Quem é MEI é considerado empregado?

O MEI pode ter apenas um empregado, de acordo com a Lei Complementar nº 128/08. Essa pessoa deve ser maior de 16 anos e precisa passar por exame admissional. Segundo a legislação, o MEI pode contratar apenas um empregado, que terá acesso a todos os direitos trabalhistas.
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Quando o MEI é considerado empregado?

O MEI não é considerado empregado, porque ele não trabalha sob a subordinação de uma empresa. Ou seja, ele não tem um empregador que lhe dá ordens, não recebe ordens, não tem um horário fixo para trabalhar, não tem um local de trabalho fixo e não é registrado em carteira.
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Quem é MEI tem vínculo empregatício?

A resposta para essa pergunta é que, em geral, a contratação de MEIs não gera vínculo empregatício, mas é preciso tomar alguns cuidados para evitar problemas jurídicos.
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Sou MEI como comprovar vínculo empregatício?

Anotação na CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social). Preencher livro ou ficha de matricula de empregado. Pagar o salário mensalmente, bem como férias e 13º salário. Fornecer comprovante de pagamento de salário com os descontos legais mensalmente ao empregado.
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O que caracteriza vínculo empregatício MEI?

Um dos requisitos para o reconhecimento do vínculo trabalhista é a pessoalidade, ou seja, o trabalho deve ser prestado pelo empregado de forma pessoal, sem a possibilidade de substituição por terceiro.
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FUI CONTRATADO COMO PJ/MEI - O QUE FAZER?

Sou MEI e fui demitido quais meus direitos?

Sou MEI e fui demitido, quais meus direitos? Se você é MEI e foi demitido de um emprego formal (CLT), sem justa causa, e não tem faturamento em seu MEI, pode solicitar o direito ao seguro-desemprego no Ministério do Trabalho e Emprego.
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Sou MEI posso colocar a empresa na Justiça?

A contratação de profissionais por meio do MEI é proibida por lei. O microempreendedor individual pode ser um prestador de serviços para a empresa. Porém, a condição para esta contratação é que não haja vínculo empregatício.
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Como funciona o contrato de trabalho por MEI?

Na prática, o MEI pode contratar apenas um funcionário. Este deve receber o salário mínimo ou o piso salarial correspondente à categoria profissional. O funcionário deve ter carteira de trabalho assinada, e o MEI é responsável por recolher os impostos devidos para a contratação.
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Quem trabalha com MEI têm direito a férias?

Caberá a empresa em que o funcionário registrado atua lhe garantir o pagamento das férias remuneradas, que são calculadas com base no último salário mais 1/3 da remuneração. Quem só trabalha como MEI, no entanto, não recebe esse direito.
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Quem paga o MEI tem direito ao décimo terceiro?

Portanto, se o MEI não tiver outra atividade como empregado em regime CLT, ele não receberá o 13º salário nem o abono salarial do PIS, já que não possui uma relação de emprego com carteira assinada. Leia também: Alerta MEI: Mais de 393 Mil Microempreendedores no Radar da Receita Federal!
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Quem é MEI têm direito a férias e décimo terceiro?

O trabalhador que também é Microempreendedor Individual tem os seguintes direitos mantidos: FGTS; férias; 13º salário. No entanto, o empregado que é CLT e MEI ao mesmo tempo perde o ...
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É melhor contratar MEI ou CLT?

Na contratação CLT, mesmo em vagas remotas, a subordinação e habitualidade são parte da jornada, devendo o colaborador seguir com regras de trabalho, gestão e organização empresarial impostas pelo contratante. Já quando o quesito é o valor e facilidade no pagamento de impostos sobre a renda, o MEI se destaca.
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Sou MEI é preciso registrar um funcionário?

O MEI pode contratar apenas um funcionário. Ele precisa ter, no mínimo, 16 anos e receber até um salário mínimo ou o piso da categoria. O empregador ainda precisa garantir todos os direitos trabalhistas previstos em lei.
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Sou MEI e não tenho funcionário?

O MEI que não tenha carteira assinada (ou seja, não tenha vínculo empregatício com nenhuma empresa e é somente MEI) tem direito a seguro-desemprego caso deixe de ser MEI (faça a baixa no CNPJ)? Não. O seguro-desemprego é direito previsto para o trabalhador em caso de desemprego involuntário e sem justa causa.
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Quantas horas por dia o MEI pode trabalhar?

Além disso, a jornada de trabalho é de, no máximo 8 horas diárias, o equivalente a 40 horas semanais. São permitidas até 44 horas semanais.
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Quanto custa um funcionário com salário mínimo 2023 MEI?

O custo do funcionário no MEI em 2023 deve ser calculado incluindo o valor do salário acrescido de 8% referentes ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e mais 3% para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) – em um total de 11% de contribuições.
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Quem paga o MEI tem direito a auxílio-doença?

Qual o valor do auxílio-doença para MEI? O valor para quem é MEI é o mesmo valor dos demais segurados, já que o MEI seguirá as regras do INSS. Portanto, o valor equivale a 91% da média salarial de todas as contribuições realizadas pelo segurado desde julho de 1994 até o momento do pedido.
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Como demitir um funcionário do MEI?

Como proceder com a demissão de empregado do MEI

Caso o empreendedor queira dispensar o empregado sem justa causa, precisa comunicá-lo por meio do aviso prévio (de 30 a 90 dias). Caso o colaborador peça demissão, também deverá fazer a comunicação ao empregador por meio do aviso prévio (de 30 dias).
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Quais os riscos de contratar um MEI?

É impossível contratar um MEI com características de contrato de emprego. Note que a lei trabalhista diz respeito ao autônomo, que se diferencia do micro empreendedor. Caso o MEI seja contratado nessas condições isso pode ser considerado fraude ao contrato de trabalho.
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Quem tem MEI têm direito à justiça gratuita?

Em maio durante um recurso especial, o Superior Tribunal de Justiça reconheceu o direito à gratuidade de justiça para o microempreendedor individual e empresário individual em caso de insuficiência financeira.
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Quem tem MEI é obrigado a ter conta jurídica?

A resposta é não, MEI não precisa ter conta pessoa jurídica e pode receber do contratante pela conta pessoa física.
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Sou MEI e fui demitido recebo FGTS?

Um dos pontos positivos disso é que o trabalhador registrado em carteira e que possui MEI em seu nome não perde o direito de receber verbas trabalhistas, devidas em qualquer demissão sem justa causa.
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Quem faz o MEI perde o seguro-desemprego?

Se você está recebendo seguro desemprego e deseja abrir seu próprio negocio, precisa estar ciente que o seguro pode sim ser cortado pelo fato de abrir o MEI. Nada te impede de abrir o CNPJ MEI.
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Qual a vantagem de ter um MEI?

Vantagens de ser um MEI

Baixo custo mensal de tributos (INSS, ISS e ICMS) em valores fixos; Vai poder emitir nota fiscal; Direitos e benefícios previdenciários: Aposentadoria por idade; Aposentadoria por; invalidez, Auxílio-doença, Salário maternidade, Pensão por morte (para família); Acesso a apoio técnico do SEBRAE.
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Quanto tempo tem que pagar o MEI para se aposentar?

Os requisitos que precisam ser atendidos para que o MEI consiga se aposentar por idade são: 62 anos para as mulheres; 65 anos para os homens; 15 anos de contribuição (equivalente a 180 meses de carência)
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