Quem é dono do Metrô de SP?

A Companhia do Metropolitano de São PauloMetrô foi constituída no dia 24 de abril de 1968. É controlada pelo Governo do Estado de São Paulo sob gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM).
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Quem é o dono do Metrô de São Paulo?

Inaugurada em 1914, desde 1916 ela é de propriedade do Governo do Estado de São Paulo, atualmente administrada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
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Quem privatizou o metrô de SP?

Numa tacada só, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), privatizou a construção do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC), ligando São Paulo a Campinas, e a Linha 7-Rubi da CPTM.
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Quem é o presidente do Metrô de São Paulo?

A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô informa que o seu Conselho de Administração, em reunião realizada no dia 14 de abril de 2023, nomeou o Senhor Antonio Julio Castiglioni Neto como Conselheiro de Administração e o elegeu para o cargo de Diretor-Presidente da Companhia.
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Qual empresa é dona da Linha Amarela?

A Linha 4–Amarela do Metrô de São Paulo, originalmente chamada de Linha Sudeste–Sudoeste, compreende o trecho definido pelas estações Luz e Vila Sônia. É administrada pela empresa ViaQuatro, pertencente ao grupo CCR, que venceu a concessão por trinta anos.
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História do Metrô de São Paulo

Qual linha do Metrô é privatizada?

Atualmente, há quatro linhas privatizadas: a 8 (Diamante) e 9 (Esmeralda) do trem e a 4 (Amarela) e 5 (Lilás), todas operadas pela CCR, por meio de seus braços de mobilidade ViaQuatro e ViaMobilidade.
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Quem privatizou Linha Amarela?

Os passagei- ros tiveram que desembarcar pelos trilhos. A Linha 4-Amarela, que é privatizada e opera- da pela concessionária ViaQuatro, não suportou a quantidade de pessoas e estações foram fecha- das. Normalmente o trecho atende cerca de 700 mil pessoas por dia.
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Quem gerencia o Metrô de SP?

Coordenadoria de Transporte Coletivo – CTC

Responsável pelo estabelecimento de políticas para o transporte metropolitano de passageiros.
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Quem dirige o Metrô?

O maquinista de trem é responsável por conduzir locomotivas ligadas a diversos vagões, caracterizadas por se moverem em trilhos.
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Qual a vantagem de privatizar o Metrô SP?

Linhas privadas ganham 4 vezes mais, mas transportam menos que Metrô e CPTM. Expectativa: privatizar os trilhos de São Paulo vai trazer mais eficiência e economia para o Estado. Realidade: falhas graves nas linhas operadas pela iniciativa privada, enquanto Metrô e CPTM, estruturas públicas, ficam com o prejuízo.
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Porque não querem privatizar o Metrô?

Isso acontece porque a distribuição tarifária entre todas as linhas de metrô e trem prioriza os recursos para as linhas privadas. Isso está previsto nos contratos de Parceria Público Privadas e de concessão. Diferente dos discursos do governo Tarcísio, a privatização significa mais gasto do Estado e ineficiência.
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Quem privatizou a Eletropaulo de São Paulo?

A Eletropaulo era uma empresa estatal paulista, criada em 1981, durante a gestão de Paulo Maluf, para gerar e distribuir energia no estado. No final da década de 90, o então governador Mario Covas dividiu a Eletropaulo e a privatizou.
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Qual empresa comprou o Metrô?

O Metrô SP é uma empresa pública com sede em São Paulo, que tem como acionista controlador o Governo do Estado de São Paulo - GESP, com 97,60% das ações ordinárias.
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Qual é o Metrô mais limpo do mundo?

Com 1.062 quilômetros de vias, o metrô de Nova York é, de longe, o mais extenso do mundo. De fato, seu comprimento representa mais que o dobro do segundo maior sistema do planeta, o de Pequim (China), com 465 quilômetros. Conheça o metrô mais limpo do mundo.
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Quem administra o Metrôrio?

A Concessão

No dia 19 de dezembro de 1997, na Bolsa de Valores do Rio, o Consórcio Opportrans adquiriu o direito de explorar o serviço metroviário durante 20 anos, assumindo, em abril de 1998, o controle do serviço de transporte público metroviário.
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Qual é o salário mensal de um maquinista do metrô de São Paulo?

Ela inclui o salário base e a remuneração variável. O salário base médio do cargo de Maquinista na empresa Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é de R$ 4 mil por mês. A remuneração variável média é de R$ 468 por mês, incluindo bônus, ações, comissões, participação nos lucros e/ou gorjetas.
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Quem trabalha no Metrô é funcionário público?

Para o ministro Horácio Senna Pires, relator do processo na SDI-1, não há dúvida de que o Metrô é uma empresa de economia mista. “Trata-se, portanto, de pessoa jurídica de direito privado, sujeita ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos trabalhistas”.
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Quanto o motorista de Metrô ganha?

A média salarial para Operador de Transporte Metroviário I no Brasil é de R$ 2.584,00.
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Tem alguém que dirige o metrô?

O maquinista possui controle total sobre a operação”, explica Ademir Júnior, supervisor da Unidade de Trafego da Metrofor. “Durante todo o dia , a gente sempre tem 1 maquinista na reserva, para uma eventualidade.
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Quantos funcionários tem o metrô SP?

Com 5 milhões de passageiros transportados diariamente, o Metrô de São Paulo possui 9,8 mil funcionários para oferecer o melhor atendimento ao público. Neste mês, a Companhia do Metropolitano celebra 50 anos de fundação. Os 1.040 operadores de trem chegam a levar, por viagem, até 6 mil usuários.
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Quem fiscaliza o metrô?

No caso da área de transportes, a principal mudança é o papel da Artesp, que passará a assumir a regulação e fiscalização de setores de transporte metroferroviário (trens e metrô), hidroviário, ônibus metropolitanos (EMTU) e novos projetos rodoviários (concessões).
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Quanto o Metrô recebe por passageiro?

Nos ônibus, o passageiro paga R$ 4,83 e faz até 2 viagens durante 3 horas. No segundo embarque o valor não é debitado.
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Quantas linhas de metrô são privatizadas?

As quatro linhas de trem e metrô operadas pela iniciativa privada em São Paulo registraram 42 falhas desde janeiro de 2023.
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