Quem é Deus para Feuerbach?

Feuerbach apresenta o Deus das religiões deístas como sendo uma projeção humana. Com efeito, as diferenças entre os deuses são diferenças entre os homens, diferenças entre essência e existência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.uece.br

Como Feuerbach define Deus?

Mas, para Feuerbach, o deus cristão não é um ser não-humano, mas o próprio homem adorado como divino, assim também o deus físico da religião natural não é deus, mas a própria natureza divinizada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.ufc.br

Quem é Deus para Ludwig Feuerbach?

Deus, para Feuerbach, nada mais é que uma entidade fantasmagórica moldada pelo próprio homem. Em seus escritos, o autor alemão destaca constantemente que fenômenos religiosos, tidos como sobrenaturais, são na verdade naturais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.ufpb.br

O que Feuerbach diz sobre religião?

Segundo Feuerbach, “a origem da religião funda-se na diferença entre o homem e o animal, ou seja, na consciência do homem: Os animais não têm nenhuma religião. Assim, o elemento que marca a diferença entre o homem e o animal é a consciência”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.pucsp.br

O que defendia Feuerbach?

Feuerbach é defensor de uma natureza autônoma, sem um Criador, tudo o que o homem religioso conhece sobre Deus passa pela cultura da humanidade, ou seja, é elaboração do espírito humano atribuído à divindade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ojs.catolicadefortaleza.edu.br

Deus é uma invenção humana | Ludwig Feuerbach

Qual é a tese central de Feuerbach?

Feuerbach resolve a essência religiosa na essência humana. Mas, a essência humana não é uma abstração inerente a cada indivíduo. Na sua realidade ela é o conjunto das relações sociais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dominiopublico.gov.br

Qual foi a crítica feita por Feuerbach?

A crítica religiosa feita por Ludwig Andreas Feuerbach (1804-1872) é constituída por uma ressignificação que tem o homem como objeto principal da religião. Com isso, desenvolve o que ficou conhecido como ateísmo antropológico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufc.br

Quais filósofos criticam a religião?

FEUERBACH, MARX, NIETZSCHE E FREUD: A CRÍTICA DA RELIGIÃO NO SÉCULO XIX.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.pucminas.br

O que Kant falava sobre religião?

A religião é, então, algo que se alcança; digamos assim: ela constitui um uso peculiar da própria razão, na qual o que é apenas possível (no sentido teorético) recebe sua realidade necessária no imperativo moral da razão (pura) prática.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pucsp.br

O que Karl Marx disse sobre religião?

Segundo Marx “a religião é o soluço da criatura oprimida” (2000b, p. 85), mas, a destruição da religião é o começo de uma liberdade, assim a felicidade ilusória do povo deve ser agora substituída pela sua felicidade real.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em uern.br

Qual filósofo acreditava em Deus?

A discussão filosófica no ocidente da existência de Deus começou com Platão e Aristóteles, que formularam argumentos que hoje podem ser classificados como cosmológicos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Quem é Deus para Hegel?

“O Deus de Hegel não é o todo alheio, mas o todo dos todos, o universal que englobe toda a alteridade e toda a diferença.” Similarmente ao que se observa desde a Fenomenologia do Espírito, a totalidade hegeliana é a unidade imanente dos particulares.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.ufjf.br

Quem é Deus segundo a filosofia?

Platão concebe Deus como "artífice do mundo", porém com um poder limitado pelo modelo que ele imita: o mundo das ideias ou das realidades eternas. Já Aristóteles considera que Deus é o "primeiro motor" ao qual necessariamente se filiava a cadeia de todos os movimentos, pois tudo o que se move é movido por outra coisa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacao.uol.com.br

O que Kant fala sobre a existência de Deus?

Ao mesmo passo, a idéia de Deus encerra uma função reguladora. É, pois, mister frisar que Kant jamais negou a existência de Deus. Ele apenas afirmou que a razão pura não consegue dar uma res- posta positiva nem negativa, fundada cientificamente, a respeito da existência de Deus.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistaseletronicas.pucrs.br

Qual é o conceito de Deus?

Deus é descrito como o ser supremo onipotente, onipresente e onisciente, criador de todo o universo. Na Bíblia, é representado dando a entender que se trata de um ser, um indivíduo com uma forma semelhante à de um ser humano. O pai criador de tudo que existe.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicorease.pro.br

O que é Deus para as religiões?

Na conceção tradicional e religiosa, Deus é aquele que organizou o mundo e que o sustém. Pelo pensamento, ou por algo análogo ao que no homem é pensamento, Deus trouxe o cosmos à existência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infopedia.pt

Como Kant explica Deus?

Deus se compreende dentro daqueles princípios ou conceitos da Razão que contendo o incondicionado, referem-se a algo em que toda experiência se integra, mas que, em si mesmo, não é nunca objeto da experiência (I. KANT, CRP, A 311 B 367).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em inconfidentia.famariana.edu.br

O que o filósofo Kant acreditava?

Em sua doutrina do idealismo transcendental, Kant argumentou que o espaço e o tempo são meras "formas de intuição" que estruturam toda a experiência e que os objetos da experiência são meras "aparências". A natureza das coisas como elas são em si mesmas é incognoscível para nós.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Qual ideia Immanuel Kant defendia?

No campo da filosofia política Kant apresenta a ideia de Paz Perpétua, como sendo o resultado da história e garantida através da cooperação internacional. Kant defende a existência de Estados organizados pela lei e com a existência de governos republicanos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

O que Nietzsche achava da religião?

Para Nietzsche, a religião não deve ser mais vista como parte constitutiva do existir humano; ela é como um abismo a ser ultrapassado para que o homem consiga viver a vida como de fato deve ser vivida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em fescfafic.edu.br

O que Platão achava da religião?

A preocupação de Platão com as crenças religiosas está associada à necessidade de manutenção da ordem moral e política. Para o filósofo, uma cidade em que seus habitantes duvidam da existência de seres superiores capazes de punir os ímpios será sempre vítima do caos moral.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistaseletronicas.pucrs.br

Qual filósofo era contra a Igreja Católica?

Para Voltaire, deve ser garantido às pessoas o direito à liberdade de expressão, à liberdade religiosa e à liberdade política. Por suas defesas, o filósofo foi perseguido pela Igreja Católica e pelo Estado absolutista francês.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Como Ludwig Feuerbach analisa a função da religião de um ponto de vista antropológico?

A análise crítica das religiões realizada pelo filósofo compõe o cenário de uma nova filosofia da religião, que aborda o fato religioso como um dos elementos presentes na vida humana; a religião é entendida como ação no mundo devendo, portanto, ser referenciada fielmente à sua expressão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufpb.br

O que é ateísmo antropológico?

O ateísmo desenvolvido por Feuerbach trata-se de um ateísmo antropológico, ou seja, não se caracteriza pela simples negação de Deus, mas sim um ateísmo que preserva os predicados, que a religião tende a remeter a Deus, e os reconhecem no homem, pois de acordo com Feuerbach esses predicados são genuinamente humanos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em marilia.unesp.br