O valor cobrado por um contador para abrir um MEI pode variar bastante, dependendo da região, da experiência do profissional e dos serviços incluídos no pacote. Em geral, o custo pode variar entre R$ 100,00 e R$ 500,00.
Não. O MEI não é obrigado contratar um contador ou manter a contabilidade formal. Também não é preciso ter livro caixa. No entanto, o MEI deverá registrar, mensalmente, em formulário simplificado, o total das suas receitas.
Afinal, o MEI precisa de contador? De acordo com a Lei 128/2008, responsável por tratar das questões referentes à categoria do Microempreendedor Individual, o MEI não é obrigado a contratar nenhum serviço de contabilidade.
O MEI não precisa de contador, porém, essa modalidade também tem, sim, obrigações a cumprir. Todo ano, por exemplo, é necessário fazer a declaração MEI de seus ganhos. Além disso, é válido lembrar que o MEI tem a obrigação de emitir notas fiscais eletrônicas para pessoas jurídicas.
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É obrigatório ter contador?
Por lei, nenhuma empresa precisa de contador para promover a abertura, ou seja, o empreendedor pode realizar todo o processo sozinho, sem suporte de contador ou advogado.
Assim, não é necessário contratar um contador para cuidar da contabilidade da empresa, mas o MEI pode optar por ter um profissional da área na folha de pagamentos. Caso ache melhor, pode ter um parceiro para que possa consultar sempre que tiver dúvidas ou precisar de alguma ajuda.
Mesmo empresas sem movimentação financeira no período precisam preencher e encaminhar este formulário eletrônico. Esta declaração é a forma de comunicação a respeito do faturamento anual da sua empresa com o Governo Federal. É neste documento que muitos empresários percebem: ultrapassei o limite do MEI!
Sim, você até pode abrir uma empresa sem contador. No entanto, essa não é a melhor escolha, por diversos motivos, a começar pela série de obrigações que você precisará entregar ao fisco.
Pela legislação quem é MEI não precisa fazer serviços de escrituração e não precisa ter livro caixa. Mas o empreendedor precisa estar com os dados do faturamento em ordem para proceder com a contabilidade do negócio. Percebemos que por lei, o MEI não é obrigado a ter um Contador como as outras modalidades de empresa.
Além de orientar com as obrigações legais, uma contabilidade para MEI pode fazer uma gestão financeira mais eficiente, fornecendo informações precisas sobre suas receitas, despesas e lucros.
Se a empresa fica sem contador, pode enfrentar dificuldades no cumprimento das obrigações fiscais, resultando em erros no cálculo e pagamento de tributos. Isso pode levar a multas, juros e problemas com a Receita Federal, impactando negativamente a regularidade fiscal da empresa.
Normalmente, o preço cobrado na contabilidade para MEI é de R$ 100,00 a R$ 400,00 por mês, valor que varia dentro deste intervalo, levando em consideração fatores como o tipo de atividade desenvolvida e se o Microempreendedor Individual possui ou não um funcionário (folha de pagamento).
Então, somando contador, INSS e imposto, o custo mensal do advogado seria de R$ 966,00. Caso a OAB consiga incluir a advocacia no rol de atividades do MEI, o(a) advogado(a) teria o custo mensal de R$ 60,00, ou seja, um custo anual de R$ 720,00.
Não há necessidade de contratar um serviço de contabilidade para abrir um MEI e se tornar um Microempreendedor Individual. Basta acessar o Portal do Empreendedor e seguir os passos indicados no site para ter seu CNPJ.
O custo de um contador para atender um Microempreendedor Individual (MEI) varia, geralmente, entre R$ 50,00 e R$ 200,00 por mês, dependendo da complexidade dos serviços requeridos e das particularidades do negócio do MEI.
Sim. A única exceção a essa regra são os microempreendedores individuais (MEI). Essa categoria de empresa recolhe impostos por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que possui um valor mensal fixo. E está dispensada de escrituração contábil ou patrimonial, ou seja, não é obrigada a ter contador.
Qual o limite para MEI não pagar Imposto de Renda?
Caso o resultado for inferior a R$ 28.558,70, e não possuir qualquer outra renda, nem se enquadrar em qualquer das outras obrigações, o MEI não será obrigado a efetuar a declaração como Pessoa Física.
O responsável pelo MEI é obrigado a declarar o IRPF, caso seus rendimentos do ano-base estiverem acima de R$ 30.639,90, como definido pela Receita Federal. Já como MEI, é necessário fazer a Declaração Anual do Simples Nacional, a DASN-SIMEI e adicionar esse documento na declaração do Imposto de Renda, caso vá fazer.
Como o governo sabe o quanto o MEI fatura? O governo sabe o quanto o MEI fatura através da Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI), que é uma obrigação fiscal anual que deve ser entregue pelo MEI.
O valor da contribuição do MEI é de até R$ 66,60 variando de acordo com seguimento de atuação somado ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e/ou ISS (Imposto Sobre Serviços). Esses valores são reajustado anualmente conforme aumento do salário-mínimo.
O encargo previdenciário de responsabilidade do empregador é de 3% do salário. O MEI deverá depositar também o FGTS, calculado à alíquota de 8% sobre o salário do colaborador. Sendo assim, o custo total para uma contratação será de 11% em cima do valor total da folha de pagamento.
Toda empresa é obrigada e emitir nota fiscal. Se você comprou de um outro MEI, ele também é obrigado a emitir nota fiscal para você. Lembra que o MEI é obrigado a emitir nota fiscal sempre que vende para outro CNPJ.