Obra de Galileu Galilei Galileu Galilei é considerado o pai da ciência moderna ou do Renascimento Científico – período entre 1500 e 1700 tido como era de transição entre a crença religiosa e a razão científica.
O título de “pai da Ciência Moderna” se explica pelas importantes contribuições de Galileu, desde a criação do método científico até o desenvolvimento de instrumentação, além de outras grandes descobertas e a popularização do conhecimento.
Por que Galileu é considerado por muitos o pai da ciência moderna?
Além de suas grandes descobertas, ideias e invenções, a elaboração de um método científico está entre suas maiores contribuições. Galileu instaurou o modelo mecanicista, experimentalista e matemático que marcaria o nascimento da Ciência Moderna, com influência em todas as ciências.
Nascido em 1564, na Itália, Galileu Galilei é considerado o pai da física moderna experimental, e o grande precursor da astronomia telescópica. Ainda no século XVII, seus experimentos nas áreas exatas revolucionaram a história das ciências.
4 Lições de Galileu Galilei | Pai da Ciência Moderna
Qual é o nome do primeiro cientista do mundo?
Vale dizer ainda que Aristóteles (384 - 322 a.C.), por ter avançado no estudo dos fenômenos naturais, também é considerado por muitos como o primeiro cientista. Roger Bacon (1220 - 1292), mais adiante, ao valorizar o empirismo, também é lembrado da mesma forma.
Todo gênio tem seu dia de asno. Do pai da física moderna, Isaac Newton, ao maior cérebro de todos os tempos, Albert Einstein: ninguém escapou de um escorregão ou outro ao longo da vida. Reunimos aqui as maiores bobagens já levadas a sério na história da ciência. Séc.
Nascido na Inglaterra em 1809, Charles Darwin é considerado o “pai da biologia moderna”. O naturalista alcançou a fama ao convencer a comunidade científica da época sobre a existência da evolução biológica das espécies, teorizada em seu famoso livro “A Origem das Espécies”. Sua teoria ficou conhecida como darwinismo.
O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”. A vida de Pitágoras está envolvida em muitas lendas, por isso torna-se difícil relatar a sua história.
Galileu Galilei foi um importante físico, astrônomo e matemático do período renascentista. Ingressou na Universidade de Pisa para cursar Medicina, mas demonstrou grande interesse pela Matemática. Inventou o primeiro termoscópio, uma espécie de termômetro.
Isac Newton e Galileu Galilei foram dois filosofos naturais que deram origem aos estudos da física. Galileu Galilei foi um dos pioneiro ao introduzir o método cientifico e as praticas de laboratório para buscar as resposta acerca de fenomenos naturais.
Aristóteles definiu a ciência como sendo o conhecimento das causas pelas causas; ou seja, para ele, a ciência seria “o conhecimento demonstrativo". Então, pode-se dizer que Ciência é o conhecimento que explica os fenômenos, obedecendo às leis que foram verificadas por métodos experimentais.
Os principais pensadores da escola de Mileto (ou também “escola jônica” ou “milesiana”) são Tales, considerado o pai da filosofia, Anaximandro e Anaxímenes.
O DNA foi descoberto em 1869 pelo bioquímico suíço Johann Friedrich Miescher (1844-1895), mas a estrutura tridimensional da mólecula de DNA foi descoberta apenas em 1953, por Francis Crick, James Watson e Maurice Wilkins, quando trabalhavam em Cambridge, no Reino Unido.
Charles Darwin era um naturalista britânico que propôs a teoria da evolução biológica por seleção natural. Darwin definiu evolução como "descender com modificações", a ideia de que as espécies mudam ao longo do tempo, dão origem a novas espécies e compartilham um ancestral comum.
Charles Darwin foi um grande naturalista britânico e autor da obra “A origem das espécies”, considerada um dos livros acadêmicos mais influentes de todos os tempos.
Um estudante de 12 anos, nascido em Hong Kong, na China, marcou 160 pontos no teste da Mensa — grupo internacional para indivíduos com QI elevado. O menino, chamado Cyrus Leung, ficou apenas dois pontos abaixo da pontuação máxima, de 162, e teve o mesmo resultado que Albert Einstein e Stephen Hawking.
Einstein atravessou então um período "místico" que o levou até a compor e cantar hinos religiosos. Por influência de leituras de livros científico-filosóficos que efectuou no início da adolescência, Einstein abandonou definitivamente a religião tradicional, tanto a judaica como a católica.