Em Reis — A Sucessão, que estreia no dia 2 de outubro, o público vai ser apresentado a vários personagens novos. Dentre eles está a princesa edomita Mazaab, interpretada por Julianne Trevisol. De volta à Record TV após interpretar Nidiana em Gênesis (2021), a atriz se prepara para estrear nos novos episódios da série.
Amasa era filho de Jéter (ou Itra) e de Abigail, irmã de Davi (1 Crônicas 2.17). Foi nomeado capitão do exército israelita por Absalão, quando este tentou destronar seu pai, Davi. Amasa foi derrotado por seu primo Joabe, capitão do exército de Davi.
Além da sua menção no Antigo Testamento, a rainha de Sabá é mencionada, como Rainha do Sul, no Novo Testamento, quando Jesus Cristo indica que ela e os ninivitas julgarão a geração dos contemporâneos de Jesus que o rejeitaram.
Mazaab foi responsável por muitos conflitos no harém de Salomão (Guilherme Dellorto). Na nona temporada de Reis, A Sucessão, a edomita seduziu o rei de Israel e causou inveja nas outras mulheres, principalmente nas egípcias, com sua beleza e determinação.
NOVELA REIS: Genubate revela que Mazaab tem um filho e a ameaça
O que aconteceu com abisague na Bíblia?
Amor por Salomão acaba em tragédia. A vida de Abisague (Barbara França) vai virar um verdadeiro inferno após colocar os pés no Egito nos próximos capítulos de Reis. A concubina vai despertar a inveja da princesa Nebset (Priscila Ubba), que armará para separá-la de Salomão (Guilherme Dellormo).
Segundo o Kebra Nagast, a Rainha do Sul (tal como é mencionada nos evangelhos de Mateus 12, 42 e Lucas 11, 31), identificada como rainha da Etiópia, soube um dia por um comerciante chamado Tamrin que existia um reino governado por Salomão, que se destacava no mundo pela sua riqueza e justiça.
Sessenta são as rainhas, oitenta, as concubinas, e as virgens, sem número. Mas uma só é a minha pomba, a minha imaculada, de sua mãe, a única, a predileta daquela que a deu à luz; viram-na as donzelas e lhe chamaram ditosa; viram-na as rainhas e as concubinas e a louvaram.
Bate-Seba, Betsabé ou Batseba, Betseba (em hebraico: בת שבע, Batsheva ou Batseba) foi, de acordo com a narrativa bíblica, rainha consorte de Israel como uma das esposas do rei Davi. Era filha de Eliã ou Amiel, e esposa de Urias, o guerreiro hitita a serviço do rei hebreu.
O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.
Seba faz com que as tribos de Israel abandonem Davi — Joabe mata Amasa e persegue Seba — Uma mulher sábia intercede — A morte de Seba põe fim à insurreição.
No sepultamento de Abisague, Salomão sofre com a morte da israelita e relembra os últimos momentos com ela. A jovem não resistiu às dores enquanto tentava dar à luz ao terceiro filho dela com o rei de Israel. O bebê também faleceu.
Na estreia de Reis — A Decadência, o público acompanhou e sofreu com o desfecho de Abisague (Barbara França). Após uma briga com Naamá (Ingrid Conte), a jovem entrou em trabalho de parto e não resistiu. Agora, os fãs da série vão descobrir como esta morte vai impactar a amonita e Salomão (Guilherme Dellorto).
Personagem tirou a própria vida após Salomão (Guilherme Dellorto) descobrir o envolvimento dela com Rezom (Nando Rodrigues) e Sisaque (Iano Salomão) A trajetória de Nebset na série Reis chegou ao fim com a morte da personagem na décima temporada, A Decadência.
A princesa está no palácio — e como é linda! O seu vestido é feito de fios de ouro. Vestida de roupas coloridas e acompanhada pelas suas damas de honra, ela é levada até o rei.
De acordo com o relato bíblico, Salomão tinha 700 esposas e 300 concubinas. Foram descritas como princesas estrangeiras, incluindo a filha do Faraó e mulheres moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hititas.
Xerxes, que é chamado de Assuero na Bíblia Cristã, foi um dos principais líderes dos persas durante o que se convencionou chamar de Império Aquemênida. Ele governou o território cerca de cinco séculos antes do nascimento de Cristo.
A Rainha de Sabá deu a Salomão um filho chamado Menelik. Segundo o "Kebre-Negast", alguns mais mais tarde, Menelik visitou o seu pai em Israel e, de volta à Etiópia, levou consigo a Arca da Aliança, uma relíquia sagrada que guardava os Dez Mandamentos. Menelik lançou assim a longa tradição do judaísmo na Etiópia.
A Bíblia Cristã deixa claro que Sulamita foi o grande amor da vida de Salomão (Guilherme Dellorto). O nome, porém, faz referência à origem dela --o povo de Suném-- que é justamente a mesma de Abisague (Barbara França) em Reis.
De acordo com os principais estudos bíblicos, não há indícios suficientes sobre Abisague ter gerado filhos para Salomão. Ela, historicamente, é apontada muitas vezes como apenas uma serva --e não necessariamente uma concubina do filho de Davi. O livro de Crônicas ignora a descendência dela.