonas 4 Jonas fica furioso com a decisão do Senhor de mostrar misericórdia ao povo. O Senhor ensina a Jonas a respeito de Sua preocupação pela salvação do povo de Nínive.
Jonas era um profeta, alguém que conhecia o Senhor e que já era “um mensageiro de Deus” no Antigo Testamento. Sua missão era ir a Nínive, uma grande cidade que estava muito corrompida pela maldade e pelo pecado.