Na Bíblia, Levi é o terceiro filho de Jacó e Lia, e seu nome está relacionado à palavra hebraica "lavah", que significa "unir" ou "associar". A tribo de Levi desempenhou um papel significativo nas atividades sacerdotais e no serviço religioso no contexto bíblico.
Depois disso Jesus saiu e viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado no lugar onde os impostos eram pagos. Jesus lhe disse: — Venha comigo. Levi se levantou, deixou tudo e seguiu Jesus.
São Mateus era conhecido como Levi, um pecador, um cobrador de impostos. Abandonou sua profissão e seus pecados para se tornar um dos Doze Apóstolos. Para mostrar sua mudança de vida, deixou para trás o nome recebido de seus pais para se tornar Mateus.
Levi também é o nome pelo qual o apóstolo Mateus era conhecido antes de seu encontro com Jesus, assim como o nome de um dos ancestrais da linhagem de Jesus, entre outros personagens menores listados em diversas linhagens.
Levi, arrecadador de impostos, recebe o chamado que mudará completamente seu estado e vida, ser seguidor de Jesus. Sua generosidade foi tanta que não só respondeu, mas preparou um banquete, e em seu estado e realidade foi primeiro amado.
QUEM FOI LEVI NA BÍBLIA: A HISTÓRIA DE LEVI, FILHO DE JACÓ
Quem foi Levi para Deus?
Levi desempenhou um papel crucial na história bíblica como parte da tribo de Levi. Sua descendência serviu como sacerdotes e levitas, transmitindo os ensinamentos de Deus e mantendo viva a adoração a Ele.
Ele queria uma nova vida que só Jesus poderia oferecer. Ele era tão especial para Jesus, que além de ter sido chamado para ser seu discípulo, posteriormente foi escolhido para ser apóstolo (Lucas 6:15).
“O propósito de minha aliança com os levitas era dar vida e paz, e foi o que lhes dei. Para isso, era necessário que me temessem, e eles demonstraram grande temor por mim e reverência por meu nome. Transmitiram ao povo a verdade das leis que receberam de mim.
Em Marcos, ele é apenas o filho de Alfeu, que, por sua vez, aparece também como nome do pai de Tiago. Uns poucos manuscritos trazem escrito "Tiago" e não "Levi", mas é a opinião majoritária dos estudiosos de que estes casos são tentativas de copistas de deixar a questão mais clara.
No Antigo Testamento, Levi é um dos doze filhos de Jacó e é o ancestral da tribo dos levitas, um dos doze grupos tribais de Israel. A palavra “Levi” em hebraico significa “junto” ou “aderido”, possivelmente fazendo referência ao fato de que Levi foi o terceiro filho de Jacó e Lia e ajudou a fortalecer sua família.
É bem provável que este nome lhe tenha sido dado depois da sua conversão, para mostrar que a Salvação é um presente que o ser humano recebe de Deus, sem merecer. Afinal, quem poderia imaginar um publicano entrando no Céu e, ainda por cima, tornando-se um dos mais importantes apóstolos de Jesus?
A Igreja celebra hoje, de forma especial, a vida de São Mateus apóstolo e evangelista, cujo nome antes da conversão era Levi. Morava e trabalhava como coletor de impostos em Cafarnaum, na Palestina.
Então, Levi tem seu nome mudado, muito provavelmente por Jesus. Ele passa a se chamar Mateus, que significa 'presente de Deus'. E Mateus, de fato, ele foi um presente de Deus para a Igreja e para a humanidade.
Na Bíblia, Levi é o terceiro filho de Jacó e Lia, e seu nome está relacionado à palavra hebraica "lavah", que significa "unir" ou "associar". A tribo de Levi desempenhou um papel significativo nas atividades sacerdotais e no serviço religioso no contexto bíblico.
E segundo Marcos, o cobrador de impostos chamava‐se Levi, não Mateus (Mc 2,14). Por que motivo, então, o Evangelho de Mateus mudou o nome do cobrador, e lhe chamou Mateus?
Então, Levi ofereceu a Jesus um grande banquete na sua casa. Uma grande multidão de publicanos e outras pessoas comiam com eles. Contudo, os fariseus e aqueles mestres da lei que eram da mesma facção reclamaram aos discípulos de Jesus: ― Por que vocês comem e bebem com publicanos e pecadores?
Ele estava zangado com seus filhos porque eles tomaram o assunto em suas próprias mãos e causaram o derramamento de sangue. Na verdade, ele estava zangado com seus filhos porque eles eram como ele. Levi viveu com a maldição de seu pai.
Mateus, também conhecido como Levi, o filho de Alfeu, é o autor desse livro. Ele era publicano, ou coletor de impostos, antes de sua vida mudar para sempre quando atendeu ao convite de Jesus Cristo de segui-Lo. (Ver Mateus 9:9; Marcos 2:14; Lucas 5:27–28; Guia para Estudo das Escrituras “Mateus”).
Duas das oito alianças na Bíblia são condicionais. Estas são a aliança Edénica e Mosaica. As outras seis alianças, Adâmica, Noémica, Abraâmica, Terra de Israel, Davídica e a Nova Aliança são incondicionais. Estas são alianças baseadas na Graça e na determinação de Deus para cumprir a Sua Palavra.
Jesus saiu outra vez e foi para o lago da Galileia. Muita gente ia procurá-lo, e ele ensinava a todos. Enquanto estava caminhando, Jesus viu Levi, filho de Alfeu, sentado no lugar onde os impostos eram pagos. Então disse a Levi: — Venha comigo.
Quem foi o primeiro discípulo a ser chamado por Jesus?
Simão, apontado como o primeiro apóstolo, é mais comumente conhecido por Pedro — nome que lhe deu o Senhor na ocasião em que se conheceram, e confirmou posteriormente. Era filho de Jona, ou Jonas, e tinha a profissão de pescador.
Este texto conta a historia de Jesus chamando o publicano Levi para se tornar seu discípulo. Publicanos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores!