A água (d= 1 g/cm3) é o líquido mais denso permanecendo no fundo do copo. O óleo (d= 0,92 g/cm3) tem densidade intermediária à densidade do álcool e da água, permanecendo entre estas duas camadas, e o álcool (d= 0,79 g/cm3) é o líquido com menor densidade permanecendo no topo do copo.
A água e o óleo possuem densidades diferentes; sendo a do óleo menor do que a da água. Além de possuírem densidades diferentes, eles são imiscíveis, ou seja, não se misturam. Assim quando misturamos os dois líquidos, aquele com menor densidade fica no alto – o óleo.
A água, padrão de referência, tem densidade de 1, 000 kg/m³, por definição. Já os óleos variam entre 700 kg/m³ e 950 kg/m³. Esse é o motivo pelo qual a maioria dos óleos flutua em água: são menos densos que ela.
Em um litro cabem 1.000 gramas de água, enquanto que, em relação ao óleo, cabem somente 900 gramas, conduzindo à conclusão de que 1 litro de água pesa mais que 1 litro de óleo.
Visto que o gelo é menos denso que a água, ele flutua sobre ela, conforme pode ser visto na imagem do copo abaixo e também no caso dos icebergs, imensos blocos de gelo formados por água pura, que flutuam sobre os oceanos de água salgada, que é ainda mais densa por causa dos sais dissolvidos.
AGHARTA: O Mundo INTRATERRENO - Aula 01 | Prof. Laércio Fonseca
Quem é mais denso, o óleo ou a água?
A água (d= 1 g/cm3) é o líquido mais denso permanecendo no fundo do copo. O óleo (d= 0,92 g/cm3) tem densidade intermediária à densidade do álcool e da água, permanecendo entre estas duas camadas, e o álcool (d= 0,79 g/cm3) é o líquido com menor densidade permanecendo no topo do copo.
Por exemplo: 1 litro de água tem o total de 1 de densidade, logo pesa 1 kg. No entanto, um litro de outra substância pode não ter o mesmo peso em quilos que a água. Vamos usar agora o chumbo, esse material tem uma densidade de 11,2. Para sabermos quantos litros tem o chumbo deveremos dividir o quilo pela densidade.
Se ele tiver uma densidade maior do que a da água, irá afundar; se a densidade for menor, irá boiar. Simples assim! Por isso dizemos que a densidade é relativa à densidade da água. E a densidade é também adimensional, pois é a razão entre duas densidades com mesmas unidades.
O ósmio é considerado por muitos o metal mais denso da Tabela Periódica. Considerando que sua densidade, a 20 °C, é de 22,6 g.mL-1, a massa de ósmio presente em uma esfera cujo volume é de 5 cm³ é de: A) 113 g.
A mesma massa de ferro ocupa menor volume que a de algodão. Assim, podemos dizer que o ferro é o mais denso que o algodão. são mais densos que a água. Resistência ou tenacidade: um objeto feito de material resistente é mais difícil de ser quebrado quando submetido a um impacto, como uma queda ou uma martelada.
A densidade da Gasolina é de 0,715 kg por m³ enquanto que da água é de 0,997 kg por m³. Ou seja, neste ponto podemos perceber que a água vai para o fundo, pois, ela é mais pesada que a Gasolina.
Moléculas apolares, como gorduras e óleos, não interagem com a água e não formam camadas de solvatação. Essas moléculas não possuem regiões com cargas parciais positivas ou negativas, então elas não são atraídas eletrostaticamente pelas moléculas de água.
O mel de abelha apresentou densidade média de 1,358 + 0,004 (g.mL-1), enquanto que o de cana 1,3445+ 0,0005 (g.mL-1), explicados pelo elevado teor de impurezas.
É a alta pressão que impede o congelamento desse líquido. Então, não tem jeito: por mais grossa que seja a camada de gelo da superfície, a água no fundo dos oceanos não congela mesmo!
O que pesa mais, 1Kg de chumbo ou 1 kg de algodão?
Quem é o mais pesado: 1 kg de chumbo ou 1 kg de algodão? A resposta é: o peso dos dois é igual, mas, se você colocá-los em uma balança, o chumbo parecerá ser o mais “pesado”.
💡 Embora 1 litro de água seja igual a 1 kg, 1 litro de leite é igual a 1,03 kg. A seguir, informaremos a você a fórmula de como converter kg em litro ou vice-versa.
Acontece que quando a água entra para o estado sólido essas ligações não são mais quebradas e permanecem unidas em forma de uma rede cristalina. Essa forma da água (gelo) é bem mais leve que no estado líquido, daí o porquê do gelo flutuar na água.
Quando aquecemos um líquido, tornamos suas moléculas altamente energéticas, é por isso que o fenômeno descrito torna-se possível. O recipiente também influi no processo, ele perde massa na medida em que a água evapora. Quanto mais rápido ele perder massa, mais rápido será o congelamento do líquido em seu interior.
Ao atingir a temperatura de 0 grau Celsius, a água em estado líquido passa para o estado sólido. Ou seja, ela vira gelo! É o que acontece quando colocamos água em temperatura ambiente no congelador. Outros exemplos de água em estado sólido são a neve e as geleiras, que se formam naturalmente.