A autoria da maioria dos salmos é atribuída ao rei Davi, o qual teria escrito pelo menos 74 poemas. Asafe é considerado o autor de 12 salmos. Os filhos de Corá escreveram em torno de nove salmos e o rei Salomão ao menos dois. Hemã, com os filhos de Corá, bem como Etã e Moisés, escreveram no mínimo um cada.
O livro de Salmos atribui pelo menos 73 (ou cerca da metade) dos salmos a Davi e os demais salmos a outros autores, entre eles Asafe (Salmos 50; 73–83) e a Hemã (Salmo 88).
LIVRO DE SALMOS. 1 <<Salmo de Davi>> SENHOR, a ti clamo, escuta-me; inclina os teus ouvidos à minha voz, quando a ti clamar. 2 Suba a minha oraçäo perante a tua face como incenso, e as minhas mäos levantadas sejam como o sacrifício da tarde. 3 Pöe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.
Por sua vez, o título original do livro dos salmos deriva de duas palavras hebraicas sefer tehilim (livro de louvores). A formação dessa coleção de hinos e orações durou muitos séculos, antes de ser completada. O livro reúne orações desde a época de Davi, por volta de 1000 AC até a época grega, por volta de 200 AC.
O Salmo 91 foi escrito por Moisés e pode ter sido um salmo cantado no deserto e usado pelos levitas em sua adoração. O Salmo começa com uma declaração firme de que Deus é o nosso refúgio, a nossa fortaleza, o nosso lugar de segurança. 1. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Livro de Salmos Como Interpretar Professor Luiz Sayão.flv
Qual o principal objetivo do livro de Salmos?
As mensagens do salmos expressam como Deus age e como o crente deve se manter fiel às virtudes ensinadas pela bíblia e, principalmente, se lembrar como Deus cuida daqueles que são obedientes à sua vontade, dando-lhes bençãos, proteção e livramento.
E ainda segundo a Diocese de Lorena, o nome Salmos é derivado da designação mais antiga desse livro de poemas e cânticos cristãos. Esse título em português vem da palavra grega Psalmoi, que em si é uma tradução da palavra hebraica “mizmor” que significa “cânticos”.
Na língua grega a palavra salmo designa um poema a ser acompanhado por instrumentos musicais. Nos salmos da bíblia está toda doutrina religiosa do Antigo Testamento, neles é possível perceber o amor de Deus pelas criaturas e o louvor verdadeiro que se exprime por um coração transformado segundo a sabedoria divina.
Há argumentos, que por ser um livro poético, os Salmos não possuem capítulos; e enfatizam, poesias não se dividem em capítulos e sendo assim, em vez de dizer " Salmo capítulo 23" é apropriado, dizer "Salmo 23.
Davi é o filho caçula de Jessé, o belemita. Ele é o homem a quem Deus quis exaltar e exaltar como o maior monarca da história de Israel. Ele foi ungido pelo Deus de Jacó, o Deus da aliança. Davi foi pastor, músico, guerreiro, rei e o maior compositor dos salmos registrados na Bíblia.
Ele buscou o perdão divino e não ocultou seu arrependimento dos grandes homens, e nem mesmo dos súditos de seu reino. Compôs um salmo penitencial narrando seu pecado e arrependimento, salmo este que ele sabia, seria cantado pelas gerações posteriores.
Quais são os três elementos que aparecem nos cabeçalhos dos salmos?
O livro dos Salmos contém vários termos técnicos musicais que aparecem normalmente nos títulos de diversos salmos. Em tais cabeçalhos, as unidades terminológicas indicam instrumento musical, modelo de cântico, melodia de cântico e título musical.
O Livro de Obadias, também chamado de Livro de Abdias na Bíblia católica, faz parte da Bíblia hebraica, da qual é o menor livro, com apenas um capítulo, vem depois do Livro de Amós e antes do Livro de Jonas.
A autoria da maioria dos salmos é atribuída ao rei Davi, o qual teria escrito pelo menos 74 poemas. Asafe é considerado o autor de 12 salmos. Os filhos de Corá escreveram em torno de nove salmos e o rei Salomão ao menos dois. Hemã, com os filhos de Corá, bem como Etã e Moisés, escreveram no mínimo um cada.
Então, quando cantamos os Salmos, estamos cantando os cânticos de Israel, os cânticos de Jesus, os cânticos dos apóstolos, os cânticos da Igreja primitiva e da Reforma Protestante. Estas são 4 razões porque cantamos os Salmos.
Nos Salmos, estamos no “dia da tribulação” (Sl 20.1), e também dos grandes livramentos de Deus (Sl 118.24). Salmos é o “clamor dos aflitos” (Sl 9.12), e o louvor dos confiantes (Sl 56.10). Salmos é a “tristeza no coração” (Sl 13.2), e ao mesmo tempo a exultação do espírito (Sl 16.9).
6 – O salmo, na missa, faz parte integrante da liturgia da palavra, não podendo por isso ser omitido. É prolongamento da palavra bíblica, em sentido lírico-meditativo, tendo portanto o mesmo valor da palavra de Deus. É também canto de repouso e de meditação.
Escrito por sete autores diferentes, o livro de Salmos, assim como os hinos de hoje, canta louvores ao Senhor, rende graças e testifica do Messias. Os salmos expressam confiança no Senhor e falam de Seu poder e Suas bênçãos.
O livro dos Salmos é um livro de orações e hinos da Bíblia. Ele contém cânticos de adoração que foram compostos por um longo período da história de Israel. Entre os anos de 1000 a 333 AC, e diversos autores os escreveram, eram usados pelo povo de Israel nas reuniões de adoração a Deus.