Serão considerados aptos os candidatos sem correção que tiverem acuidade visual mínima de 0,7 graus em cada olho separadamente ou 1,0 graus em um olho e 0,5 graus no outro.
Em casos de ametropias mistas (aqueles casos em que são mais de um problema visual nos olhos), o grau máximo é de 1,5 a cada problema e a cada olho. Não se trata de soma. Os graus são considerados separados. Por exemplo, se o óculos do candidato apresentar 1,5 de astigmatismo e 1,5 de miopia em cada olho, é aceito.
Problema visual não é obstáculo para ingresso em concurso de PM, decide TJGO. O simples fato de ser portador de problema visual (astigmatismo e miopia) não é motivo para eliminação de candidato em concurso público. Com esse entendimento, unânime, a 4ª Câmara Cível do Tribunal…
Os tribunais entendem que, caso o problema de visão possa ser corrigido com óculos, cirurgia ou lentes de contato, o candidato não pode ser eliminado do certame. Ao prestar concurso público, o candidato, caso aprovado, ainda passa por algumas estampas posteriores.
Os pilotos da Força Aérea geralmente são exigidos a ter uma acuidade visual de 20/20 ou melhor (corrigida ou não corrigida) em cada olho. Em alguns casos, uma acuidade visual corrigida de até 20/40 pode ser aceitável, mas isso pode variar dependendo da força aérea específica e do tipo de aeronave.
Sem correção necessária, que serão aptos os candidatos que apresentem correção mínima de 0,7 grau em cada olho ou ainda que apresente 1,0 grau em um olho e no mínimo 0,5 (meio grau) no outro olho.
Quais doenças reprovam na PM? As condições de saúde que costumam reprovar em concursos da PM são doenças crônicas, respiratórias, neurológicas, endócrinas, autoimunes, entre outras.
Para o diagnóstico são detectadas drogas como cocaína, maconha, ecstasy, crack, anfetaminas, metanfetaminas, opiáceos e todos os seus derivados. Drogas como anabolizantes, álcool, antidepressivos não são pesquisadas.
5 graus é considerado um grau moderado, e provavelmente aumente um pouco mais até os seus 21 anos, sendo dificil prever em até quanto será esse aumento. Mas aos 14 anos provavelmente já ocorreram as maiores mudanças em relação a miopia.
O aumento do grau da miopia não é necessariamente perigoso, uma vez que pode ocorrer de forma natural, independentemente de medidas preventivas. Mas vale ressaltar que ela aumenta os riscos de outros problemas visuais, como descolamento da retina e degeneração macular, sendo que ambos podem levar à cegueira.
Deficiência visual corrigível por óculos ou lentes de contato não pode eliminar candidato a cargo público de processo seletivo. Esta decisão foi proferida pela Justiça como resposta a uma ação impetrada por um candidato a oficial de 2ª classe da reserva da Marinha.
Por essa razão, muitos candidatos que possuem algum problema de visão ficam com receio de serem eliminados. O entendimento dos Tribunais se manifesta no sentido de que caso a deficiência visual poder ser suprida por uso de óculos, lentes ou cirurgia, o candidato não pode ser eliminado.
Segundo as leis, são requisitos para concurso público na carreira policial que a pessoa não pode ter antecedentes criminais, nome sujo ou condutas que não condizem com o cargo. A condenação por ação penal e ou criminal transitada em julgada também é um veto previsto em lei para ingressar em cargos de polícia.
– Sem correção: para estar apto no exame é preciso ter 1,5 no total, podendo ter visão mínima de 0,7 grau em cada olho separadamente ou apresentar visão de 1,0 grau em um olho e no outro no mínimo 0,5 grau. – Com correção: o candidato pode ter até 2,5, sendo 1,5 em cada olho separadamente.
Os Exames de Aptidão Física (TAF) do edital PM SP Soldado serão compostos, além da aferição de altura, pelos seguintes testes: Teste de flexão e extensão de cotovelos, por meio do teste dinâmico de barra para homens e isometria na barra fixa para mulheres; Resistência abdominal, em decúbito dorsal (tipo remador);
Desde que corretamente corrigidas a miopia e o astigmatismo com óculos, lentes de contato oi cirurgia refrativa não haverá dificuldade de visão. Portanto não haverá risco para a sua profissão.
Tendo em vista que é muito comum as pessoas possuírem deficiências oculares, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, que dificultam a visão, os editais de concursos públicos passaram a prever que o candidato tem que apresentar um grau adequado de visão, com ou sem correção.