A Nike lidera o mercado com vendas em 2017 de US$ 34,4 bilhões, bem à frente das demais. A adidas encerrou o ano passado com faturamento de US$ 24 bilhões, Under Armour US$ 5 bilhões e Puma US$ 4,7 bilhões. Juntas representam um faturamento de US$ 68 bilhões, ou 83% do mercado global.
Fechando o pódio, a Puma aparece na terceira posição no ranking das marcas esportivas mais valiosas, com US$2.98 milhões de dólares. A marca apostou no patrocínio da Copa América e da NBA.
Já a adidas fechou 2022 com US$ 13 bilhões em vendas de calçados e outros US$ 9,1 bilhões de sua linha têxtil. Puma obteve US$ 4.5 bilhões em tênis e US$ 3 bilhões em sua linha têxtil. E a UA depende muito das vendas de roupas, US$ 3,9 bilhões em 2022, frente a apenas US$ 1,3 bilhão em vendas de tênis.
A guerra dos sapatos: os irmãos inimigos que fundaram a ADIDAS e a PUMA
Qual é a maior rival da Nike?
Se você gosta de uma boa história de disputas entre marcas concorrentes, então vai gostar de descobrir mais entre as duas maiores empresas do mundo quando o assunto é esporte: Nike e Adidas.
Total de aitvos de NKE para o Q4 23 é 38.11 B USD, 2.02% maior que o Q3 23 anterior. e o total de passivos aumentou em 2.38% no Q4 23 para 23.68 B USD.
Com 31 times, a Adidas é quem veste mais times importantes no futebol mundial. Em seguida, aparece a Nike, com 29. A Puma fecha o top-3, com 24 clubes. Outras três marcas se destacam no levantamento.
Segundo a Globaldata, a empresa americana gasta US$ 132,9 milhões por ano– mais de US$ 20 milhões a mais do que o seu maior competidor, a Adidas, que gasta US$ 112,3 milhões por ano.
O Air Jordan 13 “Bred” é o par de tênis mais caro já vendido, alcançando a impressionante marca de $2,2 milhões em 2023. Michael Jordan assinou este par após usá-lo no Jogo 2 das Finais da NBA de 1998. Essa série culminou em uma icônica cesta vencedora de Jordan, consolidando ainda mais o valor histórico deste par.
Em 2020, chegou o ano em que Phil Knight, que ainda controla 35% da Nike, se aposentou como CEO. Sem qualquer expectativa de que seu único herdeiro assumisse as rédeas do império, ele deixou o cargo para Mark Parker, ingresso na companhia em 1979 como designer de calçados.
Vendas diretas da empresa somaram US$ 5,4 bilhões, alta anual de 6%, enquanto as vendas digitais da marca Nike avançaram 2% em um ano. A Nike registrou lucro líquido de US$ 1,45 bilhão no primeiro trimestre fiscal de 2024, o que representa queda de 1% ante o mesmo período do ano anterior.
Segundo o relatório de resultados divulgado pela companhia, as vendas da marca Nike recuaram 1%, para US$ 12,15 bilhões, enquanto as da Converse caíram 18%, para R$ 480 milhões. Ainda sobre a marca Nike, as receitas de vestuário subiram 4%, para US$ 3,32 bilhões e as de equipamentos avançaram 35%, para R$ 578 milhões.
6 - Nike (US$ 83 bilhões) x Adidas (US$ 22 bilhões) Nike e Adidas são consideradas as maiores empresas de vestuário esportivo atualmente. Essa informação se confirma tendo em vista que a Nike é a 17ª maior marca do mundo e a Adidas, que é a segunda colocada do mesmo ramo, está na 79ª colocação.
Surgiu inspirado no nome do mito da "deusa" Niké (a pronúncia correta é niqué), a "deusa" da mitologia grega que personificava a vitória, a força e a velocidade. Os Romanos deram a essa mesma "deusa" o nome de Vitória! A imagem representativa dessa "deusa" era a figura de uma mulher alada.
A empresa patrocina grandes nomes como Cristiano Ronaldo, Kylian Mbappé, Eden Hazard, Kevin De Bruyne, Virgil van Dijk, Harry Kane, Kyrie Irving, Rafael Nadal, Serena Williams, LeBron James, Cássio Ramos e Mo Farah.
A Nike lidera o mercado com vendas em 2017 de US$ 34,4 bilhões, bem à frente das demais. A adidas encerrou o ano passado com faturamento de US$ 24 bilhões, Under Armour US$ 5 bilhões e Puma US$ 4,7 bilhões. Juntas representam um faturamento de US$ 68 bilhões, ou 83% do mercado global.