UOL - Brasil Online - História:Palmeiras nasceu de dissidência corintiana 13/12/97 15h25. Nada poderia ser pior. O Palmeiras, na verdade, nasceu de uma dissidência do Corinthians. O arquiinimigo, fundado em 1910, sofreu, quatro anos mais tarde, um racha que provocaria a debandada de parte dos dirigentes.
O dia 6 de maio de 1917 marcou o início da rica história entre Corinthians e Palmeiras. Um dos maiores clássicos do futebol brasileiro completa o centenário em um clima parecido ao do início desta história.
UOL - Brasil Online - História:Palmeiras nasceu de dissidência corintiana 13/12/97 15h25. Nada poderia ser pior. O Palmeiras, na verdade, nasceu de uma dissidência do Corinthians. O arquiinimigo, fundado em 1910, sofreu, quatro anos mais tarde, um racha que provocaria a debandada de parte dos dirigentes.
Maior campeão paulista da história e um dos maiores campeões do futebol brasileiro, o Corinthians tem uma história repleta de glórias e conquistas. Em seus 113 anos de existência, o Timão já conquistou, contando apenas com títulos oficiais, 54 troféus ao longo de sua história.
1888: O São Paulo Athletic Club, o primeiro clube esportivo do país, é fundado (13 de maio).
1894: Charles Miller retorna ao Brasil para trazer na bagagem duas bolas usadas, um par de chuteiras, um livro com as regras do futebol e uma bomba de encher bolas (18 de fevereiro).
Seus rivais históricos são o Palmeiras, com quem disputa o Derby Paulista; o São Paulo, com quem disputa o Majestoso; e o Santos, com quem disputa o Clássico Alvinegro.
No dia do jogo, os jogadores do Palestra Itália passaram em frente a uma pensão onde os atletas do Corinthians almoçavam. Os primeiros pegaram um osso de boi, escreveram a mensagem "O Corinthians é canja de galinha para o Palestra" e atiraram no refeitório.
Com 10 triunfos e dois empates em 12 jogos, o Palmeiras está invicto no Allianz Parque em 2024, registrando a temporada com melhor aproveitamento de pontos (88,89% contra 82,86% de 2022) e com maior índice de vitórias (83,33% contra 77,14% de 2022).
No campeonato brasileiro, o Palmeiras é quem lidera as estatísticas. Maior campeão da competição, o Porco tem 11 títulos, vencendo a última edição em 2022. Já o Corinthians é o atual terceiro colocado do ranking com 7 conquistas, sendo a última em 2017.
Quem ganhou mais vezes entre Palmeiras e Corinthians?
Quem venceu mais na história? Até hoje, as duas equipes já se enfrentaram 354 vezes, com 125 vitórias do Verdão contra 123 do Timão, além de 106 empates. O time alviverde já balançou as redes 513 vezes e sofreu 474 gols.
O Corinthians já foi rebaixado para a Série B do Brasileirão? Além de grandes equipes como Vasco, Palmeiras, Botafogo, Grêmio e Cruzeiro, por exemplo, o Timão aparece na lista de clubes que já caíram para a segundona. Há 16 anos, o Corinthians viveu seu primeiro e único rebaixamento na história, em 2007.
Torcedores de Palmeiras, Santos e São Paulo parecem concordar em uma coisa: o Corinthians é o maior rival de seus clubes. É o que mostra a pesquisa O Maior Raio-X dos Torcedor, feita em parceria por Quaest, CNN e Itatiaia. Para 54% dos torcedores palmeirenses, o Timão é de fato seu grande adversário histórico.
Isso porque as duas equipes eram as grandes potências (e, portanto, os grandes rivais) da época. O autor do batismo foi Thomaz Mazzoni, prestigiado jornalista das décadas de 1930 e 1940. Para muitos torcedores, o clássico entre Corinthians e Palmeiras é o maior do país.
Atlético-MG - não tem Mundial e Sul-Americana. Botafogo - não tem Copa do Brasil, Libertadores, Mundial, Sul-Americana, Recopa e Supercopa do Brasil. Corinthians - não tem Sul-Americana. Cruzeiro - não tem Mundial, Sul-Americana e Supercopa do Brasil.
1910 A fundação. Às 20h30 do dia 1º de setembro, à luz de um lampião, na esquina das ruas José Paulino e Cônego Martins, no bairro do Bom Retiro, o grupo de operários formado por Anselmo Corrêa, Antônio Pereira, Carlos Silva, Joaquim Ambrósio e Raphael Perrone fundaram o Sport Club Corinthians Paulista.
Vale ressaltar que o Corinthians, clube mais antigo entre os rivais, leva vantagem na média de títulos conquistados. São 0,48 taça por ano, desde 1910. O São Paulo, fundado em 1930, tem média de 0,45.
2024. Em 2 de janeiro de 2024, Augusto Melo assumiu como o 36º. Presidente do Sport Club Corinthians Paulista em uma cerimônia realizada no Parque São Jorge. Durante sua posse, Augusto revelou ter contratado a empresa Ernst & Young para realizar uma auditoria em todas as finanças e contratos do clube.